Saiba tudo sobre a 1ª edição do AfroGames Favela Festival

5 min. leitura

Nos dias 09, 10 e 11 de dezembro, o Centro Cultural Wally Salomão, sede do primeiro Centro de Treinamento esports dentro de uma favela no mundo, recebe a 1ª edição do AfroGames Favela Festival. Promovido com patrocínio da Secretaria de Integração da Prefeitura do Rio de Janeiro, a feira de Geek & Games vai levar para o coração de Vigário Geral, uma favela no Rio de Janeiro, cultura e entretenimento. A programação é eletrizante e conta com : campeonatos de esports, Game Jam de desenvolvimento de jogos, concurso de cosplay, palestras e workshops com grandes nomes do cenário. Como destaque da programação, teremos a formatura de mais 150 alunos que acontece no sábado às 10 hrs. O evento tem, sorteio de brindes todos os dias e a entrada é gratuita.

Ricardo Chantilly, Diretor Executivo do AfroGames, aponta que o projeto nasceu com o propósito de democratizar o acesso à tecnologia: “Estamos muito felizes de poder trazer o mundo bilionário dos games para dentro de uma favela no Rio de Janeiro. Serão três dias de evento, que certamente vão ajudar a combater a desnutrição digital fornecendo as ferramentas para que o jovem de favela se sinta dentro deste mega universo. Temos certeza que esse é mais um importante passo para o nosso projeto, mostrando que favela é potência!”, finaliza Chantilly.

Na sexta, dia 09, o evento começa às 15hrs e os principais destaques são: o show da banda AfroReggae, oficina com a streamer Dayane ”Medusa” , com dicas valiosas de como utilizar as redes sociais, além de palestras de Luiz Queiroga e Eduardo Dutra, representantes da FÚRIA, eleita a melhor organização de esports do Brasil.

Já no sábado, 10, além da formatura, a Enel Brasil vai trazer mais informações sobre a terceira temporada da PlayEnergy , iniciativa global da companhia que este ano traz um desafio sobre questões climáticas e eletrificação. Desenvolvido em parceria com a Campus Party, o jogo Campeões do Futuro é voltado para jovens de 14 a 20 anos e traz premiações de até 1.500 euros para alunos e professores. Às 10h, no palco principal, Fernando Rodrigues, da Enel, vai explicar mais sobre o game. Um espaço de inscrições vai funcionar durante toda a tarde e, às 16h, será sorteado um notebook entre aqueles que se inscreverem durante o evento. Ainda no sábado, Wilson Melo ministra palestra com o tema: ”Dá para ganhar dinheiro criando jogos?”, e o streamer e criador Guilherme ”Dz7” Borges dará dicas de como se tornar um streamer.

O domingo, 11, será de grandes emoções. Vamos conhecer o vencedor da AfroGames Jam – Favela Festival. A maratona de desenvolvimento de jogos vai premiar em R$3 mil reais o time campeão. Vale destacar também o concurso de cosplay, que vai distribuir prêmios para as melhores fantasias e a palestra ”Como se tornar um caster” guiada pelos narradores Flávia ”Akakarota” e Will ”Blackwill.

O AfroGames foi criado em 2019, com o objetivo de capacitar e profissionalizar os jovens moradores de favela para atuarem no mercado dos esportes eletrônicos. O projeto atende a 500 alunos em suas quatro unidades e conta com o patrocínio da FUSION da Ambev, ENEL , IHS , da Secretaria Estadual de Esporte do Rio de Janeiro e da Secretaria de Cultura Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, copatrocínio do GE, Globo Rio e Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, apoio da GOL, Player 1,Warrior, Kingston, HyperX e DT3.

Para mais informações, siga as redes sociais do AfroGames no InstagramTwitter e no canal da Twitch.

Serviço:

Local: sede do AfroReggae – R. Santo Antônio – Vigário Geral, Rio de Janeiro – RJ, 21010-400
Datas: 9, 10 e 11 de dezembro
Horário: sexta feira à partir das 15:00hs
Sábado e domingo: à partir das 10:00hs

Deixe um comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso