Faltando pouco mais de um trimestre para o fim de 2022, uma coisa é certa: no mercado de design de interiores, os tons terrosos dominaram as paletas de cores, principalmente quando combinados ao creme, ao off-white e ao amadeirado. De origem escandinava, a combinação entre tons monocromáticos mais claros e cores terrosas proporciona a sensação de conforto e receptividade aos ambientes, sentimentos muito procurados pelos adeptos do Slow Movement que virou tendência na cultura ocidental pós-pandemia.
Neste panorama, ganham destaque também os itens de decoração que carregam detalhes do design handmade, como mobílias e acessórios com caráter afetivo que levam trabalhos cuidadosos feitos artesanalmente para as salas, para as cozinhas e até para os banheiros. Com isso, materiais como linhas de costura que lembram peças feitas pelas avós, sementes de frutas típicas que carregam o sabor da infância e até o próprio barro, com o qual tantos nós gostávamos de brincar quando crianças, tornam-se artigos de decoração.
Outra tendência trazida à tona pelo design de interiores de 2022, para se combinar ao uso dos tons terrosos e dos itens feitos à mão, é a representação das raízes e da diversidade regional brasileira, principal aposta do setor de arte décor nacional para garantir que as peças que compõem o espaços decorados sejam carregadas de afetividade.
Especialista em arte décor, a curadora Malu Medeiros destaca o que motivou a valorização de tons terrosos, do design handmade e das peças que resgatam as raízes da brasilidade no segmento de decoração está intrinsecamente ligada à atual tendência de decoração afetiva. “Sabemos que a pandemia não foi completamente superada, mas ainda assim não estamos mais sob aquele temor que abalou o mundo entre 2020 e 2021. Esse período de isolamento e medo fez com que o mundo da arte, refletindo o movimento da própria sociedade, valorizasse mais o modo de vida slow, preocupado com os detalhes e com o afeto, o calor humano. Com a superação do período de auge pandêmico, agora, o slow se combina à alegria de podermos estar juntos mais uma vez, é isso que a valorização de alguns itens do segmento décor refletem” pontua Malu.
A estratégia do segmento tem dado certo, apostando nesta tríade, só no primeiro mês de 2021, as vendas de itens de decoração cresceram 10% em relação ao mesmo período do ano anterior. CEO de uma das líderes do segmento décor, a franquia de emolduramento premium Moldura Minuto, Antonio Viegas Filho fala da importância da compreensão de tendências na sociedade para internalizá-las aos produtos oferecidos. “Nós somos contadores de histórias, cada item de decoração que sai das nossas lojas tem que fazer sentido para o nosso cliente e por isso focamos cada vez mais na busca por representatividade e afetividade, ouvindo quem nos procura e coletando suas percepções. No final, enquanto brasileiros é muito comum compartilhamos sentimentos que têm potencial de se tornarem obras de arte”, pontua Antonio.
Sobre a Moldura Minuto
Criada em 1999 por Antônio Carlos Viegas, em São Paulo, a Moldura Minuto é a única do segmento a ter uma molduraria de luxo e uma galeria de artes e fotografias, com acervo exclusivo, em um único lugar. Para a marca, toda imagem e objeto têm uma história que deve ser contada, e não guardada na gaveta. Esse serviço inclui uma consultoria exclusiva, auxiliando o cliente a escolher cada detalhe da montagem ou da composição de quadros do ambiente. Atualmente, a companhia possui: 60 unidades situadas em 25 cidades brasileiras, estando presente em 16 estados do país; um estúdio de impressão para atender e garantir a qualidade premium em todos os serviços; e três unidades fora do Brasil, sendo uma no Paraguai, uma no Uruguai e uma na Bolívia. A Moldura Minuto é referência no segmento de decoração com quadros e serviço de emolduramento de alto luxo, contando com profissionais que desenvolvem e antecipam tendências no mercado de decoração com quadros.