Confira um passo a passo que pode ser implementado por quem deseja abrir um novo negócio
Começar um novo negócio pode parecer desafiador, especialmente para quem não tem experiência como empreendedor. Além de escolher a área de atuação, é necessário fazer uma pesquisa de mercado, calcular preço de venda, conhecer a concorrência e encontrar bons fornecedores.
Para conseguir uma lucratividade interessante é necessário investir em boas práticas de gestão e estar atento ao comportamento e às demandas dos consumidores.
Planejamento e definições iniciais do negócio
Antes de executar qualquer ação, o empreendedor precisa definir alguns aspectos básicos atrelados ao seu novo negócio:
- tipo de serviço ou produto que será vendido;
- como essa venda será feita — loja física, online ou ambos;
- se existe concorrência e qual é o volume;
- volume de consumidores que pretende alcançar;
- capital necessário para começar;
- os fornecedores com os quais precisa manter relacionamento;
- se pretende contratar funcionário desde o início das operações;
- regras e exigências para abertura do negócio — legalização.
Nesta etapa, a ideia é que o empreendedor colete o máximo de informações possíveis junto ao mercado. É necessário entender as necessidades dos consumidores, o potencial da concorrência, os diferenciais que podem ser explorados e os primeiros passos necessários para começar a trabalhar.
No que diz respeito à legalização do negócio, é importante já ter uma ideia das opções disponíveis, da carga tributária e das obrigações atreladas àquele modelo de negócio.
Embora o empresário não vá tomar grandes decisões neste momento, é interessante já ter acesso ao máximo de informações possíveis.
Captação de recursos
Na etapa anterior, um dos dados levantados foi o capital necessário para começar o negócio. Agora, é chegado o momento de avaliar a viabilidade de dar continuidade ao projeto do ponto de vista financeiro.
Além do investimento inicial para começar o negócio, é preciso manter em caixa um capital de giro que vai cobrir as despesas da empresa nos primeiros meses — período em que a empresa ainda não está autossuficiente.
Estudando o mercado e a concorrência
Para alcançar sucesso no novo negócio é indispensável conhecer o mercado no qual a empresa vai se inserir.
Embora já tenham sido levantadas informações na etapa inicial, agora é preciso avaliar com mais atenção o seu produto e como ele se posiciona perante o mercado e as empresas concorrentes presentes especialmente na sua região.
A ideia é avaliar se existe demanda para o seu produto/serviço. Faça pesquisas de mercado, conheça a opinião dos consumidores e entenda os pontos fortes e fracos das empresas que já atuam no segmento.
Entendendo o público-alvo
Quem será o cliente da empresa? Quais são as suas necessidades, interesses e preferências?
Aqui, a dica é traçar o perfil do cliente ideal, conhecendo o máximo de informações sobre ele. Use dados reais obtidos a partir de pesquisas para traçar o perfil dos seus futuros clientes.
Formalizando a empresa
Por fim, o último passo é a formalização da empresa. Para que o negócio opere de maneira legal, emitindo CNPJ e podendo fechar negócios com outras empresas é indispensável proceder a sua legalização.
Existem inúmeras opções de empresas que podem ser escolhidas conforme as características da sua nova empresa. Muitos pequenos empreendedores começam como microempreendedores individuais (MEI).
No entanto, o MEI tem algumas restrições quanto ao tipo de atividade e faturamento — há uma lista de ocupações permitidas e o faturamento não pode ser superior a R$ 81.000,00 por ano.
Além do MEI, existem alternativas como o Empresário Individual (EI), a Sociedade Limitada Unipessoal (SLU), entre outros.
Neste momento, é interessante procurar o auxílio de um contador que poderá avaliar as particularidades do negócio e orientar com relação às escolhas para que elas sejam interessantes do ponto de vista tributário e fiscal.