Talento Incluir aponta dicas para aumentar a acessibilidade nos setores de turismo e entretenimento

5 min. leitura

Programar viagens e passeios nas férias para pessoas com deficiência exige mais cuidados. Antes de sair de casa, é preciso ter certeza de que o local a ser visitado tem acessibilidade necessária para atender à pessoa com deficiência, a começar pelos sites. O aumento da inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho revela o crescimento do poder de consumo deste público.

Diante desse cenário, os setores hoteleiro, de entretenimento e turismo precisam cada vez mais estar preparados para atender com qualidade e de forma compatível com as necessidades de cada pessoa com deficiência.

Com o objetivo de tornar esses setores mais inclusivo, Katya Hemelrijk, CEO da Talento Incluir — consultoria de diversidade e inclusão, pioneira no Brasil — aponta os principais cuidados para proporcionar uma experiência positiva para a diversão das pessoas com deficiência:

  1. “Acessibilidade é direito, não privilégio!”– para garantir esse direito, a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) n° 13.146\2015, de março de 2018, hotéis, pousadas, pensões, hostels entre outros, construídos a partir de 2/1/2018 devem adotar o desenho universal, conforme estabelece o artigo 45 da lei. As construções anteriores terão até dezembro de 2024 para se enquadrarem.
     
  2. É necessário pensar em algumas dimensões da acessibilidade para um atendimento inclusivo de fato. — Arquitetônica ou física, comunicacional, digital e principalmente atitudinal.
     
  3. É preciso investir em treinamentos para todos os funcionários e com isso promover a cultura de inclusão e tornar o atendimento a esse público um procedimento natural, respeitoso, superando as expectativas deles e daqueles que os acompanham.
     
  4. Aproximar-se espontaneamente do cliente com deficiência para entender as necessidades específicas e aproveitar a opinião deles para realizar as melhorias propostas
     
  5. Proporcionar a esse público a mesma experiência oferecida aos demais clientes, cuidando para o atendimento não ser exagerado com frases infantilizadas. Conhecer o tema para incluir vai levar essa experiência positiva.
     
  6. As pessoas com deficiência pesquisam na internet os estabelecimentos que dispõem de acessibilidade. Por isso, é fundamental que os sites também tenham os recursos digitais e comunicacionais acessíveis a todos.
     
  7. O grupo Talento Incluir criou o UinHub – primeiro e mais acessível marketplace (clique aqui) para pessoas com deficiência que oferece mais 800 produtos e ainda conta com dicas de viagens e passeios acessíveis, além de ser um ótimo lugar para quem quer vender ou comprar produtos e equipamentos para tornar suas instalações e espaços turísticos inclusivos.

“Acessibilidade em hotéis e estabelecimentos promove a inclusão e garante que a pessoa bem atendida terá uma experiência incrível junto à família ou quem a acompanha. A experiência marca a vida de todos. Pessoas com ou sem deficiência, gestantes, crianças, idosos e pessoas com dificuldades em locomoção também vão se beneficiar. A experiência positiva trará credibilidade ao local e a participação efetiva de um público que ainda é privado de diversão”, destaca Katya Hemelrijk, que é pessoa com deficiência e adora uma aventura.

Sobre o Grupo Talento Incluir

Grupo Talento Incluir é um ecossistema da diversidade e inclusão pioneiro no Brasil. Seu objetivo é promover a equidade nas relações empresariais e sociais por meio de diferentes unidades de negócios: a Talento Incluir Consultoria, com soluções focadas nos pilares de D&I Conscientização, Contratação, Carreira e Acessibilidade e Consultoria Estratégica de Marketing e Comunicação para pessoas com deficiência; a UinHub, o primeiro e mais acessível marketplace do mundo para pessoas com deficiência e a Talento Sênior, que colabora com a inclusão de profissionais 45+ no mercado de trabalho e o UinStock, primeiro banco digital e nacional para a produção e venda de imagens de diversidade da população brasileira pouco representada.

Fundada em 2008, a Talento Incluir Consultoria – a primeira empresa do grupo -, já inseriu no mercado de trabalho mais de 8 mil pessoas com deficiência, buscando sempre o desenvolvimento de carreira destes profissionais para que a inclusão aconteça de maneira profunda e verdadeira, gerando impactos positivos na vida destas pessoas e na sociedade. Em toda a sua trajetória, aplicou Programas de Inclusão 360º para formar e fortalecer a cultura de inclusão em mais de 400 empresas de diversos setores em todo Brasil, como Mercado Livre, Syngenta, Gol, Carrefour, Grupo Boticário, Raia Drogasil, Bradesco, Tereos, PwC PricewaterhouseCoopers, GRU Airport, AccorHotels, Avanade, WhirlPool (Consul e Brastemp) entre outras.

Para mais informações, acesse:

Talento Incluir (site)
Talento Sênior (site)
UinHub (site)
UinStock (site)

Foto: Lara Souto, pessoa com deficiência visual | Uinstock: Iza Guedes

Deixe um comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso