O promotor de justiça Mario Marques iniciou o seu apreço pela arte de maneira muito peculiar. Após viajar por mais de 70 países e conhecer inúmeros museus e diversos artistas diferentes, certamente o influenciou, porém ainda faltava algo. “Como artista plástico, descobri a pintura por acaso. Nunca gostei de desenho e não acreditava ter nenhuma aptidão na área das artes plásticas. Fui convidado por um grupo de amigos, todos Promotores de Justiça como eu, para ter aulas de pintura com a professora Nêga Scarambone. Resisti de início, mas depois aderi às aulas e pouco a pouco fui acreditando que teria um futuro como pintor, atividade totalmente diversa da minha profissão.”
Essa paixão foi incentivada e elogiada por amigos e parentes, fazendo contribuições importantes para o seu desenvolvimento artístico. O artista utiliza a arte para se expressar de maneira mais profunda e espontânea. “É o modo como me comunico com o mundo, através das cores e formas que crio na pintura, meio eleito para manifestar meus sentimentos mais recônditos, por vezes absolutamente inconscientes. O momento criativo, totalmente espontâneo e transcendental, não tem uma explicação racional e creio ser próprio e peculiar de cada artista.”
Para o artista a leitura e a maneira como cada espectador enxerga a arte é única, sendo um fruto de uma sensibilidade e vivencia dependendo do olhar de cada um. “A arte tem o poder de elevar o espírito para espaços insondáveis, despertando sentimentos e sensações que mudam e ampliam a nossa percepção do mundo e da realidade palpável.”
Durante sua caminhada como artista plástico, Mario conheceu o Curador Édson Cardoso e a AVA Galeria, através de um amigo que visitou uma das exposições do Curador em uma galeria na Barra da Tijuca. “Ele, então, me pediu fotos de minhas obras e, de pronto, se mostrou interessado em me assessorar no que fosse necessário na promoção do meu trabalho, através de mostras e exposições, me convidando a participar da BELA Bienal em 2021, quando, então, se iniciou a nossa parceria. Tenho, desde então, participado de diversas exposições da curadoria do Édson, tanto no Brasil como no exterior.”
Fundada em 2005, a Ava Galleria é uma das mais conceituadas galerias de arte contemporânea de Helsinki. Localizada no corredor cultural da cidade, próxima ao Helsinki Art Museum, Taidehalli e Kiasma Museum of Contemporary Art. Organiza exposições locais e em colaboração com espaços culturais de outras cidades pelo mundo, como Osaka, Tóquio, Berlim, Londres, Porto e Rio de Janeiro. A Ava Galleria também participa, todo ano, da Artexpo New York e da International Contemporary Art Fair, no Carrossel do Louvre, em Paris e também já realizou exposições na sede da ONU em New York.