Quais são os documentos necessários para viajar para a Europa?

Redação
6 min. leitura

Um dos maiores sonhos de todo brasileiro que ama viajar certamente é o de conhecer a Europa. Os países europeus certamente são maravilhosos e muito chamativos para fazer uma incrível viagem. Uma pergunta que a maioria dos brasileiros faz quando o assunto é sobre a Europa é: quais são os documentos necessários para viajar para a Europa?

No artigo de hoje, iremos analisar a listagem de documentos necessários para essa viagem e o tipo de cuidado e atenção que ela necessita.

O que é obrigatório ser apresentado para uma pessoa poder entrar na Europa nos dias atuais?

A viagem para a Europa pode ser um sonho sendo realizado para grande parte das pessoas, mas para que esse sonho não se torne um verdadeiro pesadelo, é importante que tudo esteja devidamente preparado e alinhado, para que não haja grandes problemas na entrada da pessoa no famoso continente europeu.

Abaixo, veja quais são os documentos necessários para viajar para a Europa sem preocupações:

● O passaporte da pessoa válido;

● Um comprovante da hospedagem ou de um convite;

● Um comprovante da situação financeira para se manter na Europa pelo tempo solicitado;

● Seguro;

● Passagem de volta;

● Teste negativo para a COVID19.

Passaporte válido

Na Europa o porte do passaporte é obrigatório (assim como em quase todos os países ao redor do mundo). Quando a pessoa já definir a data da sua viagem, é importante que, se ela ainda não possui passaporte, providencie o seu.

Para tirar o passaporte basta que a pessoa entre no site da Polícia Federal e analise o passo a passo a ser feito para essa solicitação.

Comprovante de hospedagem ou convite para uma casa

Essa documentação é uma das mais importantes de ser apresentada, dado que esse comprovante é exigido pelos responsáveis da imigração na hora da entrevista.

Essa documentação prova boa fé na viagem, garantindo que a pessoa não tente morar de forma ilegal no país.

Esse comprovante pode ser uma reserva de hotel ou mesmo um convite de uma pessoa que mora de forma legal na Europa. Mais orientações acerca desses documentos podem ser analisadas neste blog.

Comprovante da situação financeira

Cada país da Europa pede que a pessoa que vá viajar leve um valor mínimo em dinheiro para se manter nos dias em que estiver por lá, alguns exemplos de valores são:

Média geral – 70 euros por dia;

Portugal – 75 euros pela entrada no país/40 euros por dia de permanência;

Espanha – 90 euros por dia de permanência.

Os sites dos países europeus disponibilizam o valor mínimo de dinheiro que deve ser levado, mas é sempre recomendado que o valor levado seja a mais, garantindo assim uma maior tranquilidade na viagem. Esse valor mínimo estipulado é apenas uma orientação para se viver um dia por lá.

Seguro viagem

O seguro viagem é obrigatório quando o assunto é quais são os documentos necessários para viajar para a Europa. Os brasileiros que vão para a Europa são obrigados a contratar um seguro viagem com cobertura de despesas médicas de no mínimo trinta mil euros.

O seguro deve ser analisado segundo o perfil da pessoa e o seu destino, visando a melhor contratação para cada caso.

Passagem de volta

Sem a passagem de volta o brasileiro nem consegue embarcar para a Europa, não é necessário que o brasileiro volte para o Brasil, mas que prove que sairá do espaço europeu antes do período que é válido para o passeio, que é de noventa dias em caso de turismo.

Teste negativo para a COVID19

Como a COVID ainda é um problema muito recente em todo o mundo, é melhor prevenir do que remediar.

Antes de ir para a Europa, é importante que a pessoa esteja devidamente vacinada e faça um teste PCR em até 72 horas antes dessa viagem.

Os países: Espanha, Suíça, Portugal e Finlândia aceitam a entrada dos brasileiros que estão devidamente vacinados. Já a França e a Alemanha até aceitam, mas fazem ressalvas contra a vacina da Coronavac.

Conclusão final a respeito de quais são os documentos necessários para viajar para a Europa

É muito importante que todas as observações passadas no artigo de hoje sejam levadas em consideração para as pessoas que desejam viajar para a Europa. O continente Europeu é muito rígido com os turistas visitantes, e tem os seus motivos para isso, dado que muitas pessoas tentam entrar na Europa para trabalhar e morar de uma maneira completamente ilegal.

Se a pessoa deseja morar na Europa, deve fazer isso pelos meios legais, para que ela fique mais segura e realmente tranquila morando por lá.

Agora, para as pessoas que desejam viajar e passar dias maravilhosos na Europa, as dicas de quais são os documentos necessários para viajar para a Europa certamente serão mais do que necessárias para que essa estadia seja perfeita e cheia de bons momentos e muitas fotos.

Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso