Sucesso nos anos 90, o álbum “Estrelinhas” ganha relançamento em comemoração ao dia das crianças

5 min. leitura

Um presente dos pais para filho. Foi assim que nasceu o CD infantil “Estrelinhas”, que é considerado um dos expoentes no cenário musical brasileiro voltado para as crianças e que vendeu mais de 150 mil cópias, recebendo selo de disco de ouro na época do lançamento em 1997/98. 

A ideia do álbum surgiu quando o produtor musical Carlos Savalla e sua esposa, a pianista e compositora, Raquel Durães, tiveram o primeiro filho e ficavam cantando canções de ninar para o recém-nascido. Sentindo falta de um disco que reunisse essas músicas com um foco para os pequenos, decidiram, com os próprios recursos e de maneira independente, lançar esse que seria um grande marco no mercado fonográfico brasileiro. 

Em 2022, com o objetivo de comemorar os 25 anos da Savalla Records, Savalla decidiu que era a hora do primeiro CD da gravadora ganhar uma remasterização e ser apresentado para um novo público, com a inclusão de uma faixa bônus, que não está presente nas plataformas digitais.

A versão remasterizada chegou nesta sexta-feira (7) em todas as plataformas digitais, via ONErpm

Ouça “Estrelinhas (Remaster 2022)

O produtor, que já trabalhou com grandes nomes da música brasileira como  Djavan, Erasmo Carlos, Legião Urbana, Os Paralamas do Sucesso, Pato Fu,  Davi Moraes , Roupa Nova,  entre outros, conta que para ele o sucesso do álbum “Estrelinhas” está relacionado com multiplicidades de ritmos nacionais presentes em um projeto voltado para o público infantil. “É um disco atemporal, se você ouvir ele hoje parece que foi feito recentemente. Ele é muito atual, tem muita música brasileira, muita instrumentação e ritmos nacionais. Além de ter muita coisa acústica então não soa antigo. Acho que por isso os pais, mães e filhos foram pegos em cheio pelo disco”, afirma. 

Com a participação de diversos artistas como Marcio Lott, Xixo Pupo, Jurema de Candia, Pedro Saint German, Marcos Amma, Rafael Prista, Zé Carlos Bigorna e uma seleção de canções como “O Sapo Não Lava O Pé”, “Cai Cai Balão”, “Ciranda Cirandinha”, “Se Essa Rua Fosse Minha”, além de músicas que foram compostas para o disco, a obra foi um sucesso. Prova disso é que uma geração de crianças cresceu ouvindo em casa e na escola esses sons.

Entre as canções originais, a música título do álbum que também tem o nome de “Estrelinhas”, foi a primeira música infantil composta por Raquel Durães. A artista que anos depois seria indicada ao Grammy Latino em 2008 pelo seu álbum de acalantos.

Carlos Savalla revela que recebeu depoimentos de fãs do álbum até de outros países. “Eu fiz a seleção de músicas baseado no que eu ouvia na infância e que queria que meu filho conhecesse. Fiquei muito feliz que meu filho gostou, o público brasileiro e de outros locais também. Recebi muitas cartas da Argentina, México, Uruguai e Chile de pais, professores e pessoas que eram mega fãs do disco”, declara. 

“Fiquei muito feliz e orgulhoso de um disco que fiz para o meu filho ter atingido muitas outras crianças. É um orgulho que eu sinto”, ressaltou Carlos.

Raquel Durães/Créditos: Divulgação

O videomaker, produtor cultural e motivo do surgimento do disco “Estrelinhas”, Pablo Savalla, fala sobre como foi ter ideia de que tinha um disco feito em sua homenagem. “A primeira vez que eu tive a noção maior do que isso significava foi uma vez na escola quando algum colega ou professor levou o CD e comentei que meus pais tinham feito e causou todo um frenesi entre os colegas”, brincou. 

Para Pablo, o relançamento de “Estrelinhas” é uma forma de prolongar e manter a arte viva na mente das pessoas. “Quando tive a ideia de relançar o álbum, achei que seria excelente maneira de comemorar os 25 anos da Savalla Records e dar de presente para o público a possibilidade de ouvir com uma qualidade melhor esse CD que foi tão importante para a minha família, gravadora e para a infância de tantas pessoas”, concluiu.   

“Estrelinhas (Remaster 2022)” já está disponível em todas as plataformas digitais via ONErpm.

Deixe um comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso