“Isso é música para os meus ouvidos.” Quem nunca ouviu ou proclamou essa frase? No cinema, nas animações, nas propagandas, as trilhas sonoras são sempre um ponto de destaque. Elas são capazes de trilhar o sentimento que a imagem desperta no espectador.
E como nasce uma canção? Ela é composta por elementos como letra e melodia, que, quando orquestrados, soam perfeitamente. Mas não existe uma fórmula mágica ou matemática para isso acontecer, sendo cada uma única. Seu processo criativo pode, por exemplo, começar com uma frase, ou uma sonoridade divertida, encaixada com alguns “lalalalaiá” no meio. Em outros casos, pode iniciar com uma ideia de melodia e ritmo.
No processo criativo das construções musicais, tudo começa com um rascunho. Há uma ideia de melodia em cima de uma harmonia acompanhada de trechos de letras e outras composições, assim começa a tomar forma. Criado isso, parte-se para as pesquisas sobre o tema do qual se trata a música, e depois sua finalização. Na sequência entram os arranjos, gravação, mixagem, masterização e, por fim, o registro da obra. Quando ouvimos uma música, temos o processo inteiro, sem muitas vezes nem perceber os pedaços que a formam .
Ao pensar e criar do zero, o repertório é um item-chave no processo criativo. Quanto mais referências de músicas, filmes, comerciais, livros e outros, você, mais inspiração – e, claro, não podemos subestimar o chuveiro como ‘muso’ de várias ideias.
Em especial as canções infantis são compostas de rimas, melodias calmas, letras de fácil memorização e com palavras repetidas, itens que ajudam a cativar os pequenos, além de humildade para focar no simples – e esses são alguns dos componentes do sucesso. É preciso também encontrar um equilíbrio entre as músicas que já são conhecidas e aclamadas, com os lançamentos, criando uma identidade musical daquele personagem, desenho ou animação.
É importante saber que uma vez que a obra é finalizada, ela ganha vida própria e surpreende nos caminhos e formatos que adquire. Nem sempre uma canção seguirá os passos que seu criador planejou quando a compôs. Como exemplo disto, o projeto Galinha Pintadinha inicialmente criado com o objetivo de resgatar o cancioneiro popular brasileiro, ganhou notoriedade comercial, o que ofuscou o objetivo inicial. É fundamental estar preparado para lidar com essas mudanças.
Pra lá de um produto de sucesso, a música também é um formato de terapia e ajuda também no desenvolvimento cognitivo infantil, relaxa os adultos, é um elemento presente em todas as fases da vida, trazendo brilho e alegria. Afinal, o que seria um casamento sem a marcha nupcial?
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*Por Marcos Luporini, músico, compositor e criador da Galinha Pintadinha galinhapintadinha@nbpress.com
Sobre a Galinha Pintadinha
Fenômeno da internet brasileira, a Galinha Pintadinha é hoje uma das marcas infantis mais queridas do mundo. Presente na vida dos pequenos desde cedo, ela é considerada o “primeiro personagem do bebê”, sendo uma das franquias mais fortes junto ao público pré-escolar de até cinco anos, com 100% de aprovação de pais, mães e das próprias crianças. Surgido de um vídeo no YouTube, em 2006, esse projeto musical viralizou na rede. Depois disso, toda a trajetória da Galinha está registrada em recordes de visualizações e parcerias de sucesso: cerca de 3 milhões de DVDs vendidos, centenas de produtos oficiais licenciados e mais de 33 bilhões de views dos canais em português e internacionais. Disponível nos principais serviços de streaming, como a Netflix, a personagem também está na televisão, na TV Cultura, no SBT e no canal Nat Geo Kids, com episódios especiais da série “Galinha Pintadinha Mini”, que traz novas historinhas, atividades educativas e conteúdos inéditos. Para mais informações, acesse https://www.galinhapintadinha.com.br