Belchior e Garoto marcam participação de DOCs originais do canal Curta! no In-Edit

6 min. leitura

O canal Curta! participa do In-Edit Brasil — Festival Internacional do Documentário Musical com duas de suas produções viabilizadas através de pré-licenças do Curta! junto ao Fundo Setorial do Audiovisual: “Belchior – Apenas Um Coração Selvagem” e “Garoto – Vivo Sonhando”. Em sua 14ª edição, o evento acontece em formato híbrido: os filmes podem ser assistidos online e em cinemas da cidade de São Paulo, entre os dias 15 e 26 deste mês. 

Na mostra competitiva Panorama Brasileiro, está “Belchior — Apenas Um Coração Selvagem”, filme sobre o cantor cearense Belchior, dirigido por Natália Dias e Camilo Cavalcanti. Já na mostra Especial, está “Garoto — Vivo Sonhando”, sobre o exímio violonista Aníbal Augusto Sardinha (1915-1955), mais conhecido como Garoto. Dirigido por Rafael Veríssimo, essa cinebiografia já está disponível via streaming no Curta!On – Clube de Documentários, que pode ser visto no Now/Claro e no site <curtaon.com.br>. 

Durante o festival, os documentários serão exibidos gratuitamente pelo site <br.in-edit.org>. Nos cinemas, o filme sobre Belchior ganhará sessões no CineSesc no dia 18 de junho, às 20h30; no CCSP Lima Barreto em 23 de junho, às 18h; no CFC Cidade Tiradentes em 25 de junho, às 19h, e na Cinemateca Brasileira, em 26 de junho, às 18h. Já o filme sobre Garoto estará no CineSesc no dia 20 de junho, às 20h30, e no CCSP Lima Barreto em 25 de junho, às 16h.

“Belchior – Apenas um coração selvagem”
“Garoto – Vivo sonhando”

Confira as sinopses:

“Belchior – Apenas Um Coração Selvagem” –  O filme começa a ser realizado em 2016, enquanto Belchior ainda era vivo — o artista faleceu no ano seguinte — e vivia em uma espécie de autoexílio entre o sul do Brasil e o Uruguai. O longa, que tem Paulo Henrique Fontenelle (“Loki”, 2009; “Cássia”, 2014) na montagem, conta a história desde o nascimento do artista, em 1946, na cidade de Sobral, no Ceará, até os seus últimos anos. Através de entrevistas realizadas com o próprio Belchior, de material de arquivo e das letras e poemas de sua autoria, declamados pelo ator Silvero Pereira, a produção explora o “coração selvagem” do poeta. Direção:  Camilo Cavalcanti e Natália Dias. Produção: Clariô Filmes.

“Garoto – Vivo Sonhando” – Prodígio dos instrumentos de corda, pioneiro da bossa nova, mestre modernizador do violão: Aníbal Augusto Sardinha, o Garoto (1915-1955), é um dos pilares pouco conhecidos da música brasileira. Composta de arquivos raros, diários pessoais e depoimentos, esta imersão documental revela sua influência e os conflitos artísticos de um vanguardista com a trajetória popular trilhada na era de ouro do rádio. Direção: Rafael Veríssimo. Produção: Lente Viva Filmes e da TC Filmes.


Sobre o Grupo Curta!

O Grupo Curta! tem como missão a difusão de conteúdos audiovisuais relevantes nas áreas de artes e humanidades, sejam brasileiros ou estrangeiros, através da TV linear (canal CURTA!), de plataformas de streaming de operadoras de telecom e da internet. A curadoria de conteúdos é, portanto, o motor central do grupo e foi uma das que mais aprovaram projetos originais para financiamento da produção pelo Fundo Setorial do Audiovisual: já foram mais de 125 longas documentais e 872 episódios de 77 séries que chegam ao público em primeira mão através de suas janelas de exibição:

O canal Curta!, linear, está presente nas residências de mais de 10 milhões de assinantes de TV paga e pode ser visto nos canais 556 da NET / Claro TV, 75 da Oi TV e 664 da Vivo Fibra, além de em operadoras associadas à NeoTV; 

Curta!On, o novo clube de documentários do Curta!, no NOW da Claro/NET, conta com mais de 450 filmes e episódios de séries documentais, organizadas  por temas de interesse como Música, Artes, MetaCinema, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mitologia e Religião, Sociedade e Pensamento. Há também pastas especiais com novidades – que estreiam a cada mês –, conteúdos originais exclusivos, biografias, além de uma degustação para quem ainda não é assinante do serviço.

Tamanduá TV, plataforma marketplace aberta para qualquer internauta, já reúne mais de quatro mil conteúdos. O usuário pode alugar filmes e séries específicos ou assinar de forma econômica um dos pacotes que contêm conteúdos segmentados por área de interesse: CineBR, CineDocs, CineEuro, CurtaEducação (para professores e estudantes do Ensino Médio e Enem), MetaCinema (para aficcionados e estudantes de Cinema), entre outros.  Os pacotes CineBR, CineDocs e CineEuro são disponibilizados desde 2018 como serviço de valor agregado (SVA) para perto de oito milhões de assinantes de banda larga fixa (ISP) da operadora CLARO, sem custo adicional. 

As atividades do Grupo Curta! também promovem a geração de royalties para produtores audiovisuais independentes, com a exploração de seus direitos audiovisuais nas diferentes janelas de streaming. O pacotes Cines da Tamandua TV e do Curta!ON estão repassando anualmente mais de R$ 1,5 milhão de reais em royalties para os produtores dos conteúdos que difunde.

Deixe um comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso