Foto: divulgação
Arte Viva em MovimentoCulturaFernanda MagnaniViagem

Shakespeare’s Globe – Londres

O teatro Shakespeare’s  Globe é uma reconstrução do teatro original que foi construído em 1599 e demolido em 1644. Foi reaberto ao público em 1997 com uma produção de Henrique V.

Localizado às margens do rio Tâmisa, uma típica arquitetura do teatro elizabetano.

Foto: divulgação

Os espetáculos de Shakespeare são adaptados para os novos tempos. São remontagens contemporâneas que utilizam do argumento da obra clássica para dialogar com o mundo de hoje.

A última montagem de Romeu e Julieta era formada por elenco britânico e estrangeiro, com uma linguagem clownesca e músicas modernas. No ano 2000 a cia de teatro brasileira do Grupo Galpão, de Belo Horizonte apresentou sua doce versão circense de Romeu e Julieta e retornou em 2012 no festival Globe to Globe, com mais de 37 países, cada um se apresentou na sua língua.

O estilo elizabetano de teatro oferece cadeiras para o público nas laterais e o centro para o “povo” assistir em pé como no passado, com ingressos acessíveis à £5 às sextas-feiras.

As escolas britânicas organizam excursões para os espetáculos, onde os jovens desde muito cedo são estimulados à cultura. O espaço ainda é um centro educacional (estudos das obras literárias de William Shakespeare), oferecendo cursos, oficinas, workshops e visitas guiadas.

Foto: divulgação

Durante a Pandemia o teatro precisou recorrer à ajuda financeira da população para se manter vivo. Uma grande arrecadação foi feita pela internet. E ali está ele, pronto para as estreias e assim é, afinal os clássicos nunca morrem.

Definitivamente imperdível e essa arquitetura ao ar livre é mais uma construção que nos inspira nesses tempos.

Fernanda Magnani – Atriz, Professora de Teatro e Palestrante

You may also like

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.