Sócios do Baixo Araguaia revelam estratégias que fizeram sair do vermelho no Podcast Elas Falam Tudo

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Raphael Martins e Daniel Bittencourt contam à apresentadora Elaine Azevedo como transformaram um bar tradicional da Zona Oeste do Rio de Janeiro em um case de sucesso com faturamento milionário

Na última terça-feira, 18, os sócios do Baixo Araguaia, Raphael Martins e Daniel Bittencourt, participaram do podcast Elas Falam Tudo, apresentado por Elaine Azevedo. No bate-papo, os empreendedores compartilharam a história do bar localizado na Freguesia, Zona Oeste do Rio de Janeiro. O estabelecimento, que já foi um “pé sujo” nos anos 80, superou uma dívida milionária e hoje é um case de sucesso, com faturamento anual de R$ 6 milhões. Além disso, eles também abordaram sobre as novas lojas que serão inauguradas em breve, ainda esse ano, no Jardim Botânico, na Zona Sul, e em Nova Iguaçu, na *Baixada fluminense.

Fundado em maio de 1980, o Baixo Araguaia passou por diversas transformações ao longo das décadas. Atualmente, está sob a direção de quatro sócios — Daniel Bittencourt, Eduardo Bruno, Raphael Martins e Vinicius Chita — que modernizaram o espaço sem perder a essência de botequim e restaurante. Entre as inovações implementadas, destaca-se a oferta de chope e batata portuguesa liberados na fila de espera, uma estratégia que cativou a clientela.

Com uma equipe de 26 funcionários, o Baixo Araguaia se consolidou como um ponto de encontro na região. Mas a trajetória até o sucesso não foi fácil. Os atuais proprietários assumiram o bar em março de 2023, herdando uma dívida de R$ 1,2 milhão. Raphael Martins explica como conseguiram reverter a situação. “Negociamos para assumir a dívida de R$ 1 milhão e investimos R$ 200 mil em reformas. Utilizamos o próprio faturamento do restaurante para pagar tudo. Não tivemos que aportar dinheiro extra, e a partir do quarto mês já começamos a lucrar não apenas operacionalmente, mas também após o pagamento de despesas não operacionais. Foi um crescimento muito significativo”, conta o empresário.

O Baixo Araguaia se destaca pelo seu compromisso com a gastronomia de qualidade e pela inovação. A churrasqueira de 6 metros de extensão é um dos atrativos do local, oferecendo uma experiência autêntica de churrasco. O cardápio também foi reformulado, trazendo opções inéditas como os pastéis de brasa.

Segundo Daniel Bittencourt, a ideia surgiu para atrair mais clientes no período noturno. “Sabíamos que o restaurante já era forte no almoço, mas precisávamos movimentar as noites. Criamos algo inédito: pastéis de brasa. Quem já viu pastel de pão de alho ou de coração de frango? Isso ajudou a fortalecer nossa presença noturna”, explicou o sócio.

As caipirinhas assinadas pelo mixologista Anderson Santos também são um diferencial. Entre os sabores, destaca-se a caipirinha de pé de moleque, a de tangerina e a sofisticada versão com vinho. Outro sucesso da casa é a “Terça da Lagosta”, quando os clientes podem saborear lagostas na brasa, mantendo a proposta do bar de transformar tudo em um churrasco memorável.

O episódio vai ao ar na segunda semana de abril, com um bate-papo descontraído e imperdível, sobre empreendedorismo e as novas lojas do baixo que serão inauguradas também no mês de abril.

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