10 franquias para investir com o 13º salário e começar 2025 empreendendo

11 min. leitura

Com o crescimento do mercado de franchising, transformar o dinheiro extra do final do ano em um negócio próprio nunca foi tão promissor.

O setor de franquias no Brasil continua em expansão acelerada, mostrando sua força e capacidade de adaptação às mudanças do mercado. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento registrou um aumento de 12,8% no faturamento em 2024. No segundo trimestre, a receita saltou de R$ 54,253 bilhões para R$ 61,205 bilhões, enquanto no acumulado do semestre o crescimento foi ainda mais expressivo: 15,8%, alcançando R$ 121.766 bilhões. Esses números refletem a resiliência do franchising e sua habilidade de atender às novas demandas dos consumidores, atraindo cada vez mais investidores em busca de negócios estruturados e seguros para empreender.

Para quem trabalha em regime CLT, o final do ano representa um dinheiro extra entrando na conta: o 13º salário. De acordo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) esse valor deve injetar na economia brasileira cerca de R$321,4 bilhões.

Para muitas pessoas, esse é o momento perfeito para investir no seu próprio negócio e começar 2025 sendo seu próprio patrão. Pensando nisso, listamos 10 franquias com modelos de negócio acessíveis e suporte completo, ideais para quem quer começar o ano novo empreendendo.

1- Jan-Pro
A Jan-Pro é uma empresa de limpeza dedicada a oferecer o mais alto padrão em serviços de limpeza comercial e a criar oportunidades de negócios rentáveis através de franquias. Nascida nos Estados Unidos e com mais de 30 anos de experiência, chegou ao Brasil em 1991, hoje está presente em 8 países e conta com mais de 10 mil clientes. Possui um conjunto completo de processos de limpeza, sistemas de suporte e padrões de atendimento ao cliente. A trajetória da rede é marcada por inovação e compromisso com a excelência.

Investimento inicial: a partir de R$ 20 mil
Faturamento médio mensal: a partir de R$ 30 mil
Prazo de retorno do investimento: 12 a 18 meses

2- Duo Gelatto
Fundada em 2017, a Duo Gelatto é uma rede de franquias especializada em sorvetes, açaís e picolés. A linha de produtos é diversificada com mais de 100 sabores exclusivos, com fabricação própria (incluindo uma linha zero açúcar), 70 opções de toppings, além de milk-shakes e o açaí do Pará, 100% natural. O modelo de negócio inclui sorveterias e açaiterias com espaços amplos de até 400 m² e mais de 100 assentos, focados na experiência do cliente com brinquedotecas, espaços pet friendly e ambientes instagramáveis, ideais para famílias. A Duo Gelatto entrou para o franchising em 2023 e, atualmente, já conta com 24 lojas em operação no estado de Goiás.

Investimento inicial: a partir de R$250 mil,
Retorno médio mensal: a partir de R$70 mil até R$150 mil
Prazo de retorno: de 16 a 18 meses.

3- Ixer

Fundada em 2018, a Ixer é uma intermediadora de benefícios na área de saúde e bem-estar com preços acessíveis e atuação nacional. Atualmente, a rede conta com 05 unidades pelo Brasil e oferece aos investidores um formato de microfranquia home based e que dispensa a contratação de funcionários. Seu modelo de negócio, que atende tanto o público B2B quanto B2C, requer o investimento inicial de apenas R$ 57.890 mil. Nele, o franqueado atua como um Gestor Comercial, sendo remunerado através de comissionamentos recorrentes pelos contratos fechados através da plataforma IXER, que oferece serviços de grandes parceiros como SulAmérica, Conecta Saúde, Total Pass e muito mais.
Investimento inicial: R$ 57.890
Faturamento médio mensal: R$ 120.000,00
Prazo de retorno: em até 12 meses

4- YES! IDIOMAS
Com mais de 50 anos de história e mais de 200 escolas em 16 estados e no Distrito Federal, a YES! Idiomas é uma rede especializada no ensino de idiomas. Atualmente, a marca oferece quatro modelos de franquias para os interessados em empreender no setor de educação, sendo dois deles como microfranquias. O primeiro é o Modelo Educacional, voltado para instituições de ensino que desejam incorporar o padrão YES! Idiomas em um espaço de até 50m². A rede ainda oferece a opção de investir em escolas nos tamanhos variados para atender a diferentes demandas populacionais, como o Soft (120m²/100mil habitantes). A marca possui um investimento inicial a partir de R$ 30 mil, com um faturamento estimado em R$ 40 mil.

Investimento inicial: Modelo Educacional: a partir de R$ 30 mil; Soft: a partir de R$ 98 mil.
Faturamento médio mensal: Modelo Educacional: R$ 40 mil; Soft: R$ 60 mil.
Prazo de retorno: de 18 a 24 meses para todos os formatos

5- FOLLOW ME Idiomas
A Follow Me Idiomas, que pertence ao Grupo BDC – holding detentora das redes de franquias YES! Idiomas e Cor e Unha, é uma escola de idiomas que aposta em franquias no modelo low cost, ou seja, com alta rentabilidade e baixo custo. O investimento para adquirir uma franquia da rede é a partir de R$ 58 mil, com projeção de receita mensal de R$25 mil mensal. A metodologia FOLLOW ME concilia visões de ensino tradicionais com técnicas modernas para eliminar a timidez dos alunos iniciantes e incentivar que ele participe de forma consciente do seu processo de aprendizado.

Investimento inicial: a partir de R$ 58 mil – Modelo Flex (duas salas), espaço médio de 80m²
Faturamento médio mensal: R$ 25 mil
Previsão de retorno: 18 a 24 meses

6- Maria Açaí
A Maria Açaí conta com uma operação dark kitchen da rede de franquias – um modelo voltado exclusivamente para o delivery, com 2 cozinhas de 12 a 15m² oferecidas na plataforma: uma disponível para a venda de açaís artesanais, e a outra com sucos, saladas de frutas, salgados, entre outros itens. A franquia é uma opção mais econômica para o franqueado, pois não conta com salão, comunicação visual e mobiliário.

Investimento inicial: R$ 89.000
Faturamento médio mensal: entre R$ 25.000 e R$ 30.000
Prazo de retorno do investimento: a partir de 24 meses

7- MUNDO DI CHOCOLATE
Fundada em 2021 na cidade de Joinville (SC), a Mundo Di Chocolate é uma rede de franquias que aposta no conceito inovador de fondue express. Além do seu carro chefe, que gira em torno dos produtos à base de cacau sustentável e livre de gorduras artificiais, a marca ainda oferece gelato natural, sorvete, açaí e salada de frutas. Com 50 unidades espalhados pelo país, a Mundo está no sistema de franchising desde o seu nascimento com o formato de quiosque para shoppings centers. O modelo de negócio requer o investimento inicial a partir de R$ 119 mil.

Investimento inicial: a partir de R$ 119 mil (modelo quiosque)
Faturamento médio mensal: R$ 45 mil
Prazo de retorno do investimento: a partir de 12 meses

8- Luah Semijoias

A Luah Semijoias, rede tocantinense especializada em acessórios banhados a ouro e prata, conta com 13 unidades em seis estados, todos na região Nordeste do país. A marca disponibiliza dois modelos de negócios para os interessados em investir em uma franquia de moda,entre eles, está o de microfranquia home office. Este formato permite que a franqueada trabalhe em casa por até 10 meses, até que consiga se capitalizar para inaugurar uma unidade física e aumentar os lucros.

Investimento inicial: a partir de R$ 120.000
Faturamento médio mensal: R$ 90.000
Prazo de retorno do investimento: de 9 a 15 meses

9- Porto do Sabor
O Porto do Sabor é uma rede especializada em alimentação saudável com 26 de hostória. A marca deu início as suas operações no sistema de franchisng em 2013 e hoje já conta com 37 unidades pelo Rio de Janeiro. O açaí e a torta integral de frango são os carros-chefes, mas além dos lanches rápidos, a rede também oferece um mix de produtos para as principais refeições do dia. O Porto do Sabor oferece o formato microfranquia, que requer um investimento inicial de R$ 135 mil, com faturamento médio mensal de R$ 40 mil.

Investimento inicial: a partir de R$ 135 mil
Faturamento médio mensal: R$ 40 mil
Prazo de retorno do investimento: 28 a 36 meses

10- Aiqfome
O aiqfome é um aplicativo de delivery que atua principalmente em cidades do interior. A rede opera com um modelo de negócio home based, de baixo investimento, no qual o franqueado comercializa o aplicativo para os restaurantes da região. Foi o 1º app de delivery do Brasil, atualmente o 2º maior do país, líder no interior, com mais de 6 milhões de usuários e mais de 33 milhões de pedidos por ano. Desde 2020 integra a vertical food do Grupo Magalu. Período de implantação em até 2 meses.

Investimento inicial: a partir de R$ 41 mil
Faturamento mensal: em média R$60mil
Prazo de retorno: em média 18 meses

Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso