O espetáculo é um processo cênico antropológico-autofágico, que traz à cena histórias sobre medo, solidão e morte. Histórias que se encontram e se confundem entre si e com a vida e as inquietações do ator Silvero Pereira.
Dirigida por Jezebel de Carli, professora e diretora gaúcha, a peça é o resultado de quatro anos de pesquisas feitas por Silvero junto a travestis, transformistas e transexuais de Porto Alegre e outras cidades brasileiras. Em cena, o ator e autor narra histórias de vida, interpreta canções e dá voz a um sem número de pessoas que a sociedade insiste em invisibilizar.
“BR-TRANS é um processo artístico-documental que traça os pontos convergentes e divergentes do universo trans brasileiro entre os polos regionais Nordeste e Sul do País. Trata-se de um trabalho estético com base nos afetos, nas relações estabelecidas durante a pesquisa e na oportunidade de provocar questionamento, quiçá uma transformação social a partir da quebra de preconceitos por meio da arte”, afirma Silvero.
A montagem é resultante de um processo de pesquisa cênica desenvolvida através do Edital Interações Estéticas 2012 (FUNARTE/MINC), em residência no SOMOS Pontão de Cultura LGBT (POA/RS), que teve como perspectiva o teatro enquanto instrumento capaz de entreter, promover discussão e fomentar a transformação social através da arte.
O espetáculo ganhou os prêmios de Melhor Ator, Texto Original e Melhor Espetáculo no FENATA 2014 (Ponta Grossa – PR) e de Melhor Espetáculo no FNT (Guaramiranga – CE 2014). Além disso, tem quatro indicações ao Aplauso Brasil, três ao Questão de Crítica e dois ao APTR.
Serviço
Teatro da Firjan SESI em Jacarepaguá
Av. Geremário Dantas, 940 – Freguesia
Vendas de ingressos: Terça a sexta, das 14h às 21h, e sábados, duas horas antes das atrações, na bilheteria do teatro ou nesse link.
Rio de Janeiro – RJ
Valor: R$ 20
Data e horário: 27/11/2021 20h às 20h10
Duração: 70 min
Classificação: 14 anos
Ficha técnica:
Texto e atuação: Silvero Pereira
Direção: Jezebel de Carli
Coletivo As Travestidas
Foto: Divulgação
Charles Souza – Produtor Audiovisual e Jornalista