Qual a importância da atividade física para pets e seus donos?

4 min. leitura

De acordo com uma pesquisa inglesa publicada na revista acadêmica Nature, os pets auxiliam os tutores a lidar com a depressão, a solidão e a síndrome do ninho vazio, que é quando os filhos saem das casas dos pais. 

A atividade física em conjunto com o seu melhor amigo pode ainda trazer outros benefícios. Acompanhe!

Evita o estresse

O estresse acaba deixando os cachorros mais ansiosos, agressivos e até mesmo depressivos. Eles podem desencadear várias atitudes ruins como destruir os móveis da casa, comer fezes, correr atrás do rabo, ficar muito apegado ao dono, entre outros.

Esses são sinais de que seu cachorro precisa de um tempo para gastar a energia acumulada. A atividade física pode acabar ou diminuir muito esses problemas. 

Ajuda a fortalecer os laços

Geralmente, os cachorros que têm uma rotina de atividade física com os seus donos são mais obedientes e têm mais facilidade em respeitar os comandos.

Fazer caminhadas diariamente com seu cão,faz com ele se sinta mais próximo de você, fortalecendo os laços.

Melhora a saúde

A falta de atividade física pode causar várias doenças, como obesidade e doenças cardiovasculares. Ao se exercitar com seu pet, você estará melhorando a saúde de ambos, tanto física como mental.

Além disso, estará ajudando seu cãozinho a ter uma vida mais longa, já que cachorros obesos tendem a viver menos que os que estão com o peso ideal.

Impede maus comportamentos

Um dos grandes problemas que os donos de cachorros têm em casa é com os pets que destroem móveis, chinelos, jardins, entre outros objetos.

Essas atitudes são desencadeadas por tédio ou estresse dos cães. Quando ficam muito tempo sem ter uma atividade, eles acabam descontando o que encontram pela frente para gastar essa energia acumulada.

Por isso, é fundamental que o dono separe um horário para fazer atividade física com o cachorro. Dessa forma, ele ficará mais calmo e não irá descontar nos objetos da casa.

Proporciona relaxamento e tranquilidade

Quando fazemos exercício físico, estamos fortalecendo nossos músculos, melhorando nossa circulação sanguínea e aumentando a serotonina no organismo, que é conhecida como o hormônio da felicidade. Com os cachorros ocorre a mesma situação.

Dessa forma, quando o pet tem uma rotina de atividade, ele tende a ficar mais calmo, feliz e relaxado.

É importante que o dono crie uma rotina e se esforce para cumprir os horários das atividades. Dessa forma, o cão consegue ter mais disciplina e deixa de lado os hábitos indesejados, tendo assim uma vida mais tranquila e feliz.

Uma dica interessante é contar com o apoio de soluções, como Longevi, produto da Petvi. Ele ajuda a controlar níveis de energia, com menos agitação e mais disposição, sendo um ótimo aliado para os pets que fazem atividade física com os tutores.

Nunca é demais lembrar que a atividade física pode ser uma simples caminhada em uma praça próximo a sua residência ou alguns minutos de brincadeira com o seu amigo no local de lazer do condomínio.

Após descobrir qual a importância da atividade física para pets e seus donos, siga-nos nas redes sociais e conheça outras dicas que são fundamentais para a sua saúde.

Deixe um comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso