Empreendedores não são apenas os donos de empresas, mas aquelas pessoas que ousam e mudam a realidade ao seu redor, podem ser funcionários de empresas, donas de casa ou profissionais autônomos.
Se tornar um empreendedor de sucesso é o sonho de muitos brasileiros tanto que, segundo pesquisa do Sebrae, são mais de 52 milhões de empreendedores, ou seja, indivíduos envolvidos na criação ou manutenção de algum negócio. Mas nem sempre isso é uma tarefa tão fácil afinal, empreender não é um dom. Ninguém nasce empreendedor, mas com algumas dicas é possível se tornar um e ainda ter sucesso. Confira algumas elaboradas pela Alice Salvo Sosnowski, consultora de negócios e mentora de empreendedores.
- Analise o mercado: observe as lojas, o e-commerce, os novos produtos. O mercado mudou muito com a pandemia e novas oportunidades se abrem a partir desse contexto. Pense nas vezes que precisou comprar algo nos últimos tempos e foi difícil ou você não achou. O que você acha que as pessoas buscam e não encontram? Faça uma pesquisa sobre problemas e soluções e elenque todas as ideias dentro da sua área de interesse.
- Tenha um negócio que combine com o seu perfil: por mais que você encontre a melhor oportunidade de negócio, ela tem que estar associada a suas paixões pessoais, motivações intelectuais e capacidade de realização. Saiba que várias boas oportunidades não deram certo em função dessa falta de alinhamento entre a oportunidade e o perfil do empreendedor. Trabalhar muito por algo que não o inspire não o levará longe.
- Aposte em um diferencial: é preciso saber a importância de não ser apenas mais um. Para isso, procure saber qual a diferenciação que você irá oferecer em relação aos concorrentes. A ideia é realmente ser melhor que as soluções já oferecidas no mercado. Não vale só copiar o que já existe. Questione: por que as pessoas iriam ficar interessadas em comprar o meu produto e serviço e não o de outra empresa? Sempre pense do ponto de vista de benefícios que sua solução traz como personalização, desempenho, atendimento, economia, acessibilidade, etc.
- Divulgue seu negócio: para aumentar a visibilidade de um negócio, principalmente no mundo digital, a primeira coisa é saber como usar da melhor maneira possível as mídias sociais como Facebook, Instagram, Twitter, Tik Tok e outras, dependendo do segmento de atuação da empresa. Se prepare para entregar informações e gerar conexão com os seus clientes. Crie notícias, vídeos, ebooks, posts, artigos, imagens, infográficos e outros recursos para criar um relacionamento com seu público. Mais do que vender, divulgar o propósito da sua empresa é o pulo do gato dos negócios
- Faça networking: uma das coisas mais poderosas do empreendedorismo é a possibilidade de trocar experiências, dividir problemas e multiplicar soluções. Por isso, participe de redes de apoio, faça contatos, ajude e peça colaboração para pessoas que estão vivendo desafios parecidos com o seu no trabalho
- Aprenda sempre: neste mundo competitivo e altamente veloz que vivemos, conhecimento nunca é demais. Portanto, invista em cursos, mentorias, treinamentos online e estude muito sobre a sua área de atuação e novidades no setor. Aumentar seu repertório sempre vai ser um diferencial competitivo para que você inove e esteja sempre na frente!
Mais sobre Alice Salvo Sosnowski
Alice Salvo Sosnowski é jornalista, escritora, consultora de negócios e mentora de empreendedores. Autora do livro Empreendedorismo para Leigos, atualmente é mestranda na FEA/USP. Desenvolve conteúdos, palestras e workshops sobre nova economia e comportamento empreendedor, realiza mentoria para empreendedores e faz consultoria para empresas e instituições de todo o país.