Virgin Orbit, consagrada empresa do setor espacial, contrata Miriam Rezende Gonçalves

4 min. leitura

Muito em breve, a nave espacial Cosmic Girl no Brasil e América do Sul

A escritora, jornalista e palestrante, Miriam Rezende Gonçalves, foi contratada como Consultora da operação que a empresa espacial Virgin Orbit pretende realizar no Brasil e na América do Sul.  

Agente de Inovação pelo estado de Minas Gerais e representante do Hub do Governo Federal, pelo Ministério da Economia e Sebrae, ela é formada em Comunicação Social, pós-graduada em Argumento e Roteiro pela FAAP- Fundação Armando Alvares Penteado, é especialista em Dramaturgia e atualmente cursa MBA em Marketing e Gestão Pública. Miriam é colunista espacial da revista Tecnologia & Defesa, principal publicação sobre Forças Armadas do Hemisfério Sul.

Ceo da startup AgroSpace, ela trabalhou como produtora de televisão em diversas séries, minisséries novelas e relitys shows da Rede Globo, como por exemplo, Minissérie JK, Fantástico, Lolo e Tavinho, Casos e Acasos, Começar de Novo, e Auto Esporte, este último formatou quadros e atuou na mudança de linguagem do PGM de jornalismo para entretenimento.

Com a missão de desmistificar e popularizar a astronáutica, escreveu e publicou um livro de ficção sobre o Programa Espacial Brasileiro. Resultado de um dossiê e muita pesquisa sobre o tema, o livro foi elaborado com o objetivo de informar e estimular jovens e, principalmente, ajudar a convencer a opinião pública da importância de se realizar investimentos no setor de tecnologia e alta-tecnologia. Miriam viajou o país realizando sessões de autógrafos.

Com uma linguagem simples, a autora desmistifica e atua com relevantes quebras de paradigmas e representatividade feminina, cumprida com louvor, em uma área onde o masculino praticamente predomina e envolve altas patentes e segurança nacional. É Local lead do Nasa Space App Challenge em Uberlândia e em São Luis do Maranhão, além de jurada e mentora do maior hacketon do planeta em outras localidades do Brasil, atuante nas universidades e escolas públicas como principal fomentadora precursora  do tema no país.

Há quase duas décadas, foi moralmente compelida a abraçar a causa espacial brasileira quando uma tragédia se abateu sobre sua família. O acidente com o foguete VLS, no Centro espacial de Alcântara que vitimou a nata dos cientistas brasileiros. Uma das 21 vítimas fatais era seu primo. Sua tia, foi se recuperar da tragédia em sua casa e desde então Miriam ingressou em uma jornada que hoje a colocou em um patamar significativo no segmento.

A Virgin Orbit é uma empresa do Grupo Virgin, do bilionário sir Richard Brason, amigo pessoal de Elon Musk. A empresa tem capital aberto na bolsa Nasdaq e anunciou que possui licença oficial para realizar operações na base espacial brasileira. Por meio desta empresa, o Brasil tem a chance de entrar bem posicionado na corrida espacial que se apresenta mundo afora. Miriam irá realizar um trabalho de pesquisa e irá acompanhar um escritório de advocacia, com as tratativas contratuais da empresa com a FAB – Força Aérea Brasileira. Caso,  identifiquem um caminho viável para empresa vir para o Brasil, eles então irão instalar uma subsidiária para atuar no país e países vizinhos. Miriam teve seu nome ao lado de Brigadeiros da Aeronáutica de alta patente e foi a escolhida para conduzir tal empreitada.

Deixe um comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso