Uma pauta enormemente considerada por empreendedores hoje seria utilizar seu dinheiro e lucro vindo de suas empresas para algo correto e que possa ajudar sua cidade, estado ou país. Empresas se sobressaem e ganham também autoridade ao fazer atos como esses, porém, sobretudo, se tornam mais humanas ajudando em causas diversas como contra a fome, contra o abuso de crianças e adolescentes, contra o abandono de animais, contra o abuso doméstico contra mulheres, contra a homofobia e mais. Sendo assim, há várias causas que uma empresa pode escolher para investir e várias instituições de caridade que visam ajudar pessoas e animais em situação de risco, oprimidos pela sociedade e incapazes de se defender.
Já que essa é uma pauta muito falada atualmente, muitas empresas ainda possuem dúvidas sobre a doação feita para uma instituição de caridade ou quais seriam outras formas que uma empresa pode ajudar essas organizações focadas em ajudar o próximo. O fato é que ainda há algum receio sobre onde vai esse dinheiro e como ele será utilizado, portanto o primeiro passo é sempre escolher determinadas organizações que demonstram ser sérias, já possuem resultados e demonstram investir, genuinamente, com o dinheiro doado e itens obtidos através do tempo por meio de apoio de diversas pessoas e empresas.
Quando uma empresa obtém uma organização de confiança e decide doar, ainda há uma questão: Existe um benefício para empresas que apostam em doar bens como itens, dinheiro ou comida para organizações? Apesar do que muitos imaginam, existem leis específicas que, sim, podem beneficiar as empresas que apostam nessas ações de caridade. Essas leis são as chamadas leis de incentivo fiscal e quase todos os setores podem se beneficiar dessas leis ao fazer ações periódicas de caridade para institutos comprovados.
Antes de fazer uma ação caridosa, porém, é preciso consultar sempre tudo sobre a organização de escolha, portanto ter a ajuda de uma consultoria que conecta empresas, governos e organizações promovendo projetos sociais e direito, como a Yabá Consultoria, é o mais ideal para garantir que a organização seja de fato real e confiável.
O que são as leis de incentivo fiscal?
As leis de incentivo fiscal são uma forma de isenção fiscal criada pelo poder público. Assim, ao invés de pagar todos os impostos ao governo, as empresas que fazem doações para projetos sociais e culturais têm parte desses tributos deduzidos. Ou seja, o empreendedor escolhe o projeto que deseja investir, como uma organização de sua cidade ou utilizando leis de incentivo fiscal como a Lei do Audiovisual, a Lei de Incentivo ao Esporte e a Lei Rouanet. Vale notar que além dessas leis citadas, existem várias outras para um empreendedor escolher.
Quais são alguns incentivos fiscais para empresas que ajudam instituições de caridade?
Um empreendedor pode escolher entre diferentes incentivos fiscais para que sua empresa invista em alguns setores de caridade do Brasil, o que ajuda o estado, a cidade e também o próprio país em si. É preciso notar as principais e mais conhecidas leis de incentivo fiscal, sendo elas: a Lei do Audiovisual, a Lei de Incentivo ao Esporte e a Lei Rouanet.
Lei do Audiovisual
A Lei do Audiovisual ou Lei 8.685 de 1993 visa que as empresas ofereçam uma verba de caridade para pequenos produtores de vídeos, filmes, curtas, documentários e outros tipos de mídia audiovisual.
Lei Rouanet
A Lei Rouanet, Lei 8.313 de 1991, tem como seu principal intuito investir em projetos artísticos como peças de teatro, musicais, filmes longos, curtas e várias outras formas de manifestação cultural usando a verba oferecida pelos contribuintes.
Lei do Incentivo ao Esporte
Essa lei já demonstra em seu próprio nome seu objetivo: utilizar a verba oferecida por empresas para impulsionar o esporte brasileiro. As instituições devem enviar seus projetos para a Secretaria Especial do Esporte, para que possam ser aprovados.
Como uma empresa pode ajudar uma instituição de caridade: veja 3 maneiras
Uma empresa pode investir em todas as leis de incentivo fiscal citadas, porém há também outras maneiras de investir em causas sociais que podem beneficiar a sociedade brasileira como um todo.
Dar apoio para pequenos negócios locais
Oferecer verba para pequenos negócios locais, como lojas que acabaram de abrir, pequenos empreendedores que estão em crescimento, entre outros, pode ser ideal para que a economia local cresça. Portanto, oferecer verba para essas empresas e pessoas é uma causa nobre.
Ajudar em campanhas de conscientização
Investir em campanhas de conscientização como contra a violência doméstica, contra a homofobia ou transfobia, maus-tratos contra animais ou crianças e mais é uma forma de investir na educação do povo sobre assuntos delicados utilizando campanhas online e físicas com informações concretas feitas em parceria com uma organização.
Oferecer doações periódicas
Oferecer doações todos os anos para determinadas organizações de uma causa que a empresa apoia é uma forma de mostrar humanidade, consideração e consciência dentro da empresa. Os colaboradores também podem ajudar com parte do dinheiro, caso quiserem.