A escassez de talentos qualificados no mercado de trabalho é agora uma preocupação para quase 8 em cada 10 empresas, de acordo com o último estudo da Randstad. Isso faz com que as organizações concentrem mais esforços e recursos em seus próprios talentos para atingir seu potencial máximo.
A combinação de avaliações de desempenho e programas de treinamento está ganhando importância nos Recursos Humanos, pois permite multiplicar os recursos de cada uma dessas ferramentas e aumentar constante e regularmente o desempenho do funcionário.
A importância de conectar as avaliações com o treinamento
Se você é responsável pelo desenvolvimento e treinamento de funcionários, deve se perguntar o seguinte: você está treinando os funcionários nas competências e habilidades em que eles realmente precisam ser treinados? A partir dessa pergunta, devemos começar a traçar o caminho certo.
A avaliação e o treinamento de talentos surgem como uma estratégia abrangente, cuja eficácia reside na sua capacidade de combinar a identificação das necessidades de treinamento por meio da análise de desempenho com programas de treinamento e desenvolvimento contínuo que atendam a essas necessidades e lacunas identificadas.
Essa abordagem aproxima as empresas do desenvolvimento eficiente de pessoas e de acordo com as necessidades reais de treinamento, que podem ser diferentes das de outros colegas. É evidente que cada indivíduo tem seus próprios pontos fortes e fracos, e a personalização pode resolver essa desvantagem.
Avaliação de desempenho para identificar lacunas de habilidades
Você sabia que uma grande percentagem dos trabalhadores acreditam que precisam fortalecer suas habilidades? Essas lacunas de habilidades podem ser identificadas por meio de avaliações de desempenho, que fornecem uma visão detalhada do desempenho atual dos funcionários e identificam áreas de melhoria e potencial inexplorado na força de trabalho.
As avaliações podem variar dependendo de quem está fazendo a avaliação ou do formato da avaliação. Alguns dos mais proeminentes e preferidos pelos profissionais de RH incluem:
Avaliações de 90º, 180º ou 360º, avaliações baseadas em competências ou outras variantes, como autoavaliação ou reuniões individuais. Em todas elas, é possível detectar informações valiosas para identificar os pontos fortes e fracos e o grau de desenvolvimento de cada funcionário.
Essas metodologias podem ser de natureza quantitativa ou qualitativa, e ambas são importantes para traçar um quadro o mais próximo possível do nível de desenvolvimento e desempenho do candidato.
A maior parte dessas avaliações é possível graças ao software de avaliação de desempenho da Bizneo HR, que permite que empresas de qualquer tamanho e setor realizem todas essas medições de forma centralizada e simples, tanto para o avaliador quanto para o funcionário que as realizará.
Além de identificar essas deficiências ou necessidades, as avaliações têm outras vantagens para a empresa. Um dos principais objetivos é descobrir como o funcionário está se saindo em suas tarefas diárias – se está atingindo os objetivos estabelecidos -, o feedback nesses casos é vital para que o próprio funcionário saiba qual é a sua situação. Eles também são úteis para estimar o plano de carreira do funcionário e sua remuneração, renovações ou possíveis promoções.
Treinamento como solução para as necessidades identificadas
O treinamento e o desenvolvimento profissional contínuo atuam como o veículo pelo qual os funcionários podem preencher essas lacunas e atingir novos níveis de desempenho. Sua importância é tão grande que os gastos corporativos com treinamento aumentaram 27% em todo o mundo, de acordo com a Pesquisa Anual de Desenvolvimento de Liderança.
As estratégias de desenvolvimento de talentos podem abordar diferentes dimensões, como atitude, aptidão, motivação, vocação ou novas competências.
Atualmente, há muitas e variadas ações de treinamento que podem ser direcionadas pela empresa. Desde diferentes formatos, como on-line ou off-line, até treinamentos que abrangem diferentes áreas de conhecimento ou níveis de tecnicidade.
É importante que essas medidas sejam direcionadas e específicas, e não excessivamente genéricas, para que realmente atendam a um nível mínimo de personalização e alcancem os resultados desejados.
Para a organização, alocação e monitoramento do treinamento, é fundamental contar com ferramentas que centralizem esse processo e o tornem simples, de modo a não prejudicar o plano de desenvolvimento. O software de treinamento e desenvolvimento da Bizneo HR é a solução perfeita para resolver todas essas questões. Essa solução digital permite atribuir cursos ou treinamentos a cada funcionário, acompanhar os custos e bônus ou verificar se os objetivos definidos para cada curso de treinamento foram alcançados.
Você já deve ter notado que esse sistema de combinação é um círculo que se retroalimenta. Esse processo pode ser repetido na força de trabalho quantas vezes forem necessárias, de modo que as necessidades de desenvolvimento dos profissionais sejam identificadas regularmente, o treinamento de que eles precisam possa ser fornecido e possa ser reavaliado se o treinamento foi realmente benéfico para o funcionário e para a empresa.
Rumo a um futuro promissor no desenvolvimento de talentos internos
A ligação entre a avaliação de desempenho e o treinamento personalizado está provando ser o caminho para desbloquear as dificuldades de encontrar talentos fora da empresa, trazendo à tona todo o potencial dos talentos já disponíveis.
A importância de contar com a tecnologia adequada também é evidente, pois ela facilitará o desenvolvimento de cada uma dessas fases e, acima de tudo, envolverá o mínimo de esforço e custo para a organização. Interessado nessa ferramenta para sua empresa? Saiba mais sobre as vantagens de um software de avaliação de desempenho para analisar seus colaboradores.