Tirando os planos do papel: como começar a empreender?

Aldair dos Santos
Aldair dos Santos - Social
5 min. leitura

Confira um passo a passo que pode ser implementado por quem deseja abrir um novo negócio

Começar um novo negócio pode parecer desafiador, especialmente para quem não tem experiência como empreendedor. Além de escolher a área de atuação, é necessário fazer uma pesquisa de mercado, calcular preço de venda, conhecer a concorrência e encontrar bons fornecedores.

Para conseguir uma lucratividade interessante é necessário investir em boas práticas de gestão e estar atento ao comportamento e às demandas dos consumidores. 

Planejamento e definições iniciais do negócio

Antes de executar qualquer ação, o empreendedor precisa definir alguns aspectos básicos atrelados ao seu novo negócio:

  • tipo de serviço ou produto que será vendido;
  • como essa venda será feita — loja física, online ou ambos;
  • se existe concorrência e qual é o volume;
  • volume de consumidores que pretende alcançar;
  • capital necessário para começar;
  • os fornecedores com os quais precisa manter relacionamento; 
  • se pretende contratar funcionário desde o início das operações; 
  • regras e exigências para abertura do negócio — legalização. 

Nesta etapa, a ideia é que o empreendedor colete o máximo de informações possíveis junto ao mercado. É necessário entender as necessidades dos consumidores, o potencial da concorrência, os diferenciais que podem ser explorados e os primeiros passos necessários para começar a trabalhar.

No que diz respeito à legalização do negócio, é importante já ter uma ideia das opções disponíveis, da carga tributária e das obrigações atreladas àquele modelo de negócio. 

Embora o empresário não vá tomar grandes decisões neste momento, é interessante já ter acesso ao máximo de informações possíveis.  

Captação de recursos

Na etapa anterior, um dos dados levantados foi o capital necessário para começar o negócio. Agora, é chegado o momento de avaliar a viabilidade de dar continuidade ao projeto do ponto de vista financeiro.

Além do investimento inicial para começar o negócio, é preciso manter em caixa um capital de giro que vai cobrir as despesas da empresa nos primeiros meses — período em que a empresa ainda não está autossuficiente. 

Estudando o mercado e a concorrência

Para alcançar sucesso no novo negócio é indispensável conhecer o mercado no qual a empresa vai se inserir.

Embora já tenham sido levantadas informações na etapa inicial, agora é preciso avaliar com mais atenção o seu produto e como ele se posiciona perante o mercado e as empresas concorrentes presentes especialmente na sua região.

A ideia é avaliar se existe demanda para o seu produto/serviço. Faça pesquisas de mercado, conheça a opinião dos consumidores e entenda os pontos fortes e fracos das empresas que já atuam no segmento. 

Entendendo o público-alvo

Quem será o cliente da empresa? Quais são as suas necessidades, interesses e preferências?

Aqui, a dica é traçar o perfil do cliente ideal, conhecendo o máximo de informações sobre ele. Use dados reais obtidos a partir de pesquisas para traçar o perfil dos seus futuros clientes.

Formalizando a empresa

Por fim, o último passo é a formalização da empresa. Para que o negócio opere de maneira legal, emitindo CNPJ e podendo fechar negócios com outras empresas é indispensável proceder a sua legalização.

Existem inúmeras opções de empresas que podem ser escolhidas conforme as características da sua nova empresa. Muitos pequenos empreendedores começam como microempreendedores individuais (MEI).   

No entanto, o MEI tem algumas restrições quanto ao tipo de atividade e faturamento — há uma lista de ocupações permitidas e o faturamento não pode ser superior a R$ 81.000,00 por ano. 

Além do MEI, existem alternativas como o Empresário Individual (EI), a Sociedade Limitada Unipessoal (SLU), entre outros.

Neste momento, é interessante procurar o auxílio de um contador que poderá avaliar as particularidades do negócio e orientar com relação às escolhas para que elas sejam interessantes do ponto de vista tributário e fiscal. 

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