Nunca tivemos os níveis de acesso à informação que temos hoje – ainda assim, não estamos necessariamente melhor informados. Para dizer a verdade, é mais complicado determinar se o que lemos é verídico ou não, principalmente porque o conteúdo enganoso pode vir de um grande número de fontes e até parecer produzido por mídia confiável.
O Índice Global de Desinformação (The Global Disinformation Index) estima que até US$ 235 milhões são gastos a cada ano financiando sites de desinformação. Portanto, apesar dos esforços das plataformas para identificar a desinformação, a popularidade dessas histórias costuma ser ampliada à medida que elas se espalham pelas redes sociais.
Está claro que a desinformação e as notícias inflamatórias são questões críticas no cenário atual da mídia digital. Mas por que as marcas deveriam se importar?
A resposta é simples: a publicidade ao lado de conteúdo duvidoso não apenas ajuda a financiar a desinformação, mas também pode prejudicar a reputação de uma marca. As páginas dedicadas às fake news buscam dar credibilidade ao seu conteúdo por meio de anúncios de marcas reconhecidas ou com certo prestígio – e essa estratégia é possível porque muitas empresas anunciam por meio de plataformas automatizadas. O problema é que os responsáveis por diferentes organizações podem perder o controle ao usar a publicidade programática, e os anúncios correm o risco de aparecer ao lado de conteúdo impróprio.
Mais da metade dos consumidores diz que deixaria de usar uma marca que aparecesse ao lado de notícias falsas ou enganosas, segundo levantamento da DoubleVerify. Por outro lado, a grande maioria dos consumidores (67%) interagiria com um anúncio publicado em um site de notícias confiável.
Por isso, é importante que as marcas, independentemente do seu tamanho ou histórico, tenham aliados estratégicos que as ajudem a evitar que apareçam ao lado de conteúdos inseguros ou impróprios. Você pode imaginar o que aconteceria se um anúncio de brinquedo infantil aparecesse em uma página adulta?
Para evitar esse cenário, apostar no brand safety é indispensável – ou seja, a segurança da marca, quando as empresas se preocupam como e com quem suas marcas estão associadas. Evitar que o nome da empresa esteja associado a ecossistemas indesejados é tão importante quanto brand suitability – este, por sua vez, dará margem para que as empresas façam uma adequação de um ambiente online para a veiculação dos anúncios sem prejuízo às suas imagens.
Da retórica inflamatória às notícias falsas, a natureza dinâmica e imprevisível do mundo digital torna fundamental garantir o alinhamento entre conteúdo e marcas. A construção da confiança tem se fortalecido como um componente chave na relação entre pessoas e marcas – portanto, estar presente em fontes de notícias confiáveis leva a uma melhor eficácia da publicidade.