Um dos maiores motivos de discussão e até certo ponto, estresse por parte dos perfis que existem com intuito profissional no Instagram, é o algoritmo do aplicativo, e mais especificamente, seu funcionamento. Ainda assim, antes de chegar nas reclamações, é necessário saber o que é esse algoritmo, como funciona e que é necessário saber sobre ele.
De acordo com Rafael Bem, o algoritmo do Instagram é uma série de critérios bem definidos que precisam ser alcançados pela publicação para que se tenha maior destaque e relevância para os demais usuários. Com o avanço tecnológico e a criação das inteligências artificiais de nível mais simples, o processo se tornou cada vez mais particular.
Um perfil pessoal que constantemente passa longos períodos engajado em publicações de futebol ou fotos e vídeos relacionados a turismo, faz o algoritmo entender que esses são os assuntos que mais agradam o usuários, e com o intuito de mantê-lo cada vez mais no aplicativo, mais desses conteúdos serão disponibilizados, começando assim a personalização do feed de acordo com os gostos dos usuários.
Inicialmente o algoritmo do Instagram baseava-se apenas na cronologia das postagens, sempre sendo a postagem mais nova a aparecer no feed de cada usuário. A partir desse momento, os critérios mudaram e atualmente, a plataforma se prende em um tripé com temporalidade, engajamento e relacionamentos como os principais fatores para o sucesso ou não de determinada postagem.
A temporalidade, como dito anteriormente, tem haver com a cronologia das postagens e esse ponto deixou de ser a prioridade da plataforma para exibir ou não determinado conteúdo para os usuários. Ainda assim, esse fator é importante, pois a falta dele diminuiria, e muito, o interesse dos usuários pela rede.
Conforme explica Rafael, o segundo fator é o engajamento. O algoritmo entende que uma publicação com poucas interações não tem um conteúdo relevante, logo, o Instagram prioriza posts com maior engajamento. Quando se fala de engajamento, as métricas mais relevantes para o algoritmo são a opção de post salvo e compartilhado, depois comentários e por último os likes. Esse segundo ponto explica os constantes pedidos dos criadores de conteúdos para que os usuários engajem em suas publicações.
O último ponto do tripé que o algoritmo do Instagram leva em conta é o de relacionamentos. A inteligência artificial por trás da rede social recomenda mais publicações com base no que o perfil se relaciona, sejam amigos ou marcas, quanto mais interações forem feitas, mais a plataforma vai oferecer esse conteúdo.
“Uma métrica extra que conta muito para o algoritmo recomendar o conteúdo para usuários que não te seguem é o tempo de retenção do posts, ou seja: o tempo que o usuário fica ali na sua publicação, seja lendo uma legenda longa ou revendo um reel com alguma explicação útil. Então, uma dica que dou é sempre pensar no seu conteúdo de forma que a pessoa vá ficar mais tempo nele, por exemplo, fazer um vídeo reels em loop ou no final escrever que tem uma dica extra na legenda e escrever uma legenda longa”, complementa.
Para perfis profissionais e até mesmo pessoais que almejam ter grandes números de seguidores e interações, a necessidade de se entender o algoritmo do Instagram é quase que essencial, uma espécie de “regras do jogo” para que se consiga saber como funciona e como se deve agir para ter sucesso.
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Imprensa Concedida por: Roberta Nuñez – https://instagram.com/rnassessoriaimprensa
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