Responsável pela execução dos espaços dos principais patrocinadores do RIR, MChecon vai gerar mais de 2 mil empregos durante o festival

6 min. leitura

Criado em 1985 para dar voz a uma geração e promover experiências únicas e inovadoras, o Rock In Rio, considerado o maior festival de música e entretenimento do mundo, espera movimentar cerca de R$ 2,5 bilhões na economia carioca durante a edição deste ano, que acontece no próximo mês. Além desse montante, o evento deve gerar cerca de 28 mil empregos na capital fluminense. Esse impacto positivo também pode ser sentido nas empresas que atuam diretamente na execução das ativações e espaços de grandes marcas que estarão presentes na Cidade do Rock a partir do dia 2 de setembro.

É o caso da MChecon, considerada uma das maiores empresas do país no ramo de cenografia e especialista em montagens de grandes eventos. Parceira do festival há mais de uma década, a montadora, liderada pelo empresário Marcelo Checon, já assinou a execução de mais de 50 projetos para marcas como Heineken, Itaú, Coca-Cola, Lacta, Gol, Volkswagen, Johnnie Walker, Diageo, Colgate, Latam, entre outras. Nessa edição, a MChecon será responsável pela montagem do espaço do banco Itaú, patrocinador master do evento, bem como das marcas patrocinadoras DoritosLatamTIMVolkswagem, incluindo o espaço da Prefeitura do Rio de Janeiro. Juntos, os projetos totalizam 19 ativações e devem gerar de mais de 2 mil postos de trabalho diretos e indiretos.  

De acordo com Marcelo Checon, a realização do Rock In Rio representa um marco na retomada do setor, um dos mais afetados pela pandemia.

“A indústria de eventos no Brasil corresponde a quase 5% do PIB (Produto Interno Bruto), com uma movimentação anual de quase R$ 350 bilhões e, nos últimos dois anos, 98% da cadeia sofreu com o cancelamento das agendas”, explica. “Como consequência, houve uma debandada de mão de obra e, agora, todo o mercado está em busca de um novo contingente, criando muitas vagas de trabalho”, ressalta Checon. “Por isso, o Rock In Rio é tão importante, pois é a oportunidade que temos não só de fortalecer o nosso negócio, mas também de gerar receita para toda a cadeia de fornecedores, além da aquisição de matéria-prima para a execução dos projetos, que estimamos que seja acima de 230 mil quilos em estruturas metálicas, madeira, itens de revestimentos, entre outros. De certa forma, esse investimento implica na criação e manutenção de muitos postos de trabalhos.” destaca Marcelo.

Apesar do impacto negativo da pandemia, globalmente, a indústria de eventos deve arrecadar US$ 1.552,9 bilhões até 2028, segundo o relatório publicado pela Allied Market Research.

ESG na prática

Além da geração de empregos, as empresas envolvidas no festival também têm um compromisso com o meio ambiente. Há 20 anos, com o seu projeto Rock In Rio por Um Mundo Melhor, o festival criou uma visão de sustentabilidade transversal a todo o evento, que é compartilhada com todas as empresas que participam no projeto, como é o caso da MChecon. Alinhada com as metas de sustentabilidade para 2030 de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a empresa de Marcelo Checon, através do selo Carbon Free, irá neutralizar todas as emissões de gases de efeito estufa provenientes das montagens realizadas no festival. Além disso, a MChecon fará a gestão adequada de todos os resíduos oriundos dos projetos.

“Todas as sobras de materiais serão recondicionadas e encaminhadas para a reciclagem. Revestimentos em geral (napas, carpetes, lonas), plástico e papelão também seguirão para alimentar a economia circular que transforma esses resíduos em outros produtos como tapetes de veículos e tatames de academias, por exemplo. Já a madeira (MDF) irá virar biomassa para a geração de energia”, explica Rafael Mattos, diretor de marketing e inovação da MChecon, responsável pelas iniciativas da agenda ESG 22>30 da empresa.

Sobre a MChecon 

Fundada em 2005 por Marcelo Checon, a MChecon é considerada uma das maiores empresas do país no ramo de cenografia e especialista em montagens de grandes eventos. Com 16 anos de história, a empresa construiu seu legado através de suas entregas com qualidade e velocidade, amplamente reconhecidos pelo mercado. Sempre presente nos maiores eventos, a MChecon possui uma equipe de profissionais designados a buscar soluções criativas e construtivas através de melhores práticas do mercado, com foco no desenvolvimento de cenografias de alto impacto, elevado nível de qualidade e sempre no menor tempo de montagem. Ao longo de sua trajetória, a empresa contabiliza mais de 8 mil projetos e 835 mil m² construídos em 7 países, 25 estados e 92 cidades. Atualmente, a empresa faz parte da M&Co, primeira holding de infraestrutura e cenografia para eventos do Brasil.

Deixe um comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso