O clima é de festa no salão. Várias pessoas estão conversando e uma música toca ao fundo. De repente, algumas batidinhas do garfo no copo pedem a atenção dos presentes: pare o que você está fazendo porque vai começar a nova fase do Abraskadabra. É assim que começa ‘Bunkers’, música de abertura do álbum ‘Make Yourself at Home’, o novo trabalho dessa banda de sete integrantes de Curitiba. Ska-punk brasileiro tipo exportação.
Com 18 anos de estrada, passagens pelos EUA, Escócia, Inglaterra e Japão, três demos, dois EPs e dois full-lenghts, a banda chega ao terceiro álbum de estúdio, a ser lançado nesta sexta-feira, 24 de setembro, nas plataformas digitais e também em formato físico: serão 4 versões diferentes do disco em vinil colorido com distribuição nos Estados Unidos, Reino Unido, Japão, e é claro, no Brasil.
Três singles + clipes antecederam o lançamento do álbum: “Do we need a sign?”, “Cattle life” e “Set us free”.
O processo de composição foi todo feito à distância, algo que já era comum pra banda: o saxofonista e vocalista Thiago “Trosso” mora em Londres há 6 anos. E o nome do álbum mais uma vez reflete esse trabalho. O guitarrista e vocalista Rafael “Buga” conta que o processo do disco é um processo de vida.
“‘Make yourself at home’ também tem a ver com o momento que estamos passando. Na hora de ficar em casa, você conta com você mesmo. É sobre aprender a lidar com o seu próprio eu. Ler um livro, compor uma música, se sentir bem com você mesmo”.
“Make Yourself at Home” configura uma verdadeira evolução na discografia da banda. Reforça a fórmula de riffs marcantes e refrões para cantar junto, mas capricha ainda mais nas letras, nas melodias e nos arranjos dos sopros, sem perder o peso, outra característica essencial do grupo.
“Queremos que o nosso público não apenas se sinta em casa, mas se encontre em casa, e seja novamente bem-vindo, agora à nossa nova casa”, diz o guitarrista e vocalista Eduardo “Du”.
O novo álbum vem pela gravadora americana Bad Time Records, especializada em ska-punk e focada em artistas que conversam com os novos tempos, lutando contra o racismo, o machismo, a homofobia e qualquer tipo de preconceito, resgatando o sentimento de união sobre o qual o ska foi fundado.
Sobre Abraskadabra
Abraskadabra é uma banda brasileira de ska punk de Curitiba, Paraná, influenciada pelo hardcore e pela terceira onda do ska, colocando também elementos brasileiros no som. A banda foi formada em 2003 por amigos do ensino médio que gostavam de punk e ska e queriam tocar algo diferente do que as bandas punk faziam na época. O nome do grupo foi sugestão de um amigo e seguia uma tendência que eles observavam em bandas de ska da época que colocavam a palavra “ska” em seus nomes.
Após nove anos, que envolveram doze músicas lançadas em três demos e diversas mudanças na formação, o Abraskadabra lançou seu primeiro disco, Grandma Nancy’s Old School Garden, em 2012, contendo músicas criadas ao longo desses nove primeiros anos da banda. No ano seguinte, lançaram seu primeiro clipe, “Sing ‘til the End” e, em 2014, fizeram sua primeira turnê nos Estados Unidos.
Em 2016, o cover da música “Not Your Savior”, de No Use for a Name, foi usado no documentário A Fat Wreck, sobre a Fat Wreck Chords. Em dezembro de 2017, lançaram um clipe para a música “Heavy Hitters”, que mais tarde figuraria no segundo disco, Welcome, lançado em 20 de fevereiro do ano seguinte e gravado ao longo de 14 dias numa casa alugada, com toda a produção, gravação, mixagem, etc. executada pelos próprios membros. Pouco após o lançamento, foram mencionados por Vinnie Fiorello, então do Less Than Jake, como um dos seus grupos novos de ska punk favoritos.
Após o lançamento de Welcome e uma segunda turnê pelos Estados Unidos, ampliaram sua presença na mídia internacional e, consequentemente, realizaram mais algumas turnês fora do Brasil, especificamente no Reino Unido e no Japão.