Hoje em dia as redes sociais são parte ativa da vida das pessoas. E nós brasileiros temos uma responsabilidade nisso, já que não estamos felizes em sermos o segundo povo do mundo que mais passa tempo na internet, estamos em terceiro no ranking dos que mais utilizam redes sociais.
E isso não é à toa, consumimos praticamente todo tipo de mídia e conteúdo dentro de uma rede social hoje, desde fotos e vídeos e até músicas, fazendo assim com que as redes sociais seja provavelmente o maior veículo de comunicação que existe.
E exatamente por conta de tudo isso, desse peso atrelado às redes sociais, que mais do que nunca empresas estão levando suas mídias mais a sério.
Toda grande empresa tenta ao máximo se comunicar com o seu público de uma forma natural, despojada e ao mesmo tempo direta, e com esse mundo mais conectado, elas estão enxergando finalmente que o método mais eficaz de se fazer isso é através das maiores redes sociais que existem.
Mas é claro que não é porque ficou claro que o caminho é esse que as pessoas sabem como percorrê-lo. E ainda nos dias de hoje muitas pessoas têm problemas sérios em conseguir fazer com que as redes sociais bombem.
Porém o que as empresas precisam ter em mente, é que mais do que uma forma de comunicação com o público, as redes são também uma forma de se conectar com eles, e se conectar é fidelizar clientes e expandir também a clientela.
Portanto, para que você não fique mais de fora dessa onda e possa fazer com que as redes sociais ajudem a impulsionar a sua empresa, não vamos dar algumas dicas de como cuidar das redes se forma contínua.
Publicações com regularidade
Já vamos avisar que cuidar de redes sociais, mesmo as empresariais, é um trabalho parecido com cuidar de uma horta. Você vai ter que cuidar delas “regando-as” como uma horta, com publicações frequentes, todos os dias e até mais de uma vez por dia dependendo do seu segmento.
Isso é claro exige um trabalho de criatividade para que você tenha conteúdo para postar, e também até um trabalho artístico na hora de elaborar imagens para serem postadas juntos de textos.
Então tenha em mente que você vai precisar ser criativo, ou então seguir nossa próxima dica.
Contrate uma empresa de Marketing
Se você pensa que não vai dar conta de pensar tanto assim em publicações ou mesmo tem medo de perder o timing das postagens, você pode sempre contratar uma empresa que presta o serviço de fazer tudo isso por você.
Empresas como a INSIDE DIGITAL trabalham para garantir que o cliente tenha o melhor contato possível com o cliente, e isso envolve as redes sociais também.
Empresas que têm foco em cuidar de mídias sociais vão ajudar na elaboração de textos, de imagens e de posts em geral, o que tira das costas do proprietário da empresa o peso de lidar com uma mídia que ele pode não ter conhecimento específico sobre.
Use os dados a seu favor
Se você usa as redes sociais de uma forma mais profissional, você pode ter acesso a dados que podem ajudar você. Redes como Facebook e Instagram monitoram muitas coisas específicas que podem ajudar você.
Por exemplo, neles você pode saber qual é a faixa de idade das pessoas que mais olham seu conteúdo, dizer qual o horário em que isso mais acontece, os dias em que mais acontece.
Todas essas informações são fundamentais para que você possa fazer o melhor uso das suas redes, como saber qual é o seu horário de pico para estar sempre postando, saber com qual tipo de público você está lidando.
Interaja com o público
Você certamente já ouviu falar da palavra engajamento. E o engajamento só vem com a interação do público, então porque a sua página não toma iniciativa em cima da interação?
Responda comentários feitos, crie conteúdos interativos como caixas de perguntas e enquetes, faça seu público sentir que a sua conta é realmente viva e se comunique de volta e não só um buraco vazio onde eles jogam seus comentários.
A participação gera engajamento, que consequentemente vai fazer com que a sua página tenha mais alcance ainda.
Brinque com as emoções
Em relação ao teor das suas postagens, não existe uma regra específica sobre ser mais sério ou ser mais engraçado. Na verdade, tudo pode ser útil contanto que você gere emoção.
Qual emoção combina mais com o seu nicho? Talvez Posts mais motivacionais, talvez com um tom mais feliz ou até engraçado.
Tudo vai depender do tipo de emoção que você quer gerar no público, bem como qual tipo de emoção funciona melhor com o público que você tem.