Transformando eventos em experiências memoráveis: o poder do storytelling

Por Mônica Schimenes, CEO e fundadora da MCM Brand Experience

6 min. leitura

Nas últimas décadas, a forma como encaramos os eventos mudou significativamente. A experiência dos participantes ganhou destaque e, para acompanhar essa evolução, o storytelling vem se mostrando uma ferramenta poderosa na criação de eventos que deixam uma marca duradoura. Em nossa agência, temos compreendido a importância de estabelecer conexões emocionais entre o público e o propósito da marca ou o tema do evento, e o storytelling tem sido essencial para alcançar esse objetivo.

As narrativas bem elaboradas, que envolvem os espectadores, criam uma experiência significativa, tornando o evento mais interessante e estimulando interações no universo da empresa ou da marca. O objetivo é fazer com que, por meio das histórias, as marcas criem vínculos de afinidade com seu público, transformando os eventos em jornadas inesquecíveis e impactantes para todos os envolvidos.

Para desenvolver uma narrativa envolvente de storytelling em um evento, é fundamental integrar alguns elementos-chave. Em primeiro lugar, é preciso compreender profundamente o público-alvo, o propósito do evento e os valores e objetivos da marca. A sinergia com nossos clientes, nesse ponto, é fundamental: é o que chamamos de co-criar com propósito.

Um exemplo notável do poder do storytelling foi a Convenção da unidade de Soluções para Agricultura da BASF, que produzimos este ano. O evento reuniu mais de 700 pessoas, no Bourbon Atibaia Resort, em São Paulo, de forma presencial, com o objetivo de engajar e motivar colaboradores, transmitindo direcionamentos estratégicos de negócio. Enfrentamos o desafio de promover o reencontro e conhecimento de novos colaboradores, que até então estavam apenas no mundo virtual. Nossa missão foi trazer a emoção do reencontro após o hiato dos últimos anos, mostrando valor e reconhecimento por meio de homenagens a personagens importantes da história da empresa.

Através do storytelling, o evento conseguiu transmitir o legado da empresa, seu propósito e valores de forma envolvente e inspiradora. O público vivenciou uma experiência única, sendo parte de uma jornada emocional que ficará marcada em suas memórias por muito tempo.

A criatividade e originalidade também são impulsionadas pelo storytelling, garantindo que a mensagem seja compreendida e retida pelo público. Além disso, a integração de recursos tecnológicos inovadores, como realidade virtual, realidade aumentada, projeções mapeadas e experiências multissensoriais, proporciona uma conexão ainda mais profunda com os participantes.

Para alinhar a narrativa do evento com a identidade da marca de forma autêntica e transmitir mensagens-chave de maneira impactante, é preciso compreender profundamente sua identidade, posicionamento no mercado e o público-alvo. Há mais de 25 anos, buscamos desenvolver storytellings que se conectem ao público e reflitam os valores e a missão da marca, criando histórias que inspiram, divertem ou emocionam os participantes, sempre com um propósito alinhado à marca.

À medida que buscamos proporcionar experiências cada vez mais originais e imersivas, a evolução do storytelling na criação de eventos será impulsionada pela inovação tecnológica, pela personalização das experiências, busca por maior interatividade e impacto emocional. Adaptar-se às expectativas e necessidades do público do futuro será fundamental para oferecer eventos verdadeiramente memoráveis e transformadores.

Em resumo, o poder do storytelling na criação de eventos é imenso. Ao estabelecer conexões emocionais e desenvolver narrativas envolventes, marcas e empresas têm a oportunidade de deixar uma marca duradoura em seus participantes, gerando impacto, engajamento e uma experiência única e inesquecível.


Sobre Mônica Schimenes

Mônica Schimenes, é fundadora e CEO da MCM Brand Experience, grupo de comunicação integrada com atuação nacional e internacional, comprometido com a performance e responsável com a diversidade e inclusão, certificada com o selo de Igualdade Racial da Prefeitura de São Paulo. Em 2017, conseguiu elevar a empresa graças ao Programa de Mentoria para Fornecedores de Diversidade da Monsanto, pelo qual foram selecionados. Está presidente do Conselho de Empresárias da WEConnect International do Brasil, foi eleita “Mulher Empreendedora Global do Ano” pela WEConnect International, reconhecida como empreendedora Global pela IWEC International e é participante do programa Winning Women da EY. Com mais de 20 anos de experiência em gerenciamento de marketing, comunicação e eventos, é responsável por contas como: IBM Brasil, BASF, Johnson & Johnson, Nestlé, Google, Suvinil, Dell, Unilever e outros. Realiza importantes palestras, com os temas: “O Feminino da Voz”, sobre empoderamento feminino, “Essência”, uma palestra biográfica motivacional, “A voz sua marca”, sobre branding e “Todos os tons da Inclusão”, um convite aos temas, diversidade, inclusão e sustentabilidade. É musicista, cantora, casada e mãe do Léo

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