Black Friday: como o e-commerce está se preparando para a data?

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Com o início do segundo semestre, comerciantes, varejistas e e-commerces já começaram a desenhar a sua estratégia para a principal data de vendas do ano: a Black Friday. Mesmo em um cenário cada vez mais desafiador com o aumento da concorrência e os desdobramentos da economia, as marcas alinham expectativas e criam planos para impulsionar ainda mais o faturamento.  

Em um ano repleto de datas significativas umas próximas às outras, a Black Friday disputará espaço com uma atípica Copa do Mundo no mês de novembro, que pode funcionar como um catalisador de vendas relacionadas ao evento. De acordo com um levantamento feito pelo Grupo Globo com a Behup, 56% dos entrevistados pretendem comprar algo por causa da Copa, e 72% querem aproveitar as promoções da Black Friday para isso. 

Ainda segundo a pesquisa, o e-commerce é quem larga na frente na preferência do brasileiro nessa jornada de compra. Em uma pesquisa feita pós-Black Friday 2021, 49% dos consumidores fizeram suas compras apenas pela internet, enquanto os outros 31% aproveitaram as baixas dos preços em lojas virtuais e físicas. O impacto disso foi 80% dos consumidores que se declararam satisfeitos ou muito satisfeitos com suas compras na Black Friday. 

Bom omnichannel para a uma boa experiência

Já em pesquisa realizada em 2022, 71% dos entrevistados declararam que um bom omnichannel para ter uma boa experiência no site ou aplicativo é um fator muito importante para a satisfação na compra. 

Para Carla Melhado, presidente da Mutant, empresa especialista em business evolution que oferece serviços que melhoram o relacionamento entre empresas e clientes, a presença de uma plataforma de Customer Experience faz com que os compradores tenham mais confiança na marca, impulsionando fidelizações, com novas (e recorrentes) compras. Para ela, soluções para humanização das relações digitais é um ótimo caminho para afunilar a relação entre fornecedor e comprador, refletindo diretamente na geração de novos consumidores que pode ser conquistada de maneira orgânica, por depoimentos e indicações de outros clientes que ficaram satisfeitos com todo o processo (atendimento, compra e produto).

Aumentar a visibilidade do site e se destacar da concorrência

Ao mesmo tempo que muitos consumidores buscam por promoções na Black Friday, há muita oferta no ambiente digital. Mas qual a melhor maneira do seu site se destacar da concorrência? Para Erich Casagrande, Marketing Manager Lead da Semrush, plataforma de gerenciamento de visibilidade online, as marcas precisam criar estratégias de SEO. A prática consiste em melhorar o tráfego orgânico e a classificação dos sites nas páginas de resultados de pesquisa em buscadores como Google e Bing, ou seja, estar na frente das pesquisas. 

“Há algumas dicas básicas que devem ser levadas em conta quando falamos em otimização de sites. Isso inclui a criação de conteúdo de alta qualidade, além do monitoramento e integridade técnica das páginas, utilização de links de outros domínios e o registro da presença nas pesquisas locais. Também é muito importante incorporar palavras-chave ao seu conteúdo que sejam relevantes ao seu negócios”, explica Erich.

Valor do frete e tempo de entrega também contam

Além da qualidade e preço do produto, um fator fundamental para quem compra online é a condição que será feita a entrega. De nada adianta comprar um item na promoção se o frete estiver muito caro, o tempo de envio for extremamente demorado ou se o produto comprado chegar danificado ou até se a encomenda nem chegar. 

Éder Medeiros, fundador e CEO do Melhor Envio, plataforma de intermediação de fretes entre vendedores virtuais e transportadoras, indica aos lojistas que avaliem a possibilidade de oferecer frete grátis durante o período.

“Sabemos que é praticamente inviável manter a entrega gratuita para todo o estoque, então, a dica é disponibilizar o frete grátis apenas em itens selecionados. Em tempos de promoções, essa atitude acaba prevenindo situações como frete mais caro que o produto. Outra solução é estipular um valor mínimo de compras para a entrega gratuita ou até adotar o frete fixo para não comprometer os lucros da empresa”, explica Medeiros.

Para evitar atrasos ou extravios, a empresa conta com o Melhor Rastreio, serviço exclusivo que acompanha a entrega dos clientes.

“A segurança e agilidade da entrega são essenciais para que o cliente receba a mercadoria no tempo e estado certos. Assim, ele sai como uma boa impressão da marca ”, conclui o empresário.

Aproveitar a data para fidelizar novos clientes

Como o tráfego dos sites e o fluxo de vendas aumentam exponencialmente durante a Black Friday, os lojistas virtuais precisam olhar a data como uma maneira de conquistar novos clientes e torná-los fiéis à marca.

“Datas comemorativas, sobretudo a Black Friday, são oportunidades para pensar não apenas nas vendas, mas no pós-venda. E qual a melhor maneira de fidelizar os novos clientes que chegaram à plataforma? Dar a ele a melhor experiência possível para que ele queira comprar novamente com a sua empresa”, conta Victor Paschoal, Head de Marketing LATAM da CleverTap, plataforma líder mundial em retenção e engajamento de usuários.

Para isso, Paschoal recomenda que as marcas coloquem à disposição dos consumidores uma equipe treinada para atender a eventuais dúvidas e problemas. Segundo estudos, o WhatsApp é o aplicativo mais utilizado pelos brasileiros, então, aproveite para gerar leads para a plataforma.

“As pessoas estão conectadas o dia todo ao aplicativo, então, a ferramenta acaba sendo o ponto de contato mais próximo que você terá com o cliente”, explica o executivo.

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