Visionárias da Educação: Aline Abreu Santana e Vanessa Pagnocca repensam o ensino bilíngue

Investindo em projetos educacionais bilíngues, Aline e Vanessa trazem inovação e inclusão para as escolas

5 min. leitura

No cenário atual, onde o bilinguismo tornou-se um diferencial estratégico tanto no mercado de trabalho quanto na formação educacional, Aline Abreu Santana e Vanessa Pagnocca destacam-se como precursoras de uma nova era no ensino de idiomas. Através da parceria da One Life – Consultoria Educacional e do Grupo Know How, elas têm implementado projetos educacionais bilíngues que desafiam o status quo, focando em escolas de classes média e baixa, ao contrário dos tradicionais programas que visam somente as instituições de elite.

A aprendizagem de uma segunda língua durante a infância é reconhecida por sua eficácia, dada a maior plasticidade cerebral dos jovens. Aline, gerente de conteúdo da One Life, aponta que “crianças expostas diariamente a uma língua estrangeira, como o inglês, conseguem, em poucos meses, comunicar-se em diversas situações cotidianas.” Este rápido desenvolvimento é a base dos projetos desenvolvidos por elas, que optam por integrar o bilinguismo de maneira orgânica e funcional no currículo escolar.

O diferencial das iniciativas de Aline e Vanessa é a personalização e a acessibilidade. “Nosso lema é ‘bilinguismo para todos!’ porque acreditamos na democratização do acesso a uma educação de qualidade”, afirma Aline. Essa visão é materializada ao adaptar os projetos às necessidades reais das escolas, que muitas vezes não possuem recursos para adotar os caros programas bilíngues disponíveis no mercado.

ALINE ABREU SANTANA E VANESSA PAGNOCCA

Vanessa, por sua vez, ressalta a abordagem integradora das propostas: “Estudamos o currículo da escola e desenvolvemos projetos que não só ensinam uma segunda língua, mas também preparam os alunos com habilidades necessárias para o século XXI”. Esta abordagem permite às escolas escolher entre utilizar o material didático existente na própria escola (com gestão do programa Know How) ou os recursos especializados oferecidos pela One Life & Know How, garantindo flexibilidade e inclusão.

Diretores de escolas que adotaram o projeto corroboram seu sucesso. A diretora e mantenedora na Escola Objetivo Educarte, por exemplo, menciona que optou pela implementação do projeto bilíngue do Grupo Know How com o objetivo de não apenas impulsionar o número de matrículas, mas também de enriquecer o currículo educacional oferecido pela instituição. Esta decisão busca atender “às crescentes demandas dos pais por uma educação que prepare melhor seus filhos para um mundo globalizado, além de ampliar as competências linguísticas e culturais dos alunos” – diz Vânia Guerreiro, diretora e mantenedora da Escola Objetivo Educarte. A introdução deste programa visa posicionar a Escola Objetivo Educarte como uma referência em educação com práticas bilíngues na região, atraindo assim um maior interesse de novos alunos e proporcionando-lhes vantagens competitivas significativas para o futuro.

ALINE ABREU SANTANA E VANESSA PAGNOCCA

Esses projetos não apenas transformam o panorama educacional das instituições participantes, mas também redefinem o futuro do ensino bilíngue no Brasil, tornando-o mais acessível e adaptado às diversas realidades socioeconômicas do país. Com essas iniciativas, Aline Abreu Santana e Vanessa Pagnocca continuam a liderar pelo exemplo, provando que a educação inovadora e inclusiva é não apenas possível, mas fundamental para o desenvolvimento integral das próximas gerações.

Confira os projetos educacionais da One Life – Consultoria Educacional e KnowHow Group.


Para saber mais sobre as empresárias:

Aline Abreu Santana, natural de São Paulo, SP, Brasil, lecionou Línguas e suas Literaturas por mais de 20 anos e também é escritora de livros didáticos e paradidáticos. Com uma sólida formação acadêmica, incluindo a obtenção do título de Mestra em “Science in Emergent Technologies in Education” pela MUST University, em Miami, FL, USA, Aline se dedica a projetos educacionais variados tais como projetos de vida, projetos bilíngues e treinamentos corporativos.

Não deixe de conferir também o currículo de produções acadêmicas da professora Aline Abreu Santana para conhecer mais sobre sua trajetória acadêmica e profissional em RESEARCHGATE  e LATTES.


Vanessa Pagnocca mestranda em “Master of Science in Emergent Technologies in Education” pela Metropolitan University of Science and Technology, Miami, FL, USA. CELTA teacher pela Universidade de Cambridge, Teacher Trainer and Coordinator trainer, especialista CLIL – supporting primary and secondary teachers in CLIL contexts, especialista em ensino do inglês como segunda língua, com especialização em Docência da Língua Inglesa pela Universidade FMU, Psicopedagoga pela Universidade São Marcos Formada em Letras pela PUC-SP, em Second Language teacher pela University of California, e pela Regency, na Inglaterra.

MARCADO: ,
Deixe um comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso