Quase 40 anos de excelência: como a Hidracomp se tornou referência em soluções de automação hidráulica

5 min. leitura

Ampla trajetória da Hidracomp teve início na parceria de dois amigos que enxergavam na lacuna da indústria uma oportunidade

Tornar-se referência no setor em que atua é o objetivo de inúmeras empresas cuja trajetória ultrapassa as barreiras do tempo e se move por gerações. Este desafio, embora árduo, foi encarado e vencido por dois sócios que deram vida à Hidracomp, uma marca brasileira do setor de automação hidráulica, prestes a chegar aos 40 anos de história. E ainda que o sucesso seja explicado pelos clientes fiéis e os números positivos, a meta é continuar crescendo com direito a projeção animadora.

O legado da companhia teve início em 1987, quando Lélio e Vagner, hoje só-cios, tiveram a ideia de preencher uma lacuna da indústria, carente de corpora-ções realmente especializadas no reparo dos equipamentos. “A empresa inici-almente nasceu focada em consertos. Hoje, a área de Service for Hydraulics (como é conhecida a parte de consertos) representa uma pequena parte das soluções, entretanto ainda é reconhecida como referência pelo mercado”, conta Lélio Ferrari, Diretor de Negócios.

Parte do renome da Hidracomp é explicada também pela gama de marcas com as quais ela trabalha. Além das nacionais, a entidade se orgulha de ser uma distribuidora homologada de selos multinacionais, tais como HAWE, YUKEN e DEXCO Hydraulics. Essas parcerias agregam valor ao serviço oferecido, com filosofias e materiais de ponta, e fazem parte do plano da empresa de se alinhar com as melhores estratégias em prol da sustentabilidade.

“Desde o início, o trabalho com referências globais, como a alemã Hawe Hydraulik e a japonesa Yuken Hydraulic, possibilitou a construção da Hidra-comp sobre três pilares fundamentais: Tecnologia, Inovação e Know-how. Es-ses pilares nos transformaram em uma referência em soluções inteligentes de automação hidráulica ao longo dos anos.”

A marca nunca recebeu investimentos externos e é gerida até os dias atuais com capital próprio. Bem-sucedida e com suas raízes já fincadas no setor in-dustrial, a empresa espera um crescimento significativo de 30% ao ano no pró-ximo triênio. Para tornar isso possível, os sócios planejam expandir o perfil do seu público de clientes, hoje formado por corporações OEM (fabricantes de má-quinas e equipamentos), pequenas, médias e grandes, dos setores industrial, agricultura, construção civil e grandes montadoras. Parte importante dos con-sumidores é do Sul e do Sudeste brasileiro, mas o serviço se estende por todo território nacional.

Em 2025, Lélio e Vagner pretendem marcar presença em convenções para re-forçar o selo e continuar o legado já duradouro: “Nesse ano que se apresenta desafiador do ponto de vista econômico nacional e global, a ideia é continuar fortalecendo a marca Hidracomp e as fornecedoras, participando de feiras e eventos de nicho”.

As quase quatro décadas de história contam por si só o sucesso da dupla, an-tes chamada carinhosamente de “meninos da hidráulica”, que se especializou e soube explorar um segmento em plena ascensão. Com muito esforço e toma-das estratégicas acertadas, a ideia promissora rendeu frutos, tornando-se mais atrativa para parceiros de renome e contribuindo para a consolidação da em-presa, que já se prepara para alçar voos mais altos.

Sobre a Hidracomp

A Hidracomp Componentes Hidráulicos é uma empresa tradicional do ramo de componentes e soluções em automação hidráulica com 37 anos de atuação. Especializada no desenvolvimento e na fabricação de blocos manifolds e mon-tagens de centrais hidráulicas, ela também oferece serviços de reparo de equi-pamentos nacionais e importados. Com profissionais qualificados, ela tem co-mo diferencial a sua solidez conquistada ao longo do tempo, e a agilidade téc-nica capaz de competir e superar a concorrência brasileira e multinacional. A marca atua em todos os segmentos do mercado e se orgulha de ser a distribui-dora homologada dos produtos HAWE, YUKEN e DEXCO Hydraulics, selos de renome mundial.

Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso