Idealizado e realizado pela Araucária Agência Cultural, com direção geral e curadoria de Miguel Colker e direção artística de Paulo Dary, o evento acontece este ano em uma data especial: o Dia das Crianças
Nos dias 09, 11 e 12 de outubro, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio) recebe a 9ª edição do Hacktudo, o maior festival gratuito de cultura digital do Brasil. O evento reúne grandes marcas e oferece ao público uma programação gratuita que conecta ciência, tecnologia, arte e entretenimento.
A Petrobras assina como apresentadora e patrocinadora master, junto com o Ministério da Cultura, a Prefeitura do Rio de Janeiro e a Secretaria Municipal de Cultura. O festival conta ainda com patrocínio de Bemobi, Zoom e Oliveira Trust, apoio de SIS Swiss International School, S&P Global, Prill Tecnologia, Gazeus Games, Hand Talk, além do apoio de mídia da Itabus, hospedagem oficial do Windsor Hoteis, apoio institucional do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e correalização da Futuro pela Educação.
“O HACKTUDO nasceu com a missão de democratizar o acesso à cultura digital, aproximando pessoas da tecnologia de forma criativa, artística, acessível e gratuita. É muito significativo ver que grandes marcas e instituições acreditam nesse propósito e se somam a nós para fortalecer esse movimento. Ter a Petrobras como apresentadora e patrocinadora master, uma empresa brasileira que investe em cultura e acredita que a tecnologia deve estar ao alcance de toda a sociedade, é um reconhecimento da relevância desse festival e da sua potência transformadora”, afirma Miguel Colker.
Um dos destaques do evento, a Hack Conference, também apresentada pela Petrobras, acontece no dia 9 de outubro, com a presença de executivos, especialistas e lideranças para debater assuntos como a transição energética e a inteligência artificial, temas centrais em um ano marcado pela COP30 (30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que será realizada este ano).
A edição 2025 do Hacktudo também contempla o Hackathon Bemobi, que desafia jovens talentos de todo o país a criar soluções em inteligência artificial para pagamentos; e atrações como competições de robôs e drones; oficinas criativas; experiências de realidade virtual; a instalação interativa Batukando, criada com o coletivo Caramelo Biônico; além da iniciativa da AbleGamers, que reforça o compromisso do Hacktudo com a inclusão e a acessibilidade no universo gamer.

O HACKTUDO 2025 é apresentado pelo Ministério da Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e Petrobras.
Apresentação: Petrobras.
Apoio: SIS Swiss International School, S&P Global, Prill Tecnologia, Gazeus Games e Hand Talk.
Apoio de Mídia: Itabus.
Apoio institucional: Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.
Hospedagem: Windsor.
Correalização: Futuro Pela Educação.
Patrocínio: Bemobi, Zoom, Oliveira Trust, Secretaria Municipal de Cultura e Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.
Realização: Araucária Agência Cultural, Ministério da Cultura e Governo Federal.