O Rio de Janeiro deve receber mais de 350 mil turistas nacionais para o Rock in Rio 2022, de acordo com dados do Hotéis Rio. A rede hoteleira da cidade já registra uma taxa de ocupação média de 72% de quartos reservados no período do festival. A tendência é de que os números aumentem, já que alguns turistas deixam para fazer as reservas na última hora. O mesmo deverá ocorrer com a chegada dos turistas ao Rio, que devem usar preferencialmente o transporte por ônibus em função da alta nas tarifas aéreas.
Movimentação
A Rodoviária do Rio S/A estima que, de 2 a 12 de setembro, o terminal movimente 435 mil pessoas, entre embarques e desembarques. 87 mil pessoas devem chegar somente para participar do Rock in Rio, vindas, principalmente, de cidades como MG, SP, ES, Goiânia e Brasília (um total de 174 mil viagens, 40% do número total de passageiros neste período). No último Rock in Rio (2019), segundo dados da concessionária, foram 168 mil embarques e desembarques. “Estamos otimistas com a recuperação do movimento de passageiros após dois anos sem grandes eventos por conta da pandemia. O transporte rodoviário regular terá papel fundamental no atendimento a esta demanda reprimida pela capilaridade de sua operação e pela economia e segurança que oferecem ao viajante. Nesta edição do Rock in Rio devemos alcançar um volume de pessoas maior do que a edição de 2019 em nossas instalações”, celebra Beatriz Lima, porta-voz da concessionária Rodoviária do Rio S/A.
A Associação das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati) também acredita que o movimento, tendo como objetivo o festival, será maior que em edições anteriores. “São muitos os fatores que favorecem o aquecimento da demanda no modal rodoviário regular, circunstâncias como o preço dos combustíveis, a alta tarifa do aéreo, a segurança das empresas, certeza da partida e a ampla grade de horários oferecida, aliada à infraestrutura do terminal rodoviário carioca e a facilidade da conexão com o local do evento, tornam muito mais interessante vir para a cidade de ônibus de linha, isso é fato”, constata Letícia Pineschi, porta-voz da entidade. Para a Abrati, o cenário será ainda mais favorável e a previsão das empresas rodoviárias interestaduais é que 50% do volume total de passageiros transportados no período seja constituído pelo público do RIR. Todos os 700 mil ingressos do festival já foram vendidos e, em média, 60% deles foram comprados por pessoas de outros Estados do país. Isso comprova o potencial do turismo doméstico e a alta movimentação de pessoas pela Rodoviária do Rio.
Receptivo na Rodoviária do Rio
“Os turistas contarão com uma completa infraestrutura na Rodoviária do Rio. Além das instalações reformadas, climatizadas, segurança com monitoramento por câmeras 24h e muito conforto, a nossa área comercial, hoje se assemelha à um shopping. Temos mais de 55 lojas e serviços de alimentação como Bob’s, Spoleto, Giraffas e MegaMate, que acreditamos serão muito demandados pelo público que vai ou volta da Cidade do Rock”, complementa Marcel Rocha, diretor comercial da Rodoviária do Rio S/A. No local, o público também contará com equipes de atendimento treinadas, incluindo funcionárias bilíngues, e um balcão, no setor de desembarque, para a operação do serviço “Primeira Classe”, realizado em parceria com a Expresso Recreio. O terminal será, mais uma vez, um dos pontos de embarque oficiais do Rock in Rio para transporte do público até a Cidade do Rock. Os ônibus sairão da plataforma 58 (transporteprimeiraclasse.com.br).
Incentivo ao turismo interno
A Rodoviária do Rio participa, ainda, de uma ação do Governo do Estado (através da Secretaria Estadual de Turismo) e o Rock in Rio para incentivar o público que vem para o evento a conhecer destinos no interior fluminense. “Para aproveitar esse enorme fluxo de pessoas da Rodoviária do Rio, disponibilizamos o TurisRock que permite aos turistas conhecerem outras atrações e destinos do Estado, seja antes, durante ou depois dos shows. O programa oferece desconto de 30% na tarifa dos meios de hospedagem. A ação tem o apoio das instituições do trade turístico fluminense e pretende dar visibilidade aos diversos destinos do interior do estado”, ressalta Sávio Neves, secretário de Estado de Turismo. O projeto, que também é apoiado pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-RJ), pelos Conventions Bureau (CVBs) e prefeituras municipais, acontece de 20/9 a 13/10 para todas as cidades do Estado (https://turisrock.rio/). Até o momento, mais de 150 hotéis já aderiram. Ou seja, muitos que chegarão pela rodoviária devem “esticar” a sua permanência fomentando o turismo interno e utilizando o transporte rodoviário regular.
Busca por serviços de luxo no rodoviário
O momento é também muito favorável ao passageiro, dado que muitas empresas já receberam renovação de frota, outro fato até então represado pela pandemia, segundo dados dos fabricantes de veículos (FABUS) nos primeiros 6 meses de 2022 houve um aumento de 73% na aquisição de frota para empresas tradicionais que operam de linhas regulares, comparado ao ano de 2021. Segundo pesquisas do setor regular, houve um aumento de 12% na busca por serviços especiais (categorias de luxo em viagens rodoviárias) comparado ao período pré-pandemia. Os mais procurados são os ônibus de dois andares (DDs) cama ou leito total e cabines individuais. As empresas de ônibus voltaram a investir em frota como é o caso das que operam os trechos entre SP x RJ e BH x RJ que oferecerão aos viajantes do rock ônibus cama durante a madrugada, permitindo, inclusive, ao passageiro curtir o evento em bate volta.
Passagens de ônibus
Ainda há passagens para o período do Rock in Rio e os interessados podem adquirir os bilhetes no site oficial www.rodoviariadorio.com.br e obter descontos de até 40% em caso de compras com antecedência. Para consultar informações e tirar dúvidas, a Rodoviária disponibiliza o atendimento através de suas redes sociais no Facebook e Instagram (@rodoviariadorio), por telefone (21 3213-1800) ou e-mail sac@rodoviariadorio.com.br.