A centralização e a automação dos canais de contato de uma empresa ganham um aliado na tarefa de geração de leads e de negócios: a inteligência artificial. Nos últimos meses, aumentou a oferta de recursos tecnológicos que permitem aos empreendedores criar design gráfico, vídeos e outros materiais que impulsionam o marketing e a comunicação. O robô da inteligência artificial a serviço do robô que automatiza os fluxos comunicacionais.
O ponto de partida foi dado quando a OpenIA pôs no mercado o ChatGPT. Depressa, como cada vez mais tem ocorrido com as novidades tecnológicas, as funcionalidades foram ganhando adeptos e a solução se popularizou. Em que pese uma resistência inicial das bigtechs, que chegaram a defender freio no desenvolvimento da inteligência artificial até que seus efeitos possam ser melhor mensurados, de meses para cá gigantes como Microsoft, Google, Meta e Amazon passaram a tornar disponíveis recursos em IA que impressionam.
Principalmente para negócios de menor porte e com menos disponibilidade de recursos para investimentos em propaganda, marketing e comunicação de modo geral, as possibilidades de criação de peças por ferramentas de inteligência artificial representam um ganho e tanto. É o que avalia o especialista em Inteligência em Negócios Alberto Filho, sócio-fundador e CEO da Poli, plataforma de centralização e automação de canais de contato corporativos.
A própria solução tecnológica da Poli já proporciona um aumento substancial, seja para as empresas clientes, seja para os consumidores de tais empresas. Ela converge para um único sistema os diferentes canais de contato (WhatsApp, Instagram, Facebook, site), integrando-os aos diferentes setores de uma organização. “Isso elimina um dos principais motivos de aborrecimento do consumidor, que é o de repetir as informações cada vez que é transferido, ou em cada contato que faz com a empresa para resolver o mesmo assunto”, comenta Alberto Filho.
Além disso, essa plataforma de centralização e automação dos fluxos comunicacionais potencializa rapidez e alcance de conteúdos que o empreendedor deseja comunicar a seu público. Complementarmente, observa o executivo, vêm os recursos de inteligência artificial a facilitar a tarefa desse empreendedor. “Porque, agora, ele começa a ter em suas mãos ferramentas que criam logotipos para sua marca, design gráfico para seus materiais promocionais, jingles, vídeos, até mesmo construção de sites e análise de dados em planilhas e gráficos, entre outros materiais”, exemplifica.
Alberto Filho observa ainda um movimento na internet de profissionais e especialistas procurando destrinchar as ferramentas e suas funcionalidades, e compartilhar com o público como melhor aproveitá-las. “Em blogs, perfis em redes sociais como Instagram e Twitter (Agora o app X), canais de vídeo é possível encontrar dicas, tutoriais, um passo a passo mesmo de como criar esses materiais por meio da inteligência artificial.”
Nesse sentido, o CEO da plataforma dá duas orientações elementares: primeiro, o empreendedor estar antenado a essas inovações, de modo a melhor usufruir da inteligência artificial; depois, pensar em ações estratégicas, a fim de que construa materiais e conteúdos assertivos. “Para os negócios, abre-se um leque de instrumentos que facilitam a captação e fidelização de clientes. E, para estes, a possibilidade de um relacionamento mais estreito e alinhado com suas necessidades, junto às empresas”.
A Poli nasceu há cinco anos – foi fundada em 2018, em Goiânia. As soluções da plataforma abrangem todas as jornadas de vendas de uma empresa, incluindo chatbots, sistemas de pagamento, integração omnichannel, criação de anúncios no Facebook Ads e o envio em massa de mensagens por meio do WhatsApp Business, utilizando sua API oficial (a Poli é parceira do Grupo Meta). A Poli atende principalmente micro e pequenas empresas, que querem amadurecer sua presença nos canais digitais e oferecer um atendimento de qualidade a seus clientes.
MAIS INFORMAÇÕES
Sobre a Poli: <https://poli.digital>