O Pinterest se tornou muito mais do que apenas uma rede social, mas um poderoso meio de inspiração e referências para quem gosta de criar algo novo e precisa de materiais visuais que mostram como essa ideia pode ser real.
Imagine que a dona de uma marca de roupas deseja criar uma nova coleção de verão, mas ainda não possui muitas ideias do que fazer, o mais provável é que ela busque por inspirações e referências que possam ajudá-las nesse processo.
Tendo isso em vista, o Pinterest surge como uma plataforma que auxilia justamente na procura por essas referências e até mesmo como um meio de ajudar pessoas a se inspirarem e mudarem de vida.
É mais comum ver jovens e adolescentes utilizando a plataforma em busca de materiais que dizem respeito às suas rotinas, o que gerou um grande preconceito em torno do uso da plataforma para fins comerciais.
Entretanto, engana-se quem pensa que o Pinterest não pode ser usado para os negócios, pois ele pode ser uma grande forma de ajudar potenciais clientes a conhecerem sobre o seu serviço de controle e monitoramento ambiental ou sua marca de acessórios.
Assim como qualquer outra rede social do mercado, o Pinterest era visto apenas como uma plataforma utilizada por jovens e que não poderia ajudar o empreendedorismo, mas a realidade é bem diferente e muito melhor do que podíamos imaginar.
Sendo assim, hoje iremos te provar como o Pinterest pode ser essencial no universo dos negócios e ajudar a sua marca a decolar no mundo digital, atraindo ainda mais clientes através desta poderosa plataforma.
Saiba o que é o Pinterest e como ele funciona
Para começo de conversa, precisamos entender o que, de fato, é o Pinterest e como ele funciona, pois muitas pessoas ainda ficam em dúvida e chegam até mesmo a confundi-lo com outras redes, como o Instagram.
Assim como qualquer outra rede social ou plataforma de busca que é utilizada para que se encontre onde comprar carvão ativado, o Pinterest também é uma plataforma que permite a busca de produtos ou serviços específicos que um usuário deseja.
O grande diferencial do Pinterest acabou se tornando o catálogo que ele cria para os usuários, isso porque a estrutura da plataforma foi construída com base em milhares de imagens e pequenos vídeos que podem ser usados como referência para o público.
Não é à toa que, quando uma pessoa deseja buscar por uma foto de inspiração ou de referência para fazer algo, ela busca justamente no Pinterest, pois sabe que lá encontra diversas opções e dos mais diversos segmentos, como:
- Beleza;
- Saúde;
- Bem-estar;
- Tecnologia;
- Marketing;
- Decoração;
- Entre outros.
Usar o Pinterest é mais simples do que se imagina, assim como qualquer outra rede social, basta criar a sua própria conta e começar a usá-la, seja para buscar por referências através de palavras-chave ou publicar as suas.
Hoje, o Pinterest se tornou o maior mecanismo de busca visual em todo o mundo, tal qual como o Google se tornou o mais buscador de informação, onde se encontra desde uma goma xantana onde comprar até mesmo informações do dia a dia.
Isso prova como o Pinterest se tornou muito mais do que apenas uma rede social, mas um meio de busca eficiente e que pode fazer milhares de pessoas conhecerem o seu negócio por lá.
Importância e benefícios de usar o Pinterest em seu negócio
Agora que você entende um pouco mais sobre o que é o Pinterest e como ele funciona, é importante que entenda sobre os seus benefícios e a importância dele, quando aplicado em prol da melhora dos resultados de seu negócio.
Pois bem, um dos principais objetivos de um empreendedor é aumentar os seus resultados e alavancar suas vendas, por isso, com o surgimento do marketing digital, da internet e das redes sociais, isso acabou ficando mais simples do que parecia.
Assim como para os consumidores ficou ainda mais fácil encontrar uma boa arara para loja, para os empreendedores ficou mais simples trabalhar de forma otimizada e econômica para conseguir atrair mais clientes.
E o Pinterest trabalha justamente com isso e de uma forma bem mais acessível, pois você não precisa, necessariamente, produzir conteúdos para a plataforma, mas pode usar de materiais que já estejam lá como referência e base para o seu negócio.
Seja para criar um novo produto/serviço ou para gerar conversas em torno do seu negócio, apostar no Pinterest é uma maneira de fazer com que o seu negócio alcance ainda mais pessoas e seja cada vez mais conhecido.
Com milhares de usuários ativos todos os dias, em algum momento um deles irá conferir algo da sua marca e isso pode ser o começo de uma jornada de muito sucesso no Pinterest, que entrega benefícios como:
Maior visibilidade
Através dele, ainda mais pessoas poderão conhecer o seu trabalho de pintura de rodas automotivas ou a sua marca de calçados, o que aumenta ainda mais a visibilidade da sua marca e a fama de seu nome no mercado.
Mais chances de compra
Além disso, o Pinterest também trabalha para que as chances de compra por parte do potencial cliente sejam ainda maiores através da correlação entre diferentes plataformas e meios pelos quais você consegue fazer mais pessoas quererem comprar de você.
Melhor engajamento
Ele também se torna essencial para o aumento do engajamento com o seu público, ou seja, para o aumento da troca que acontece entre sua marca e aqueles que podem se interessar pelo que você oferece, desenvolvendo uma ótima relação entre ambos.
Esses são apenas alguns dos diversos benefícios do Pinterest e que servem como prova de sua importância e de como ele pode ser usado dentro dos negócios e não apenas como mais uma rede social contemporânea.
Dicas de como usar o Pinterest a favor da sua marca
Tendo entendido bastante sobre a teoria, é preciso partir para a prática, assim como faz uma pessoa que pesquisou muito sobre transformadores na internet e finalmente tomou a decisão de comprar transformador da melhor marca e preço que encontrou.
Sendo assim, é preciso partir para a prática e começar a usar o Pinterest a seu favor para que ele, de fato, gere bons resultados para a sua marca e te ajude a chegar mais longe. Confira abaixo como fazer isso através de simples dicas:
Crie pastas com palavras-chave no título
A primeira delas é criar pastas com palavras-chave que possam auxiliar os usuários durante a procura, isso porque, muitos deles buscam por referenciais com base em termos que podem ser os ideias para que conheçam o seu negócio.
Sendo assim, construir pastas com imagens e referenciais que tenham essas palavras-chave pode ser o caminho ideal para que essas pessoas conheçam o seu negócio e se interessem pelo que você oferece.
Preencha adequadamente as imagens
Além disso, na hora de publicar seu material no Pinterest, é importante preencher adequadamente todo o campo com os dados solicitados, seja na publicação da imagem de uma catraca expedidora de comanda ou até mesmo de uma pessoa.
Isso porque, quando se preenche adequadamente todos os campos que existem na hora da publicação, fica ainda mais fácil garantir que seu material possa chegar a mais pessoas e receber uma atenção especial dos algoritmos da plataforma.
Aposte no rich pins
Os rich pins também são os posts no Pinterest que se caracterizam por ser mais avançados em sua estrutura, pois permite que a pessoa insira mais informações sobre os próprios produtos que estão sendo vendidos através daquela imagem.
Através dessa opção, é possível trabalhar com uma descrição mais detalhada sobre o material que é feito a camiseta da sua marca que está na modelo da foto, por exemplo, e isso pode ser usado por qualquer produto ou serviço.
Conte com o Pinterest Ads
Por último, mas longe de ser menos importante, assim como as diversas outras redes sociais, o Pinterest também trabalha com anúncios pagos que podem ser desenvolvidos para divulgar o maçarico de solda da sua marca ou seja qual for o produto/serviço.
Trata-se da criação de anúncios que serão apresentados para os usuários durante a navegação pela plataforma e que terão prioridade de amostra quando alguém pesquisar por algo relacionado ao seu segmento.
Com simples dicas como essas, é mais do que possível usar o Pinterest como um meio para potencializar os resultados do seu negócio e garantir que eles sejam cada vez maiores e melhores para você.
Considerações finais
Dessa maneira, você conseguirá não só trabalhar com uma simples rede social que está em alta no mundo digital, mas com uma plataforma potente e eficiente para te ajudar em tudo o que for preciso.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.