Reiki: como a energia vital te ajuda a viver melhor?

Redação
5 min. leitura

Terapia integrativa mundialmente conhecida age diretamente nos pontos de energia do corpo. Qualquer pessoa pode se beneficiar e ajudar ao próximo. Descubra como o Reiki funciona!

Patricia Lisboa, 47, passou por um momento muito difícil em sua vida em 2021. Com depressão e síndrome do pânico, a então dona de casa e mãe de dois filhos adolescentes não conseguia mais sair da cama. 

“Tentei de tudo, uma luta terrível porque quando se tem a Síndrome de Pânico, não se quer sair da cama por nada desse mundo. A única coisa que dizia e queria o tempo todo era morrer. Até que um dia, uma amiga muito próxima me trouxe uma novidade sem compromisso: conhecer uma sessão de Reiki. Há tempo não me sentia tão bem”, conta Patrícia.

O Reiki é uma terapia integrativa japonesa, reconhecida pela OMS – Organização Mundial de Saúde e que ganhou força no Brasil a partir dos anos 80.  Hoje, tem terapeuta Reiki em João Pessoa, Manaus, São Paulo, Rio de Janeiro e diversos outros lugares do Brasil. 

Trata-se de um tratamento alternativo, que assim como outros (meditação, arteterapia, musicoterapia, quiropraxia e tratamento naturopático), faz parte da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares. 

O que significa REIKI?

Do japonês Rei (energia vital universal) e Ki (energia vital própria), a técnica consiste em buscar um equilíbrio do corpo físico e emocional, por meio da energia vital do Universo através dos campos de energia existentes no corpo. 

Através do Reiki é possível melhorar a saúde, buscar a cura para doenças, melhorar o humor, a autoestima, melhorar os relacionamentos, o trabalho e até mesmo a vida profissional.

Como o Reiki funciona?

Fernando Henrique, 37, sentia-se extremamente cansado. O trabalho já não rendia como antes e sempre que chegava em casa do escritório, por qualquer motivo, discutia com a esposa. Sua vida mudou depois que conheceu a energia “Rei” que o Reiki proporciona:

“Eu não acreditava em nada disso. Pensava que tudo era uma armação. Só que eu mesmo senti na pele a necessidade de algo maior, que as farmácias não vendem. Minha vida tava virando um caos, minha mulher não aguentava mais, eu queria sumir. Daí, uma amiga que é mestre reikiana me convidou para conhecer a técnica e experimentar. Imediatamente, senti uma vibração muito gostosa, relaxante, senti uma calma que não sabia explicar. Cheguei em casa e minha mulher não me reconheceu. Dali pra frente não parei mais e hoje estou estudando a técnica para ajudar a outras pessoas”, concluiu.

Por que essa sensação ocorre? Porque segundo a Associação Brasileira de Reiki, o mundo está repleto de energia vital que vem do Universo. O ser humano é força vital também, e conforme seus pensamentos, alimentação e comportamentos, emana energia vital positiva ou negativa.

Quando essa energia é muito negativa por qualquer razão, ela trava alguns campos de força do corpo, chamados de chakras. O corpo humano possui 7 chakras principais, ao longo da coluna, sendo cada qual responsável pelo bom funcionamento de um ou mais órgãos do corpo.

Quando um destes chakras “trava”, o reikiano pode com o conhecimento, canalizar a energia pura que vem do universo diretamente para um ou mais destes pontos de força do corpo, possibilitando que a pessoa instantaneamente se sinta melhor.

O Reiki pode ser um tratamento complementar junto à quimioterapia, homeopatia,  acupuntura, massagem, psiquiatria ou fisioterapia.

É indicado para tratar estresse, ansiedade, depressão, baixa autoestima, síndrome do pânico, dores pelo corpo, fadiga, náuseas e insônia.

E o melhor de tudo: Não tem nenhuma contra-indicação. Ou seja, qualquer pessoa pode se beneficiar do tratamento e se gostar e quiser se aprofundar mais, também pode se tornar um reikiano nos níveis 1, 2 ou 3.

Basta estudar e buscar aplicar a mudança de vida que a técnica ensina. Muita gente garante que vale muito a pena.

Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso