A médica Flavia Cohen (CRM-RJ 52753270) destaca que a vitamina B12 desempenha um papel crucial na formação de glóbulos vermelhos, na síntese de DNA e no funcionamento adequado do sistema nervoso. Além disso, ajuda na manutenção da saúde do cérebro e na prevenção de anemia megaloblástica, uma condição que provoca fadiga e fraqueza.
Como lembra a especialista, a falta de vitamina B12 pode causar diversos sintomas, que variam em intensidade, de acordo com o grau de deficiência. Alguns sinais incluem falta de ar e tontura; sensação de formigamento ou dormência, principalmente nas mãos e nos pés; problemas de memória e dificuldade de concentração, depressão, mudanças de humor, irritabilidade; distúrbios neurológicos, incluindo ataxia (dificuldade de coordenação) e, em casos graves, até demência; problemas digestivos, como perdas de apetite e peso; em situações críticas pode levar a danos permanentes no sistema nervoso.
Valores de vitamina B12
A médica aponta que os valores ideais podem variar dependendo do laboratório, mas estão entre 200 a 900 picogramas por mililitro (pg/mL), sendo considerados dentro da faixa normal. “No entanto, níveis abaixo de 200 pg/mL são considerados como deficiência, enquanto valores entre 200 e 300 pg/mL podem indicar uma deficiência leve ou subclínica. Os níveis devem estar acima de 500 pg/mL para garantir que o corpo tenha uma quantidade adequada de vitamina B12”, esclarece. Cohen explica que, se a deficiência de vitamina B12 for causada por uma dieta pobre em alimentos de origem animal (como em dietas veganas), a mudança nos hábitos alimentares pode ser suficiente, como aumentar o consumo de alimentos fortificados e suplementos. Contudo, nos casos em que a absorção de vitamina B12 é prejudicada (condições como anemia perniciosa ou após a cirurgia gástrica), a suplementação é geralmente necessária e pode ser oral, sublingual ou injetável, conforme a gravidade da deficiência e da capacidade do corpo de absorver a vitamina.
Não tome vitaminas por conta própria
Segundo a especialista, tomar vitaminas, incluindo a B12, por conta própria, é arriscado, pois tanto a deficiência quanto o excesso podem causar problemas à saúde. O uso inadequado de suplementos pode mascarar deficiências de outras vitaminas ou minerais e levar a diagnósticos tardios de condições subjacentes. “A suplementação excessiva de vitamina B12 pode causar efeitos colaterais como acne, reações alérgicas e, em casos raros, interferir em certos medicamentos. É sempre importante consultar um profissional de saúde para determinar a necessidade de suplementação e a dosagem correta, com base em exames laboratoriais e na avaliação clínica”, finaliza.