Nesta quarta-feira, dia 15 de junho, Silvio Santos apresentou a 58ª edição do Troféu Imprensa. A premiação de maior credibilidade da televisão brasileira comtemplou os melhores de 2021 em diferentes categorias, juntamente com o Troféu Internet.
No Troféu Imprensa, os três mais votados do público foram apresentados em ordem alfabética aos jurados, que decidiram o melhor. Já para o Troféu Internet, o próprio internauta foi quem escolheu o seu favorito.
O corpo de jurados neste ano foi formado por jornalistas que representam alguns dos principais veículos de comunicação do país. São eles: Keila Jimenez (colunista do portal R7), Leão Lobo (apresentador da TV Gazeta), Fefito (apresentador do TV Fama e colunista do UOL), Cristina Padiglione (colunista do portal F5, da Folha de S. Paulo), Valença Sotero (jornalista da revista Caras), Márcia Piovesan (diretora da revista Ti Ti Ti), Flávio Ricco (colunista do portal R7), Sonia Abrão (apresentadora da RedeTV), Tony Góes (Colunista da Folha de S. Paulo), Nelson Rubens (apresentador do TV Fama) e Léo Dias (colunista do portal Metrópoles).
Silvio Santos também recebeu no palco artistas que foram premiados em outros anos e, desde então, não puderam vir pegar a estatueta por conta da pandemia de Covid-19.
A primeira a vir buscar o troféu foi Sophia Valverde, eleita a melhor atriz de 2018, pelo seu papel de destaque em as ‘As Aventuras de Poliana’. Atualmente em ‘Poliana Moça’, continuação justamente da novela que lhe rendeu a estatueta, ela falou da felicidade de trabalhar na emissora e o desejo de seguir atuando, sem deixar de lado os estudos.
“O estudo é sempre muito importante, então a gente sempre tem que ter uma segunda opção. Pretendo fazer alguma faculdade que eu goste, por exemplo, moda. Mas o que eu quero e pretendo continuar é vivendo da carreira de atriz”, comentou.
Depois, quem subiu ao palco foi Rebeca Abravanel. A filha de Silvio Santos, veio especialmente dos Estados Unidos, onde vive atualmente com o seu marido Alexandre Pato, para receber os Troféus Imprensa e Internet por ter sido a apresentadora que mais se destacou em 2018.
Ao lado do pai, Rebeca se disse honrada com o momento. “Vim especialmente para receber (o troféu)”. Ela também se divertiu ao responder a pergunta sobre o que tem feito da vida no momento. “Sou dona de casa. Estou cuidando do meu marido”.
Quem também marcou presença no Troféu Imprensa foi Carlos Alberto de Nóbrega. Há 35 anos no SBT, ele veio buscar a estatueta dada ao programa ‘A Praça é Nossa’, eleito pelos jurados o melhor humorístico na televisão, em 2018.
Silvio Santos brincou e arrancou muitas risadas de todos ao dizer que Carlos Alberto está com “o pé na cova”, perguntando quem irá substituí-lo quando ele falecer. Bem-humorado, o humorista respondeu: “O Marcelo (filho). Só que ele estará bem velho. Eu gosto de viver”, relatou durante um longo bate-papo com o apresentador e o jornalista Nelson Rubens, que foi o encarregado em entregar os troféus.
A próxima a receber os Troféus Imprensa e Internet, agora na categoria de melhor apresentadora de 2018, foi Eliana, que apareceu com um look deslumbrante, preparado para a cerimônia, como ela confidenciou ao apresentador. “Mandei fazer especialmente para você. Esse é um encontro de milhões. Faz dois anos e meio que eu não te vejo. Estava morrendo de saudades.
“Estou muito emocionada por estar aqui, por esse prêmio, por tudo. Pelas realizações como mulher, mãe, profissional… São 17 anos ininterruptos aos domingos falando com a família brasileira e eu só tenho que agradecer. Estou feliz demais”, completou.
Danilo Gentili também não conseguiu segurar as lágrimas durante o belo discurso dirigido ao comunicador no momento de buscar as estatuetas dadas ao seu programa ‘The Noite’, eleito o melhor de entrevistas de 2018. “Nunca puxei o seu saco, mas vou fazer isso hoje. Sou muito seu fã. Eu fico nervoso do seu lado, porque, além de ser seu fã, você é meu patrão. Então eu nunca sei se peço um autógrafo ou se eu vou ser demitido”, brincou antes de prosseguir. “Quero agradecer ao Silvio Santos por ter criado o SBT e a todas as pessoas que trabalham no SBT. Quando eu era criança, o SBT foi muito especial na minha vida e hoje ele continua sendo especial em outro nível. É o local onde trabalho e as pessoas que eu amo trabalham comigo”.
“Aqui a gente trabalha como uma família. Venho trabalhar com pessoas que eu amo, amigos meus… Hoje eu saio na rua e vejo crianças, adultos, velhos, casais falando para mim: ‘Eu adoro o seu trabalho. Seu trabalho faz diferença na minha vida. Chego em casa cansado, ligo a TV e consigo relaxar’. Aquilo que sentia quando criança, hoje posso passar para outras pessoas”, finalizou.
A última convidada da atração foi Patricia Abravanel. Irreverente e espontânea, ela recebeu o Troféu Imprensa de melhor apresentadora pelo ano de 2017 e chegou brincando com o pai sobre a escolha de seu look, antes de falar da alegria de estar no palco, mais uma vez, ao seu lado. “Ver ele aqui, hoje, já é algo muito especial”, declarou antes de dedicar a estatueta a toda as pessoas que trabalham ao seu lado.
“Estou representando aqui toda a equipe que trabalha comigo. Em todos os aspectos: as produções, o pessoal do figurino, conteúdo, o pessoal que faz cabelo, vestido… Tanta gente para me fazer apresentadora. Obrigada”, ressaltou.
Confira os ganhadores deste ano:
MELHOR CANTORA
Indicadas
Anitta
Luísa Sonza
Sandy
Ganhadoras
Troféu Imprensa – Anitta
Troféu Internet – Sandy
MELHOR PROGRAMA HUMORÍSTICO
Indicados
A Praça é Nossa
Perrengue na Band
Vai que Cola
Ganhadores
Troféu Imprensa – Vai que Cola
Troféu Internet – Vai que Cola
MELHOR PROGRAMA DE AUDITÓRIO
Indicados:
Hora do Faro
Programa do Ratinho
Programa Silvio Santos
Ganhadores
Troféu Imprensa – Programa Silvio Santos
Troféu Internet – Programa Silvio Santos
MELHOR NOVELA
Indicados:
Amor de Mãe
Gênesis
Um Lugar ao Sol
Ganhadores
Troféu Imprensa – Amor de Mãe e Um Lugar ao Sol
Troféu Internet – Um Lugar ao Sol
MELHOR APRESENTADOR DE TELEJORNAL
Indicados
Márcia Dantas
Renata Vasconcellos
Sikêra Júnior
Ganhadores
Troféu Imprensa – Renata Vasconcellos
Troféu Internet – Renata Vasconcellos
MELHOR ATOR DE NOVELA
Indicados
Chay Suede
Petrônio Gontijo
Selton Mello
Ganhadores
Troféu Imprensa – Chay Suede
Troféu Internet – Selton Mello
MELHOR PROGRAMA DE TV
Indicados
Caldeirão
Eliana
Programa Silvio Santos
Ganhadores
Troféu Imprensa – Caldeirão
Troféu Internet – Programa Silvio Santos
MELHOR JORNAL DE TV
Indicados
Jornal Nacional
Primeiro Impacto
SBT Brasil
Ganhadores
Troféu Imprensa – Jornal Nacional
Troféu Internet – Jornal Nacional
MELHOR ATRIZ
Indicadas
Juliana Paiva
Mariana Ximenez
Regina Casé
Ganhadoras
Troféu Imprensa – Regina Casé
Troféu Internet – Regina Casé
MELHOR PROGRAMA DE ENTREVISTA
Indicados
Lady Night
Que história é Essa, Porchat?
The Noite com Danilo Gentili
Ganhadores
Troféu Imprensa – Lady Night
Troféu Internet – Que história é Essa, Porchat?
MELHOR PROGRAMA JORNALÍSTICO
Indicados:
Fantástico
Opinião no Ar
Profissão Repórter
Ganhadores
Troféu Imprensa – Profissão Repórter
Troféu Internet – Opinião no Ar
MELHOR APRESENTADOR OU ANIMADOR DE TV
Indicados
Celso Portiolli
Luciano Huck
Silvio Santos
Ganhadores
Troféu Imprensa – Silvio Santos
Troféu Internet – Silvio Santos
MELHOR CANTOR
Indicados
Gustavo Lima
Jão
Zé Felipe
Ganhadores
Troféu Imprensa – Jão
Troféu Internet – Jão
Sobre a premiação
Criado em dezembro de 1958 pelo jornalista Plácido Manaia Nunes, o Troféu Imprensa dedica-se a contemplar àqueles que mais se destacaram no cenário artístico do ano anterior, na TV e na música.
Nos primeiros anos, a premiação era promovida pela revista São Paulo na TV e exibida por um pool de emissoras formadas por Tupi, Record, Paulista e Excelsior. Os veículos transmitiam a cerimônia ao vivo direto do Teatro Municipal de São Paulo.
Em 26 de dezembro de 1969, Silvio Santos passa a comandar o especial, sendo neste ano pela TV Tupi para o estado de São Paulo. A partir de 1971, a exibição passa a ser em todo o território nacional pela TV Globo, sendo a escolha dos melhores no final de cada ano e a cerimônia de entrega na metade do ano seguinte. O troféu, inicialmente em formato de cartão de visitas, torna-se uma estatueta dourada.
Desde 1981, a escolha e a entrega são unificadas em uma única edição anual pelo SBT.
Jornalistas dos mais importantes veículos de comunicação são convidados para a indicação, revezando-se periodicamente. Silvio Santos ganhou seu primeiro Troféu Imprensa de melhor animador de TV em 1969 e, ao longo dos anos, é dele o recorde de troféus com 30 pessoais e 22 do Programa Silvio Santos até 2021.
Além dele, destacam-se como grandes vencedores do Troféu Imprensa: Lima Duarte; Regina Duarte; Glória Menezes; Tarcísio Meira; Hebe Camargo; Gugu Liberato; Luciano do Valle; Roberto Carlos e Ivete Sangalo.
Nos anos de 1970, 1977, 1978, 1979, 1980, 2005, 2020 e 2021 não houve premiação. No ano de 1971 houve duas premiações, um referente a 1970 e uma referente a 1971.