Você conhece a origem do carnaval?

2 min. leitura
O Carnaval brasileiro reúne milhões de pessoas de vários lugares do mundo

No dia 20 de fevereiro, foliões vão às ruas de todo o país para celebrar uma das maiores festas do Brasil, principalmente no Rio de Janeiro, Bahia e São Paulo. Apesar da festa brasileira ser destaque entre os gringos, a origem do Carnaval, ou “Festival da Carne”, veio de festivais pagãos da Grécia, Egito e Roma. Na idade Média, se popularizou e avançou com os bailes de máscara pela Europa.

A festa, no entanto, foi extremamente criticada e perseguida pela Igreja Católica. Somente no século XV, o Papa Paulo II admitiu o Carnaval, de uma forma diferente, com corridas de cavalos, confetes e vários tipos de brincadeiras. Além disso, para apaziguar a origem pagã, a data foi definida em torno da data da Páscoa, feriado tradicionalmente cristão.

Mas, afinal, como chegou ao Brasil? No século XVII, o “Entrudo”, trazido pelos portugueses, consistia em uma época de brincadeiras lúdicas e violentas, como jogar água, goma, lixo entre outras coisas nas pessoas pelas ruas. Foi apenas no século XIX, no Rio de Janeiro, que o Carnaval ganhou uma forma parecida com a nossa, com bailes de máscara em sociedades e clubes. Foi um período em que a festividade foi elitizada. Com o passar do tempo, a evolução das fantasias e os movimentos populares deram origem ao carnaval de rua no Brasil.

O Entrudo no Brasil

Hoje, além de festival, o Carnaval é feriado nacional, ainda respeitando a tradição dos 40 dias antes da Páscoa. Além disso, atrai turistas de mundo todo, seja para assistir as escolas de samba, participar dos blocos ou conhecer a riquíssima cultura brasileira.

Deixe um comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Avatar photo
Prosa & Verso