5 produtos que todo escritório precisa

11 min. leitura
5 produtos que todo escritório precisa

Quando falamos de lugares que são capazes de demonstrar a personalidade do seu dono é comum pensarmos no seu quarto, mas existe outro espaço que pode garantir esse mesmo tipo de análise que é o escritório, seja ele em casa ou no trabalho.

Ao olharmos para o perfil de uma pessoa criativa é possível ver peças expostas nos locais mais incomuns possíveis, junto também de uma grande variedade de canetas, objetos coloridos e tudo mais o que destaque a forma como essa pessoa lida com suas coisas.

Por outro lado, quando olhamos para alguém que trabalha com finanças, documentos e elementos do tipo é comum encontrarmos uma mesa mais arrumada.

É óbvio que aqui estamos falando de estereótipos, mas de uma maneira geral é possível dizer que como você organiza o seu escritório pode revelar um pouco sua personalidade, o que pode incluir o uso de um toldo cortina ou quem prefere deixar a janela aberta.

Não à toa, quem trabalha com o ramo de decoração precisa sempre se comunicar com a pessoa que contratar os seus serviços, para garantir com que a personalidade de um indivíduo possa estar claramente expressa em tudo o que forma um lugar, até seus móveis.

Ao falar sobre a decoração de um escritório o assunto se torna um pouco mais complexo, pois com a exceção de quem trabalha em casa, a responsabilidade por tal organização cai sempre nas mãos de quem gerencia o lugar onde você atua, a não que você seja o chefe.

Apesar disso, é fácil colocar um pouco da sua personalidade em todos os lugares, o que pode incluir um pequeno item decorativo, como um porta retrato, ou até mesmo uma moldura que combine com o revestimento cimento queimado usado no piso do local.

É graças a isso que mesmo em uma grande empresa é possível ver diversos segmentos com um visual diferente por cada setor, facilitando diferenciar se você está no setor de marketing, mais puxado ao conteúdo e o de vendas, alinhado à questão dos números.

Tudo isso destaca a importância então de se trabalhar a identidade do escritório, mas tal organização não existe apenas por causa de um interesse visual, mas também para garantir a melhor realização dos trabalhos que podem ser feitos nesses espaços.

Após muitas empresas ficarem fechadas por causa da pandemia, aos poucos elas voltam a abrir suas portas, com os funcionários podendo sentar de novo em suas mesas, aumentando assim a importância em se organizar tais espaços para essa recepção.

A importância de um escritório bem organizado

Cada ambiente de trabalho precisa contar com suas ferramentas corretas para garantir com que o melhor serviço possa ser realizado dentro de tal espaço, sendo isso algo que se aplica tanto para o setor industrial como para negócios dos mais variados segmentos.

Nesse sentido é essencial para quem atua em um projeto de reforma contar com os equipamentos corretos, o que inclui a presença de um disco diamantado para concreto para facilitar o corte de blocos que poderão ser usados na fachada desta casa.

Ainda sobre isso, um restaurante precisa de eletrodomésticos como fogão e geladeira, um armazém de alimentos necessita de refrigeradores para garantir a validade das peças de carne ali guardadas além de muitas outras adequações que precisam ser garantidas.

Nesse mesmo sentido precisamos destacar a importância de contar com um escritório bem organizado, onde a presença de um computador de qualidade permite a análise de contas, envio de e-mails e tudo mais o que ajuda no processo de decisões de uma companhia.

O que mudou nos últimos foi a flexibilização desse tipo de espaço, afinal, a partir do momento em que um funcionário pode fazer em casa as mesmas funções que exercia na empresa, por que não então montar um escritório em sua própria residência?

Essa é a visão que passou a dominar o mercado nos últimos anos, permitindo assim com que da mesma forma em que o público pode pesquisar em casa por “container obra aluguel preço”, quem trabalha com esse tipo de serviço também pode trabalhar à distância.

O que era uma mudança natural acabou virando uma necessidade, durante o período de isolamento graças ao período de pandemia. Mas agora, com essa questão mais controlada,  os escritórios voltam a funcionar como antes, adotando um sistema híbrido.

O retorno ao presencial é algo que vem ocorrendo até mesmo em grandes companhias, como o Twitter e a Disney, conforme a ordens dos respectivos presidentes, Elon Musk e Bob Iger, para garantir uma melhor performance de ambas as companhias.

Contudo, para se certificar de que esses escritórios estejam preparados para receber novamente esses colaboradores é preciso verificar tudo que ali esteja presente, incluindo aquilo que é essencial para garantir o bom ritmo de trabalho que se espera de tais locais.

5 materiais que não podem faltar em um escritório

Seja para quem está construindo um escritório em casa ou para uma empresa que prepara suas salas para receber seus profissionais, é necessário garantir a presença de algumas peças que tornem possível o trabalho a ser realizado dentro desses espaços.

E da mesma forma em alguém utiliza um bom volume de espuma para colchonete para tirar uma boa noite de sono, também é preciso ter acesso às ferramentas corretas para se trabalhar, tudo a fazer com que um escritório precise de:

1 – Lápis e canetas

Mesmo com todo o aparato digital dos dias de hoje, ainda existe um valor em materiais mais básicos, tal como um conjunto de lápis e canetas. Se para uma criança esses itens servem para desenhos, para um adulto pode anteceder a assinatura de um contrato.

A produção de projetos em rascunho faz também com que o combo lápis e caneta tenha uma grande importância dentro dos escritórios, principalmente em alguns específicos, como em um de arquitetura onde o lápis pode ser usado para a criação da planta de certas obras.

2 – Agendas, cadernos e folhas

As canetas que foram citadas anteriormente precisam ser usadas em algo, destacando assim a importância de contar com agendas, cadernos e outros espaços onde suas anotações possam ser feitas. 

Esses cadernos podem reunir diversas informações importantes para o seu trabalho.

No caso de um escritório médico, por exemplo, é importante ter uma agenda para anotar os pacientes com consultas marcadas para o dia, assim como uma empresa de locação de betoneira pode realizar o registro físico de todos os serviços realizados.

3 – Post-its

Muitas vezes uma ideia pode surgir de forma automática, onde a demora para pegar um caderno ou agenda pode atrapalhar sua linha de pensamento, sendo importante ter um acesso rápido a um bloco ou item menor para fazer tais anotações.

Nesse sentido se destaca a importância dos post-its, aquelas notinhas autocolantes que podem ser colocadas em um mural, facilitando para os participantes de uma reunião discutirem suas ideias e vê-las sendo expostas a todos os presentes.

Além de sua praticidade, o uso de post-its coloridos pode também trazer um visual único para um escritório, destacando o processo criativo que pode existir dentro dessas agências.

4 – Impressora multifuncional

Contar com uma impressora é algo de grande necessidade dentro de um escritório, facilitando a uma fornecedora de areia grossa imprimir os contratos dos seus clientes, além de outros papéis importantes.

No lugar de uma impressora comum se recomenda uma multifuncional, aquelas que podem ser usadas não só para serviços de impressão, mas também para a digitalização de documentos, envio de informações entre outras funções necessárias no trabalho.

5 – Móveis adequados

Por último se destaca esses itens que são importantes tanto para a decoração de um escritório como para o trabalho a ser realizado ali, sendo possível destacar então diferentes peças de uma mobília entre elas:

  • Mesas;
  • Cadeiras;
  • Armários;
  • Poltronas;
  • Sofás para as visitas.

Uma série de peças que possam ser usadas para a realização de uma reunião com os investidores, uma conversa com os clientes, além de muitas outras funções, o que pode incluir até o mesmo o bem-estar dos funcionários que ali trabalham.

Diante disso, da mesma forma em que um filtro hepa pode garantir um ar de maior qualidade, pois evita o contato com a poeira de um prédio em reforma, uma cadeira de qualidade pode evitar dores na coluna que atrapalhem o seu desempenho.

Ao olhar com atenção para essa lista de materiais é possível então montar um escritório de qualidade, sendo capaz de aumentar até mesmo a performance daqueles que ali trabalham, inspirados pela organização adequada de tal espaço junto aos seus itens essenciais.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso