Em fevereiro de 2000, a Riopae nasceu com o objetivo de levar dignidade ao momento do luto e acolhimento às famílias enlutadas. Presente na cidade de São João de Meriti, na Região Metropolitana do Rio, a Riopae é conhecida e respeitada pela excelência no atendimento de serviço funeral, sempre prezando pela proteção, cuidado e respeito. Para que as famílias possam aproveitar muitos benefícios em vida, a Riopae ampliou e inovou no segmento e, atualmente, é a única assistência familiar completa que oferece um plano com nove benefícios.
Em 23 anos de história, a Riopae conquistou a confiança da população através de uma comunicação cuidadosa e respeitosa em todos os detalhes, desde a identidade visual, que é representada por um abraço, até o acolhimento que “abraça” no momento mais difícil da vida. Contando com o melhor custo-benefício do mercado de assistência familiar, os associados encontram uma robusta estrutura e atendimento de qualidade que cabe no bolso.
Entre os benefícios de um plano Riopae estão as vantagens de contar com atendimento médico profissional e humanizado nas consultas no centro médico e odontológico Clinipae; clube de vantagens com descontos em estabelecimentos parceiros; assistência pet; seguro de vida e sorteios semanais de até 50 mil reais. A Riopae também oferece empréstimo de material de apoio ortopédico e orientação jurídica para que os associados possam consultar um advogado e obter orientações de forma gratuita.
A missão da empresa representa seu foco principal: melhorar a qualidade de vida das famílias associadas com soluções amplas e completas. Com responsabilidade social, a empresa se inspira e se espelha em seu público como a persona da mãe batalhadora, que acolhe sua família e é a principal provedora do lar. A Riopae traz assistência para quem mais precisa, beneficiando, principalmente, as famílias das classes C, D e E, que mais necessitam de um olhar atento às suas necessidades.
A Riopae se preocupa em entregar afeto e assistência em todas as fases da vida. Para isso, apoia crianças e idosos em situação de vulnerabilidade social e patrocina jovens atletas. Ao apoiar sonhos, projetos e instituições, como o abrigo Novo Amanhecer, o projeto Motivando a Viver e o projeto #VEMCER, a Fundação Abrinq, o abrigo Casa São Francisco de Assis e o Retiro dos Artistas, a empresa demonstra enxergar a importância e o potencial do fator humano.
O ator Stepan Nercessian fez questão de enviar uma mensagem em agradecimento: “Nesses quase 20 anos em que sou presidente do Retiro dos Artistas, sempre procuramos parcerias que nos ajudassem a manter a vida dos nossos residentes, mas muitas vezes sentimos falta de alguém que nos amparasse e ajudasse na hora mais triste e dolorida: a hora da despedida, da morte. No instante em que o Grupo Riopae e a Casa Funerária São João Batista, da Barra da Tijuca, se dispôs a ser nosso grande parceiro nos momentos difíceis que enfrentamos, tivemos paz e tranquilidade.”
Zezé Motta também enviou seu depoimento: “Nossos idosos estão amparados pela Casa Funerária São João Batista, na Barra, para que, quando o único dia que temos certeza chegar, possam ser homenageados com todas as honras.”. Do mesmo modo, os colaboradores da Riopae também são valorizados enquanto pessoas que possuem sonhos e famílias, além de serem profissionais que desejam receber incentivo para aprimorar as suas qualificações. Com essa visão, a Riopae também conquistou o selo Great Place To Work, reconhecimento como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil.
Com a conquista da ISO 9001, a Riopae garante a qualidade de seus produtos e serviços. Com a ISO 14001, coloca em prática uma gestão ambiental eficaz. Por isso, a Riopae é certificada com o Selo Carbon Free, que é o selo carbono zero para que haja a compensação das emissões de carbono ao meio ambiente com o plantio de árvores nativas da região. Assim, a lucratividade é reflexo dos valores da corporação.
Segundo o diretor executivo da Riopae, Vinícius Mello, houve um crescimento médio de 20% a 25% na contratação do serviço nos últimos anos. “Já estávamos vivenciando um crescimento na faixa de 15% a 20% ao ano. Durante a pandemia, percebemos um sensível aumento e uma abertura maior das pessoas para falar sobre a morte. Antes disso, as pessoas não pensavam em comprar um plano funerário. A morte sempre foi muito negada por todos nós, sempre sendo deixada de lado”, explica ele. Segundo Vinícius, a preocupação com esse momento acabou ficando mais presente no cotidiano, o que chamou atenção para a nossa finitude. Diferente do seguro de vida, que fornece o dinheiro para que o beneficiário contrate o serviço, o plano garante que ele mesmo vai resolver os problemas e fazer o serviço pelo associado. “Ter um auxílio alivia essa pressão da resolução e, principalmente, o despreparo financeiro que se pode ter no momento.” conta Mello.
O mercado funerário movimenta cerca de R$7 bilhões por ano no país, representando um número grande, porém, ainda pequeno em comparação a outros países. O setor funerário no Brasil ainda está evoluindo, e a facilidade de contratação de planos funerários para diversas classes contribui para essa perspectiva.
Sendo assim, Riopae se preocupa em oferecer planos a preços populares, e a partir de R$19,97 é possível contratar um bom plano. O tíquete médio oscila entre R$25 e R$50 mensais, de acordo com a quantidade de dependentes, benefícios e valor do seguro. Esse serviço exerce uma função social importante para essa camada da população que também valoriza a última homenagem ao ente querido, afinal, se a dor do luto é para todos, a qualidade na prestação do serviço também deve ser.