6º Soy Loco Por Ti Juquery celebra a memória e a ressignificação do espaço em Franco da Rocha com mais de 40 atrações artísticas

Com o tema “Calma”, o festival se torna um espaço de cuidado e reflexão

38 min. leitura

De 12 a 15 de setembro, no Complexo do Juquery, em Franco da Rocha (SP), com toda programação gratuita. 

O festival Soy Loco Por Ti Juquery chega à sua 6ª edição, oferecendo uma programação diversa que celebra a memória, a arte e a ressignificação do antigo hospital psiquiátrico do Juquery. O evento acontece de 12 a 15 de setembro, com mais de 40 atrações artísticas, em Franco da Rocha (SP). 

Sob o tema “Calma”, o festival ocupa parte das instalações do Juquery e se estabelece como um espaço de acolhimento e transformação, onde a arte atua como veículo de cura, relembrando e reescrevendo histórias. A programação, que é

totalmente gratuita, inclui shows, debates, oficinas infantis, espetáculos e filmes, além de uma ocupação artística no antigo prédio da Farmácia e intervenções nos jardins, com música, slam, sarau, feirinha, espetáculos e performances. Cada atividade se entrelaça para criar um ambiente de cuidado e renovação. 

A programação inclui ainda o 5º Seminário Cultura e Saúde, aberto ao público, atividades educativas voltadas para os prestadores de serviços do CAPS, e uma exposição no MAOC – Museu de Arte de Osório César. 

“Nós trabalhamos com a premissa da palavra calma, entendendo que estamos todos correndo o tempo todo e que essa cultura da velocidade e do estresse tem nos deixado doentes.” diz Victor Fisch, diretor do festival. “Acreditamos que o Soy Loco é o melhor festival para trazer essa questão da saúde mental através da arte e da ocupação do Juquery.” 

O 6º Soy Loco Por Ti Juquery é uma idealização e produção da Trapézio Produções Culturais; Patrocínio Redecard Itau; Apoio cultural Goethe-Institut, Museu de Arte Osório Cesar e Complexo Hospitalar do Juquery; Correalização Prefeitura de Franco da Rocha; Realização Ministério da Cultura e Secretaria de Cultura e Indústrias Criativas do Estado de São Paulo. 

ABERTURA 

A abertura oficial do evento acontece no dia 12/09, quinta, às 19h, com a Exposição Antiga Farmácia, que reúne uma seleção de obras que exploram a memória, o corpo e a resistência, por meio de instalações artísticas, projeções de filmes e apresentações no histórico prédio da Farmácia do Juquery, que funcionou durante 75 anos, de 1948 a 2023. 

Agora transformado em um espaço de questionamento e cura pela arte, o local convida o espectador a refletir sobre o passado e o presente do Juquery. As apresentações incluem: “Para Estancar o Sangue”, de Lucimélia Romão, que se baseia no texto de Alice Walker para questionar o lugar da mulher negra na sociedade colonial; “Tio Adilson”, de Marcella Ferreira, que usa bordados em fotos

familiares para retratar a vida de um parente institucionalizado no Juquery; “Interlúdios: mas não é bonita? A chuva?”, de Isabele dos Anjos, que combina animação digital e game interativo para capturar momentos chuvosos; “Ressaca”, do Toró Coletivo, que utiliza barcos de papel feitos de bulas de remédios para refletir sobre a busca pelo bem-estar; “Anatomia Dismórfica”, de Nina Bueno, que aborda a dismorfia corporal e a perda de identidade feminina; “Procedimentos para Evocar a Leveza”, de Carolina Sudati e Artistas Associadxs, uma instalação interativa que promove a liberação de memórias afetivas e a invenção do corpo; e o longa-metragem “As Linhas da Minha Mão”, dirigido por João Dumans, que explora a experiência da arte e da loucura através de encontros imprevisíveis. 

Na área externa do Complexo, o festival oferece uma série de apresentações, incluindo a pintura ao vivo com as artistas suíça Isabelle Wachsmuth e Rose Ehemann, que há mais de 20 anos trabalham na Organização Mundial de Saúde, com interação do público. A peça Telúrica, dirigida por Elisa Band e encenada pela Cia. Teatral Ueinzz, que explora as relações entre seres reais e imaginários da Terra com 23 atores em cena, música ao vivo e coreografias místicas. O Grupo Cia da louCURA, sob a dramaturgia e direção de Tábatha Lima, apresenta Franquery, a rocha da louCURA, uma peça épica e documental sobre a história de Franco da Rocha. A performance A Máquina do Mundo, idealizada por Laura Vinci e com Luah Guimarães, Well Duarte e Mariano Mattos Martins, que cria um diálogo entre os textos literários de Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector e Machado de Assis. 

Na parte musical, o festival traz uma programação diversificada: Calmante Kaleooman aborda questões sociais e a importância da saúde mental, enquanto Carimbodélic, de Antonio Maria Novaes, combina a cultura musical amazônica com música eletrônica. O Slam no Caixote promove uma competição de poesia falada, e a Vila do Refúgio, com Abel Santiago e outros músicos, apresenta um show experimental e catártico no Complexo Hospitalar do Juquery. O Sarau Neomarginal reúne artistas de diversas regiões do Brasil em uma mistura de poesia, música e performance. Já o encerramento, no dia 15/09, às 17h, será marcado por um show histórico e inédito, com o músico Luizinho Gonzaga, compositor de “Terras do Juquery“, e que trabalhou no hospital nos anos 80. Gonzaga retorna a Franco da

Rocha para apresentar suas músicas, acompanhado pela Orquestra Mundana Refugi, composta por músicos brasileiros, imigrantes e refugiados, sob a direção de Carlinhos Antunes. Antes do show, às 15h, Luizinho Gonzaga e Carlinhos Antunes participam do bate-papo “Loucos pela Vida”. 

Além dos shows musicais, o festival apresenta o lançamento do livro “O que não pode ser esquecido quando o Juquery fecha as portas?”, de Flavia Mielnik e Cibele Lucena, que traz uma reflexão sobre as memórias e as novas narrativas que surgem a partir da história do Juquery; a oficina Máquinas do Mundo Viewpoints, ministrada por Luah Guimarães, com técnica de improvisação Viewpoints para explorar tempo e espaço no treinamento cênico, baseada na abordagem desenvolvida pela SITI Company e originada dos Six Viewpoints de Mary Overlie, e a intervenção Flores do Juquery, realizada pelo Coletivo Baciada das Mulheres do Juquery, que cria um espaço para contar, coletar e recontar histórias de mulheres que fazem parte da história de Franco da Rocha e do Complexo Hospitalar do Juquery. 

O Educativo Soy Loco convida o público do festival para uma vivência artística no Ateliê Desviveiro, focada na experimentação coletiva. A Visita Guiada ao Núcleo de Acervo, Memória e Cultura do Juquery no Complexo Hospitalar do Juquery explora a história da psiquiatria no Brasil através da arquitetura, mobiliários, equipamentos, e fotos do cotidiano do hospital. A “Exposição de Adereços Loucos Pela X” apresenta o trabalho de um coletivo autônomo que conecta saúde mental, carnaval e economia solidária. A “Feira Municipal de Economia Solidária de Franco da Rocha” promove a geração sustentável de trabalho e renda, oferecendo artesanato local e gastronomia com comidas e bebidas, além da opção de fazer um piquenique com toda família no jardim do Juquery. Já a oficina “Fazer Parte”, do Jardim Miriam Arte Clube (JAMAC), propõe a criação coletiva de bandeiras usando técnicas de estêncil. 

O festival traz também uma programação de cinema com sessões dos filmes “Espelhos Inversos”, de Sérgio Félix, que explora a autoimagem e a autoestima através da diversidade social; “A Noite Desce”, de Stefanie e Luiz Gonzaga Souza, que examina a vida e a liberdade de mulheres conectadas ao Complexo Hospitalar

do Juquery; “Ventre Forte”, de Camila Tarifa e Meire Ramos, sobre saberes ancestrais femininos e direitos das mulheres, com legendas e opção de áudio descrição; “As Faces de Toni Erdmann”, um drama e comédia alemão dirigido por Maren Ade, que aborda a relação entre uma executiva e seu pai excêntrico; e “Home”, de Franka Potente, um drama sobre um ex-presidiário retornando à sua cidade natal após 20 anos. 

5º SEMINÁRIO CULTURA E SAÚDE 

O 5º Seminário Cultura e Saúde, organizado pela Prefeitura de Franco da Rocha em colaboração com as Secretarias da Educação, Cultura e Saúde e o Museu de Arte Osório Cesar, em parceria com a Trapézio Produções, faz parte do 6º Festival Soy Loco Por Ti Juquery. O evento se dedica a explorar as interações entre cultura e saúde através de uma série de mesas redondas e discussões enriquecedoras. 

No dia 12/09, quinta-feira, às 17h, acontece a Mesa I com Mônica Nador e Maria Clementina Pereira da Cunha. No dia 13/09, sexta-feira, às 15h, a Mesa II discutirá o tema “Caminhos para um Futuro (Living Museum)” com Rose Ehemann (Living Museum) e a artista suiça Isabelle Wachsmuth , abordando espaços de arte acolhedores para pessoas neurodivergentes e o impacto da ciência na saúde mental. E no dia 13/09, sexta, às 18h, a Mesa III, com Flavia Mielnik, Cibele Lucena, Gabriela Serfaty e Neusa do Espírito Santo (Dona Neusa), com o tema “O que Não Pode Ser Esquecido Quando Juquery Fecha as Portas?”, destacando o fechamento do Hospital Psiquiátrico do Juquery e o livro de artista que documenta suas histórias e memórias. 

O Soy Loco Por Ti Juquery é um festival de artes aberto e gratuito que, desde 2018, propõe a ocupação do Complexo Hospitalar do Juquery em Franco da Rocha, região metropolitana de São Paulo. 

Mais informações: www.soylocoportijuquery.com/

Serviço: 

6º Soy Loco por Ti Juquery 

de 12 a 15 de setembro 

Complexo Hospitalar do Juquery em Franco da Rocha, MAOC, 

Toda programação gratuita 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA 

DIA 1 

QUI 12/09 

11h – 18h Museu De Arte Osório Cesar (MAOC) 

Exposição de longa duração Há luz atrás dos Muros 

Exposição temporária do acervo Brasil Imaginário 

Programação Paralela 

Exposição de Artes Visuais 

Local: MAOC 

Classificação Indicativa: LIVRE 

Acessibilidade: Peças Táteis, Piso Tátil, Vídeo com Audiodescrição e Material de Leitura Facilitada 

13h – 16h Visita Guiada ao Núcleo de Acervo, Memória e Cultura do Juquery Funcionários do Juquery 

Programação Paralela 

Visita Guiada 

Local: Rotunda 

Horários das Saídas: 13h | 14h | 15h | 16h, mediante retirada de senha com 1 hora de antecedência no Viveiro 

Capacidade: 20 pessoas por grupo/horário 

Classificação Indicativa: LIVRE 

O acervo do Complexo Hospitalar do Juquery foi concebido ao longo dos cento e vinte e três anos de história da Instituição e da psiquiatria no Brasil. O intuito da visita é mostrar um pouco dessa história através da arquitetura do local, dos mobiliários e dos equipamentos que apresentam a evolução do tratamento

psiquiátrico ao longo dos anos, além de algumas fotos que retratam várias atividades do cotidiano do Hospital. 

17h – 19h Mesa I 5º Seminário Cultura e Saúde 

O Juquery na História e na Arte 

Mônica Nador e Maria Clementina Pereira da Cunha 

Mesa Redonda 

Local: CEFOR, prédio antigo sem elevador, acesso por escada 

Classificação Indicativa: LIVRE 

Acessibilidade: Libras 

19h – 21h Abertura da Exposição Antiga Farmácia 

Carolina Sudati, Isabele dos Anjos, João Dumas, Lucimélia Romão, Marcella Ferreira, Nina Carolina e Toró Coletivo 

Exposição de Artes Visuais 

Local: Prédio da Antiga Farmácia 

Classificação Indicativa: 14 anos 

Acessibilidade: Audiodescrição 

Ocupação artística no prédio que foi, de 1948 a 2023, a Farmácia do Juquery. Uma farmácia não mais farmácia. Produzindo cura por outros meios. Mais perguntas do que respostas. Através de instalação artística, projeções de filmes, videoinstalação, exposição de artes visuais e intervenção site specific

20h – 21h Procedimentos para Evocar a Leveza #6 

Carolina Sudati aka Translúcida Bruta e Artistas Associadxs 

Intervenção Sonora de Jose Bárrickelo 

Performance Ativação 

Local: Prédio da Antiga Farmácia 

Classificação Indicativa: LIVRE 

“Procedimentos para Evocar a Leveza” é uma instalação interativa com dispositivos vestíveis de metal e um território demarcado para que seja possível a exploração da liberação de pesos/padrões limitantes de pensamento. Essa instalação é ativada através de uma performance/uma dança onde o público é convidado a presenciar uma luta-solo onde as pessoas ali presentes são as testemunhas e os objetos são os aliados. 

Mover-me nesse estado de luta me conecta com perguntas como: Qual é o maior peso que eu preciso deixar em minha vida para ser livre? Nesta

performance-jogo-luta de ativação o público escolhe o dispositivo que gostaria de ver a exploração a cada etapa e a intervenção sonora é realizada ao vivo. 

DIA 2 

SEX 13/09 

12h – 18h Exposição Antiga Farmácia 

Carolina Sudati, Isabele dos Anjos, João Dumas, Lucimélia Romão, Marcella Ferreira, Nina Carolina e Toró Coletivo 

Exposição de Artes Visuais 

Local: Prédio da Antiga Farmácia 

Classificação Indicativa: 14 anos 

Acessibilidade: Audiodescrição 

Ocupação artística do prédio que foi, de 1948 a 2023, a Farmácia do Juquery. Uma farmácia não mais farmácia. Produzindo cura por outros meios. Mais perguntas do que respostas. Através de instalação artística, projeções de filmes, videoinstalação, exposição de artes visuais e intervenção site specific

11h – 18h Museu De Arte Osório Cesar (MAOC) 

Exposição Permanente Há luz atrás dos Muros 

Exposição Temporária Brasil Imaginário 

Programação Paralela 

Exposição de Artes Visuais 

Local: MAOC 

Classificação Indicativa: LIVRE 

Acessibilidade: Peças Táteis, Piso Tátil, Vídeo com Audiodescrição e Material de Leitura Facilitada 

13h – 16h Visita Guiada ao Núcleo de Acervo, Memória e Cultura do Juquery Funcionários do Juquery 

Local: Complexo Hospitalar do Juquery – Rotunda 

Horários: 13h | 14h | 15h | 16h, mediante retirada de senha com 1 hora de antecedência no Viveiro 

Capacidade: 20 pessoas por grupo/horário 

Classificação Indicativa: LIVRE

O acervo do Complexo Hospitalar do Juquery foi concebido ao longo dos cento e vinte e três anos de história da Instituição e da psiquiatria no Brasil. O intuito da visita é mostrar um pouco dessa história através da arquitetura do local, mobiliários e equipamentos que apresentam a evolução do tratamento psiquiátrico ao longo dos anos, além de algumas fotos que retratam várias atividades do cotidiano do Hospital. 

12h – 21h Exposição de Adereços Loucos Pela X 

Exposição de Artes Visuais 

Local: Jardim 

Classificação Indicativa: LIVRE 

Um coletivo autônomo econômico cultural e solidário que há vinte e três anos trabalha no encontro entre saúde mental, carnaval e economia solidária. Formado por pessoas que estão à margem do mercado capitalista por questões de saúde, classe, escolaridade e/ou gênero. 

12h – 21h Feira Municipal de Economia Solidária de Franco da Rocha Feira de Gastronomia e Artesanato 

Local: Jardim 

Formada por empreendedores e artesãos locais, a feira tem como objetivo contribuir para a geração de trabalho e renda, junto ao desenvolvimento social e econômico sustentável do município de Franco da Rocha. 

14h – 17h Fazer Parte – Oficina de Desenho e Estêncil 

Jardim Miriam Arte Clube (JAMAC) 

Oficina 

Local: Grande Árvore 

Classificação Indicativa: LIVRE 

O que faz parte de uma obra de arte? Quem pode fazer (e fazer parte de) uma obra de arte? Quando ou onde pode acontecer uma obra de arte? Esta oficina é uma proposta de criação coletiva de bandeiras a partir da técnica do estêncil sobre tecido. 

14h – 17h Viewpoints – Máquinas do Mundo

Luah Guimarãez 

Oficina 

Local: Tablado 

Público-Alvo: artistas da cena e estudantes dos diversos campos da arte Inscrições online antecipadas no site 

Capacidade: 20 vagas 

Classificação Indicativa: 16 anos 

Acessibilidade: Libras 

“Viewpoints” é um sistema que proporciona a prática cênica por meio de sessões de improvisação, circunscritas por princípios filosóficos ligados a categorias diferenciadas de Tempo e Espaço. Treinar Viewpoints convoca o intérprete a considerar o público durante todo o tempo de treinamento, bem como institui procedimentos de trabalho coletivo e autoral. É uma técnica de improvisação. Viewpoints é uma das práticas teatrais desenvolvidas como treinamento pela SITI Company (Saratoga International Theatre Institute), companhia teatral sediada em Nova York, fundada em 1992 pelos diretores Tadashi Suzuki e Anne Bogart. 

15h – 17h30 Mesa II 5º Seminário Cultura e Saúde 

Caminhos para um futuro 

Rose Ehemann, Living Museum e Isabelle Wachsmuth, OMS 

Mesa Redonda 

Local: CEFOR, prédio antigo sem elevador, acesso por escada 

Classificação Indicativa: LIVRE 

Acessibilidade: Libras, Tradução Inglês/Português 

18h – 19h30 Mesa III 5º Seminário Cultura e Saúde 

O que não pode ser esquecido quando o Juquery fecha as portas? Flavia Mielnik, Cibele Lucena, Gabriela Serfaty e Kwame Yonatan 

Mesa Redonda 

Local: CEFOR, prédio antigo sem elevador, acesso por escada 

Classificação Indicativa: LIVRE 

Acessibilidade: Libras 

18h – 19h Pintura ao Vivo 

Isabelle Wachsmuth 

Oficina 

Local: Jardim

Classificação Indicativa: LIVRE 

Pintura ao vivo em um painel com participação do público. Isabelle Wachsmuth, de Geneva, Suíça, é uma artista que trabalha há mais de 20 anos na Organização Mundial da Saúde (OMS). 

18h – 20h Sarau Neomarginal 

Anabya, Aramyz, Daniel Perroni Ratto, Fernanda Fiuza, Ikaro Maxx, Marina Ruivo, Renata Mormino, Roger Tieri, Sergio Ravi Rocha e Vitor Miranda 

Apresentações Artísticas 

Local: Jardim 

Classificação Indicativa: LIVRE 

O Sarau Neomarginal é o sarau do Movimento Neomarginal, que reúne artistas de diversos locais do Brasil que nutriam em comum o sentimento de não pertencimento a grupo algum. No sarau mistura-se a linguagem da poesia, música e performance. 

20h – 21h30 Máquinas do Mundo 

Luah Guimarãez, Well Duarte e Mariano Mattos Martins 

Performance Seguida de Bate-Papo 

Local: Tablado 

Classificação Indicativa: 16 anos 

Acessibilidade: Libras 

“Máquinas do Mundo” é uma obra de multilinguagens idealizada por Laura Vinci e desenvolvida coletivamente por artistas de diferentes vocações. Inspirada no poema de Carlos Drummond de Andrade “A Máquina do Mundo”, a performance cria um diálogo entre Drummond, Clarice Lispector e Machado de Assis. Situado entre as artes plásticas, a literatura e o teatro, se localiza na zona de contágio entre essas diferentes práticas artísticas, através de um experimento performativo site specific que reúne narrativa, artes visuais, ação cênica ao vivo e instalação em movimento. 

20h30 – 22h30 Cinema 

Local: Jardim 

Classificação Indicativa: 16 anos 

Acessibilidade: Legenda em Português 

Home

Gênero: Drama 

Direção: Franka Potente 

País: Alemanha, Países Baixos, França 

Duração: 100min 

Marvin é libertado da prisão após mais de vinte anos e volta para sua casa em Clovis, uma pequena cidade norte-americana, que ainda não o perdoou pelo crime que cometeu. 

DIA 3 

SAB 14/09 

12h – 18h Exposição Antiga Farmácia 

Carolina Sudati, Isabele dos Anjos, João Dumas, Lucimélia Romão, Marcella Ferreira, Nina Carolina e Toró Coletivo 

Exposição de Artes Visuais 

Local: Antiga Farmácia 

Classificação Indicativa: 14 anos 

Acessibilidade: Audiodescrição 

Ocupação artística do prédio que foi, de 1948 a 2023, a Farmácia do Juquery. Uma farmácia não mais farmácia. Produzindo cura por outros meios. Mais perguntas do que respostas. Através de instalação artística, projeções de filmes, videoinstalação, exposição de artes visuais e intervenção site specific

13h – 18h Museu De Arte Osório Cesar – MAOC 

Exposição Permanente Há luz atrás dos Muros 

Exposição Temporária Brasil Imaginário 

Programação Paralela 

Exposição de Artes Visuais 

Local: MAOC 

Classificação Indicativa: LIVRE 

Acessibilidade: Peças Táteis, Piso Tátil, Vídeo com Audiodescrição e Material de Leitura Facilitada 

12h – 21h Exposição de Adereços Loucos Pela X 

Exposição de Artes Visuais

Local: Jardim 

Classificação Indicativa: LIVRE 

Um coletivo autônomo econômico cultural e solidário que há 23 anos trabalha no encontro entre saúde mental, carnaval e economia solidária. Formado por pessoas que estão à margem do mercado capitalista por questões de saúde, classe, escolaridade e/ou gênero. 

12h – 22h Instalação Visual Educativo Soy Loco | Jardins de Cabeça Flavia Mielnik (coordenadora) e Mari Moura, Meire Ramos, Paulo Medeiros e Sabrina Dias (educadores) 

Oficina 

Local: Viveiro 

Classificação Indicativa: LIVRE 

Instalação Artística Acessível para Todas as Pessoas 

Instalação resultado da semana de atividades no espaço, com diversos grupos vindos dos CAPS da região da Bacia do Juquery. 

12h – 21h Feira Municipal de Economia Solidária de Franco da Rocha Feira de Gastronomia e Artesanato 

Local: Jardim 

Formada por empreendedores e artesãos locais, a feira tem como objetivo contribuir para a geração de trabalho e renda, junto ao desenvolvimento social e econômico sustentável do município de Franco da Rocha. 

13h – 16h Brincando com Fios 

A Casa Realejo de Teatro 

Oficina e Performance 

Local: Cantinho da Bruxa 

Classificação Indicativa: LIVRE (recomendado para crianças) 

Sobre um tapete vamos ouvir a História do Barquinho, de Ilo Krugli, dentre outras e depois sonhar com as mãos: bordando, fazendo pontos em crochês e outras brincadeiras com fios.

14h – 17h Fazer Parte: Oficina de Desenho e Estêncil 

Jardim Miriam Arte Clube (JAMAC) 

Oficina 

Local: Grande Árvore 

Classificação Indicativa: LIVRE 

O que faz parte de uma obra de arte? Quem pode fazer (e fazer parte de) uma obra de arte? Quando ou onde pode acontecer uma obra de arte? Esta oficina é uma proposta de criação coletiva de bandeiras a partir da técnica do estêncil sobre tecido. 

14h – 17h Educativo Soy Loco | Ateliê Desviveiro 

Flavia Mielnik (coordenadora) e Mari Moura, Meire Ramos, Paulo Medeiros e Sabrina Dias (educadores) 

Oficina 

Local: Viveiro 

Classificação Indicativa: LIVRE 

Oficina acessível para todas as pessoas 

Educativo Soy Loco convida o público do festival para uma vivência no Ateliê Desviveiro: um encontro voltado à experimentação artística coletiva. Uma homenagem a todas as pessoas e coletivos que cultivam – em vida e como legado – atos de cuidado e reflorestamentos de subjetividade. Vamos jardinar nossos pensamentos, enraizar existências, regar gestos de expressão, rasgar muros demarcatórios, dançar como samambaias, se espreguiçar como trepadeiras, vamos transformar viveiros em Desviveiros! 

15h – 15h30 Show Calmante Kaleooman 

Kaleooman 

Show Musical 

Local: Saboaria 

Classificação Indicativa: LIVRE 

Acessibilidade: Libras 

Show Calmante Kaleooman é uma apresentação de músicas autorais alinhadas com a palavra “calma” do Festival Soy Loco, com mensagens atualizadas sobre questões sociais e a importância de cuidarmos e falarmos de saúde mental.

15h30 – 18h Slam do Caixote 

Coletivo Artístico Literário Encontrão Poético 

Show Musical 

Local: Saboaria 

Classificação Indicativa: LIVRE 

Acessibilidade: Libras 

O Slam no Caixote é uma atividade do coletivo artístico literário Encontrão Poético que ocupa a praça do coreto em Francisco Morato há 7 anos, tendo realizado mais de cinquenta edições do Sarau Encontrão Poético e mais de vinte edições do Slam. A competição de poesia falada – slam – é sinônimo da revolução literária periférica. Sigamos na LitertaLuta de todos os dias. 

17h30 – 18h30 Flores do Juquery 

Coletivo Baciada das Mulheres do Juquery: Ana Moraes, Meire Ramos, Mari Moura e Luciene Pereira 

Contação de Histórias e Intervenção Artística 

Local: Jardim 

Classificação Indicativa: LIVRE 

Na intervenção artística Flores do Juquery, as artistas do Coletivo Baciada das Mulheres do Juquery, criarão um espaço de presença, contação, coleta e reprodução “recontação” de histórias sobre mulheres que fazem parte da história de Franco da Rocha e do Complexo Hospitalar do Juquery. 

17h – 18h Máquinas do Mundo 

Luah Guimarãez, Well Duarte e Mariano Mattos Martins 

Performance 

Local: Tablado 

Classificação Indicativa: 16 anos 

Máquinas do Mundo é uma obra de multilinguagens idealizada por Laura Vinci e desenvolvida coletivamente por artistas de diferentes vocações. Inspirada no poema de Carlos Drummond de Andrade “A Máquina do Mundo”, a performance cria um diálogo entre Drummond, Clarice Lispector e Machado de Assis. Situado entre as artes plásticas, a literatura e o teatro, se localiza na zona de contágio entre essas diferentes práticas artísticas, através de um experimento performativo site specific que reúne narrativa, artes visuais, ação cênica ao vivo e instalação em movimento.

18h30 – 20h Telúrica 

Cia. Teatral Ueinzz 

Teatro 

Local: Jardim 

Classificação Indicativa: LIVRE 

Acessibilidade: Libras 

A peça, dirigida por Elisa Band, aborda a relação entre os seres que povoam a Terra, sejam eles ancestrais, invisíveis, minúsculos, imaginários. Acompanhados de música ao vivo, 23 atrizes e atores em cena experimentam línguas estrangeiras, coreografias encantatórias, narrativas ziguezagueantes. A companhia tem um currículo longevo e abundante, e é composta de seres que se equilibram sobre um finíssimo fio de navalha existencial. É daí, aliás, que vem seu esplendor. 

20h – 21h30 Carimbodélic 

Antonio Maria Novaes 

Show Musical 

Local: Saboaria 

Classificação Indicativa: LIVRE 

Em seu show Carimbodélic, o músico-solo Antonio Maria Novaes traz ao público a cultura musical amazônica com a textura da música eletrônica. 

20h30 – 22h Cinema 

Local: Jardim 

Classificação Indicativa: 14 

Ventre Forte 

Gênero: Documentário 

Direção: Camila Tarifa e Meire Ramos 

Produção: Baciada das Mulheres do Juquery 

País: Brasil 

Duração: 32min 

Acessibilidade: Audiodescrição, Legenda 

O filme foi produzido em Franco da Rocha, com recursos da Lei Paulo Gustavo do município, e traz a discussão sobre os saberes ancestrais femininos e os direitos da

mulher. 

Espelhos Inversos 

Gênero: Documentário 

Direção: Sérgio Félix 

País: Brasil 

Duração: 51min 

Acessibilidade: Audiodescrição, Legenda 

Quem você vê no espelho? Quem lhe diz quem é você? O documentário propõe uma interlocução entre os olhos de quem se vê no espelho e os demais olhares que compõem a trajetória de vida de cada pessoa. 

A Noite Desce 

Gênero: Documentário 

Direção e Roteiro: Luiz Gonzaga Souza 

Direção Criativa e Produção: Stefanie Bertholini 

País: Brasil 

Duração: 23min 

Acessibilidade: Audiodescrição, Libras e Legenda 

Aurora Cursino e suas obras são o mote para que duas mulheres compartilhem suas experiências de vida e liberdade partindo de suas conexões com o Complexo Hospitalar do Juquery. 

DIA 4 

DOM 15/09 

12h – 18h Exposição Antiga Farmácia 

Carolina Sudati, Isabele dos Anjos, João Dumas, Lucimélia Romão, Marcella Ferreira, Nina Carolina e Toró Coletivo 

Exposição de Artes Visuais 

Local: Antiga Farmácia 

Classificação Indicativa: 14 anos 

Acessibilidade: Audiodescrição 

Ocupação artística do prédio que foi, de 1948 a 2023, a Farmácia do Juquery. Uma farmácia não mais farmácia. Produzindo cura por outros meios. Mais perguntas do que respostas. Através de instalação artística, projeções de filmes, videoinstalação, exposição de artes visuais e intervenção site specific.

13h – 18h Museu De Arte Osório Cesar – MAOC 

Exposição Permanente Há luz atrás dos Muros 

Exposição Temporária Brasil Imaginário 

Programação Paralela 

Exposição de Artes Visuais 

Local: MAOC 

Classificação Indicativa: LIVRE 

Acessibilidade: Rampa de Acesso para Cadeirante, Peças Táteis, Piso Tátil, Vídeo com Audiodescrição e Material de Leitura Facilitada 

12h – 21h Exposição de Adereços Loucos Pela X 

Exposição de Artes Visuais 

Local: Jardim 

Classificação Indicativa: LIVRE 

Um coletivo autônomo econômico cultural e solidário que há vinte e três anos trabalha no encontro entre saúde mental, carnaval e economia solidária. Formado por pessoas que estão à margem do mercado capitalista por questões de saúde, classe, escolaridade e/ou gênero. 

12h – 22h Exposição Educativo Soy Loco | Jardins de Cabeça Coordenação de Flavia Mielnik e Educadores Mari Moura, Meire Ramos, Paulo Medeiros e Sabrina Dias 

Instalação Artística 

Local: Viveiro 

Classificação Indicativa: LIVRE 

Instalação Artística Acessível para Todas as Pessoas 

Instalação resultado da semana de atividades no espaço, com diversos grupos vindos dos CAPS da região da Bacia do Juquery. 

12h – 21h Feira Municipal de Economia Solidária de Franco da Rocha Feira de Gastronomia e Artesanato 

Feira 

Local: Jardim

Formada por empreendedores e artesãos locais, a feira tem como objetivo contribuir para a geração de trabalho e renda, junto ao desenvolvimento social e econômico sustentável do município de Franco da Rocha. 

13h – 16h Brincando com Fios 

A Casa Realejo de Teatro 

Oficina 

Local: Cantinho da Bruxa 

Classificação Indicativa: LIVRE 

Sobre um tapete vamos ouvir a História do Barquinho, de Ilo Krugli, dentre outras, e depois sonhar com as mãos: bordando, fazendo pontos em crochês e outras brincadeiras com fios. 

14h – 17h Fazer Parte: Oficina de Desenho e Estêncil 

Jardim Miriam Arte Clube (JAMAC) 

Oficina 

Local: Grande Árvore 

Classificação Indicativa: LIVRE 

O que faz parte de uma obra de arte? Quem pode fazer (e fazer parte de) uma obra de arte? Quando ou onde pode acontecer uma obra de arte? Esta oficina é uma proposta de criação coletiva de bandeiras a partir da técnica do estêncil sobre tecido. 

14h – 14h30 Visita Guiada + Tátil Máquinas do Mundo 

Luah Guimarãez, Well Duarte e Mariano Mattos Martins 

Visita Guiada 

Local: Tablado 

Classificação Indicativa: 16 anos 

Acessibilidade: Audiodescrição 

Experiência gratuita de visita à instalação, conduzida por profissional capacitado para o atendimento ao público de pessoas cegas ou com baixa visão. Atividade para todos os públicos. Capacidade de até 30 pessoas.

15h – 16h Loucos Pela Vida 

Luizinho Gonzaga e Carlinhos Antunes 

Bate-Papo 

Local: Viveiro 

Classificação Indicativa: LIVRE 

Acessibilidade: Libras 

O grupo “Loucos pela Vida” surgiu na década de 80, a partir de um trabalho que Luizinho Gonzaga fazia nos pátios de uma clínica feminina do Hospital Juquery, usando a música como ferramenta terapêutica. O nome foi sugerido por Carlinhos Antunes. No bate-papo, os dois relembram histórias e detalham como tudo aconteceu. 

15h – 17h30 Franquery, a rocha da louCURA 

Cia da louCURA e Tábatha Lima 

Teatro 

Local: CEFOR, prédio antigo sem elevador, acesso por escada 

Retirada de Senha com 1 hora de antecedência no ponto de encontro Viveiro Classificação Indicativa: 14 

Uma mistura entre a realidade e ficção, onde a vida se mistura com a ilusão. Assim se desenvolve a trama desta peça épica, documental e contemporânea que conta as histórias dessa “terra de loucos” chamada Franco da Rocha. 

15h30 – 16h30 Máquinas do Mundo 

Luah Guimarãez, Well Duarte e Mariano Mattos Martins 

Performance 

Local: Tablado 

Classificação Indicativa: 16 anos 

Acessibilidade: Audiodescrição 

“Máquinas do Mundo” é uma obra de multilinguagens idealizada por Laura Vinci e desenvolvida coletivamente por artistas de diferentes vocações. Inspirada no poema de Carlos Drummond de Andrade “A Máquina do Mundo”, a performance cria um diálogo entre Drummond, Clarice Lispector e Machado de Assis. Situado entre as artes plásticas, a literatura e o teatro, se localiza na zona de contágio entre essas diferentes práticas artísticas, através de um experimento performativo site specific que reúne narrativa, artes visuais, ação cênica ao vivo e instalação em movimento.

16h – 17h Vila do Refúgio 

Abel Santiago, Breno Amorim, Brenno Rubem, Elves Ferreira e Herbert Perbelini 

Show Musical 

Local: Jardim 

Classificação Indicativa: LIVRE 

Apresentando composições inéditas e novas formas de experimentações unindo performance e palavra falada, a banda leva pela primeira vez ao Complexo Hospitalar do Juquery seu show repleto de catarse, um encontro para que o público sinta-se em casa, em sua vila e em seu refúgio. 

17h30 – 19h Luizinho Gonzaga e Orquestra Mundana Refugi 

Show Musical 

Local: Jardim 

Classificação Indicativa: LIVRE 

Acessibilidade: Libras 

Neste show inédito, Luizinho Gonzaga, musicoterapeuta, instrumentista e compositor do icônico álbum Terras de Juquery, lançado na década de 1980, é acompanhado pela Orquestra Mundana Refugi, formada por músicos brasileiros, imigrantes e refugiados da Palestina, Irã, Guiné, Congo, Turquia, Cuba, China, Síria, Venezuela e França, sob a direção de Carlinhos Antunes. 

19h30 – 21h30 CINEMA 

Local: Jardim 

Classificação Indicativa: 18 anos 

As faces de Toni Erdmann 

Gênero: Drama, comédia 

Direção: Maren Ade 

País: Alemanha, Áustria, Mônaco, Romênia, França e Suíça 

Duração: 162min 

Acessibilidade: Legenda em Português 

O filme trata da relação entre Ines, uma executiva focada em sua carreira internacional, e seu excêntrico pai Winfried, que a visita e coloca sua rotina de cabeça para baixo.

Deixe um comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso