Com a chegada oficial da rede 5G mais e mais pessoas têm se perguntado sobre as vantagens e principais características do serviço em comparação com o já tradicional 4G. Segundo Carlos Rafael, professor de Sistemas de Informações da ESPM e especialista em telefonia móvel, o foco da nova rede é melhorar a experiência do usuário em todos os aspectos possíveis.
Como principais melhorias no atendimento, o especialista indica a latência, taxa de transferência e quantidade de dispositivos conectados por km².
“A rede 5G tem menor latência, quando há a diferença de tempo entre o início de uma ação e o momento em que os seus efeitos se tornam perceptíveis. A promessa é que o 5G atinja tempos de resposta na casa de 1 milissegundo. A menor latência significa menos atraso entre o envio de um comando e sua recepção ao destino, melhorando substancialmente o controle em tempo real de dispositivos remotos, como drones”, explica Rafael.
Já a taxa de transferência, segundo o especialista, grande conhecida de todos como taxa de download, promete entregar velocidade 100 vezes maior comparada ao 4G. A proposta é que o download de um DVD inteiro possa ser realizado em aproximadamente 4 segundos. A quantidade de dispositivos por km² também melhora bastante o acesso, com promessas de multiplicar de 200 a 250 vezes.
“Com o suporte a tantos dispositivos simultâneos, além de melhorar a conectividade, a nova rede ajuda a massificação da Internet das Coisas (IoT), já que mais dispositivos autônomos poderão acessar sem precisar de fios. Porém, essas vantagens vêm com um preço relativamente alto, quando provavelmente uma grande parcela da população precisará trocar de aparelho celular para ter acesso a rede”, finaliza.
Carlos Rafael é professor de Sistemas de Informações da ESPM e especialista em sistema de telefonia móvel. Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação (ITA) e graduação em Engenharia da Computação (USJT).
Sobre a ESPM
A ESPM é uma escola de negócios inovadora, referência brasileira no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração e Economia Criativa. Seus 12 600 alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação e mais de 1 100 funcionários estão distribuídos em cinco campi – dois em São Paulo, um no Rio de Janeiro, um em Porto Alegre e um em Florianópolis. O lifelong learning, aprendizagem ao longo da vida profissional, o ensino de excelência e o foco no mercado são as bases da ESPM.