Ações dentro e fora do ambiente digital devem ser pensadas de acordo com comportamento do público
Empresas de todos os setores estão finalmente aceitando que o digital é o novo mercado a partir de agora. O ano de 2022 foi marcado por centenas de collab entre marcas, principalmente na indústria da moda, com grifes centenárias investindo em coleções com marcas de DNA jovem, e alcançando um novo patamar de diálogo com as novas gerações.
O marketing e a publicidade não se baseiam mais apenas em receitas do que funciona ou não quando o assunto é colocar uma marca na boca do povo. Com as redes sociais muito bem estabelecidas, a competitividade para atingir o público mais adequado para um produto ou serviço aumenta cada vez mais.
No entanto, algumas técnicas podem ser combinadas para otimizar o alcance de uma marca, a depender do objetivo do negócio. Contratar influenciadores é apenas uma das formas de levar uma mensagem publicitária para mais pessoas, e que pode ter resultados completamente diferentes para marcas, mesmo usando um mesmo perfil.
Como melhorar o engajamento e visibilidade de marca em 6 estratégias
Trabalhar com marketing na era digital não é tão simples, e diversas empresas ainda não compreendem as camadas envolvidas para gerar resultados sustentáveis nesse universo. Principalmente quando falamos de redes sociais, não existe fórmula mágica, e a principal dica para obter sucesso em campanhas de engajamento é saber qual o seu objetivo e montar um discurso coerente.
- Atenção ao público
Antes da Internet, a TV, o rádio e os anúncios publicitários vendiam ideias para um público mais abrangente. Hoje, as marcas precisam entender a importância da segmentação de público, pois falar com ‘todo mundo’ custa caro, e não costuma ser a melhor forma para conquistar novos seguidores e clientes.
Onde seu público está? Essa é a primeira pergunta para se fazer antes de investir em campanhas na Internet. Se sua intenção é aumentar engajamento com um perfil de usuários do mundo corporativo, estar no TikTok pode não ser a melhor alternativa. Saiba onde o seu perfil de consumidor está, o que ele gosta de consumir e como a sua marca pode conversar com ele de forma direta.
- Colaborações
Da mesma forma que uma marca não precisa estar em todas as redes para ganhar visibilidade com o público certo, é de extrema importância saber escolher com quem realizar parcerias. Uma marca deve pensar em visibilidade a longo prazo, atraindo novos consumidores em potencial através do engajamento de uma parceria, ao contrário de investir apenas no hype momentâneo.
- Experiências offline
O fim da pandemia comprovou como as pessoas não viam a hora de compartilhar experiências no âmbito do convívio social. Embora as empresas estejam cada vez mais presentes no mundo digital, é igualmente importante oferecer uma experiência de compra ou que reforce os códigos da marca, destacando a marca em relação aos concorrentes e atraindo o consumidor de novas formas.
- Newsletter
No mundo digital, é necessário ser lembrado pelo público de forma constante. Uma das formas de aumentar a visibilidade, engajamento e otimizar a conversão de clientes é criando canais de comunicação, como a newsletter. Este recurso permite que a marca e o cliente tenham uma relação próxima, com assuntos personalizados e que vão além da ação de venda-compra que já saiu de moda.
- Assinatura de conteúdo
Muitos setores de mercado indicam que a assinatura de conteúdo pode ser o futuro da comunicação entre marcas e consumidores. Recentemente, o Instagram liberou um recurso onde influenciadores podem definir um valor para que seus seguidores assinem e tenham acesso a conteúdos exclusivos, canais de comunicação privados e selos de reconhecimento.
- SEO
Estar presente na Internet de forma assertiva envolve tempo e esforço. O investimento em mídia pode ter um custo alto para marcas de pequeno e médio porte, e por isso executar uma estratégia sólida e constante de SEO pode favorecer a visibilidade da marca de médio a longo prazo. As opções são inúmeras, e cada negócio deve estudar as melhores alternativas para identificar novas oportunidades, que podem trazer resultados de alto nível, com menos investimento financeiro.