A cada novo dia nos é acrescentado um ensinamento, realiza-se um aprendizado, algo de inusitado acontece entre nós e as pessoas a nossa volta, e novas circunstâncias se apresentam. TUDO é RENOVAÇÃO. Por isso, não podemos desistir da vida. Você já parou para pensar nisso?
Todas as nossas células, de todo o corpo, se reconstroem, dia após dia, ao longo da vida. Nosso corpo está em eterna mutação. Os neurônios, por exemplo, se multiplicam até por volta de 90 anos, de acordo com novo estudo, do projeto de pesquisa da Alzheimer’s Research UK.
Estudando sobre a doença de Alzheimer, a pesquisadora Maria Llorens-Martin, do Centro de Biologia Molecular Severa Ochoa, da Universidade Autônoma de Madri/CSIC, diz também acreditar que “geramos novos neurônios conforme precisamos aprender coisas novas. E isso ocorre a cada segundo de nossas vidas”. A cientista acrescenta e conclui que o cérebro poder gerar novos neurônios aos 90 anos e que isso “representa uma reserva de plasticidade adicional com a qual nosso cérebro poderia contar para fazer frente aos processos de envelhecimento fisiológico e patológico”.
Com base nesses estudos “novos neurônios gerados no hipocampo participam da aquisição de novas memórias”. Assim pode-se inferir que novas memórias provindas de novas experiências, até mesmo com a linguagem, como fazem as psicoterapias, podem trazer novos contextos para se pensar e viver. Meu lema: #aprenderéparatododia é algo a ser pensado. Precisamos valorizar nossas conquistas.
Portanto, se nosso corpo, que é uma estrutura imensa e meticulosa, com todos os componentes químicos e bioquímicos funcionando, MUDA sempre, imagine se nossos pensamentos e modo de ser e viver também não poderiam se alterar!
Acolhimento psicoterápico, amorosidade entre os seres, generosidade, solidariedade, gentileza, amor, educação, informação, estudos e várias formas de arte são elementos necessários a nossas vidas. Precisamos respeitar nossos processos e sentir a vida em suas nuances, isso pode ser uma das maneiras de transformarmos nosso entorno, nossa visão de mundo, nosso bem-estar e a forma de nos relacionarmos com os outros e com nós mesmos.
Onde há vida, há renovação; onde há renovação, há esperança.
Podemos nos transformar com constância. Podemos?
Você acha que pode?
Janice Mansur é escritora, poeta premiada, professora, revisora de tradução,
criadora de conteúdo e psicanalista (atendendo online).
Contemplada no Top of Mind Awards Internacional UK 2022,
na categoria Escritora Destaque do ano.
Fonte foto: Kjpargeter