Para as pessoas que vivem no âmbito empresarial, a rede de contatos ou networking é de fundamental importância, não só para a prospecção de novos clientes, como também para a manutenção dos que já se tem. Entretanto, a 4blue identificou os principais erros que os empreendedores cometem com os clientes e que podem diminuir as vendas das empresas e também a melhor propaganda que pode ser feita: a indicação feita por um cliente satisfeito.
Um dos erros mais comuns é a falta de contato pós-venda. A criação e manutenção desse relacionamento com o cliente durante o processo de venda e após a transação pode ser um fator diferencial que pode ampliar o seu faturamento. Isso porque um cliente satisfeito e que tem contato constante com a empresa compra mais vezes, além da indicação para outros possíveis compradores.
Outro erro que pode acontecer remete às redes sociais e seu uso. Separar a rede social pessoal da profissional é importante, e você deve focar na produção e compartilhamento de conteúdo que é específico do seu produto e para o nicho dos seus clientes. Em um exemplo simples, para facilitar a compreensão: Qual a necessidade de comemorar o dia do contador quando sua empresa é de venda de roupas? Por isso, encare ass redes sociais da sua empresa como parte estratégica do seu negócio, e conhecer muito bem o seu público na hora de planejar o seu conteúdo é extremamente importante.
Segundo a 4blue, o tratamento com o cliente também pode ser o divisor de águas entre o sucesso e o fracasso de uma empresa. “Coloque-se no lugar do cliente e se questione se você, enquanto comprador, gostaria de ser tratado apenas como mais um ou se um tratamento personalizado e humanizado não seria mais agradável e de maior rendimento? Tratar os clientes de uma forma especial para que eles se sintam bem pode parecer algo simples, mas que causa um grande diferencial”, comenta Renan Kaminski.
Os clientes são a chave principal de todo o processo de gestão empresarial, pois sem eles simplesmente não existiria mercado consumidor, com isso, a 4blue afirma que é importante acatar a opinião de quem usufrui do produto. Sejam comentários positivos ou não, o feedback fornecido pelos clientes é uma chave para melhorar e evoluir a empresa, além de mostrar ao comprador que a perspectiva dele é importante.
Por mais que algumas empresas ajam de maneira contrária, o cliente é o elo fundamental para o sucesso, pois sem público consumidor simplesmente não existe justificativa para a manutenção do produto ou do produtor. Sendo assim, o comprador é e sempre será a peça fundamental desse processo e o que irá causar a maior quantidade de benefícios quando for bem assessorado, tratado e respeitado.
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