As empresas estão, cada vez mais, buscando profissionais de marketing que sejam proficientes em várias áreas. Isso significa que, além de ter um bom senso estratégico, o profissional de marketing precisa ter habilidades técnicas em diversas áreas.
Acredite: Não é fácil, porém é mais que necessário um profissional de marketing compondo o elenco do seu negócio. A seguir, vamos colocar à disposição algumas habilidades que você precisará ficar atento na hora da efetivação deste novo funcionário.
Pesquisa e análise de mercado
O profissional de marketing da sua empresa deve ter habilidades de pesquisa e análise de mercado para identificar oportunidades e ameaças. Ele precisa monitorar as tendências e analisar a concorrência para desenvolver estratégias vencedoras. Além disso, é preciso coletar e interpretar dados para tomar decisões estratégicas.
No livro Pesquisa de Marketing de Janete Ribeiro (Editora Senac SP, 2017), a pesquisa de marketing é colocada como algo crucial e para que ela gere informações consistentes e confiáveis é necessário desenvolvê-la segundo alguns parâmetros, a fim de evitar informações tendenciosas ou pouco confiáveis.
Por isso, se o seu profissional de marketing, pensar em começar um projeto sem se preparar com uma simples análise de mercado, desconfie!
Elaboração de estratégias de marketing
Não basta ter um produto ou serviço inovador, é preciso saber comunicar isso para o mercado. Os profissionais de marketing devem estar aptos a elaborar estratégias que levem a marca ao reconhecimento e consequentemente, às vendas.
Para elaborar boas estratégias, recorremos a Pedro Amorim, consultor de negócios da Estação Indoor Agência de Marketing Digital no Rio de Janeiro, para que nos oferecesse algumas dicas. De acordo com o seu conhecimento, os bons profissionais de marketing devem:
- Ter criatividade para pensar em soluções diferenciadas – Conhecer pessoas que pensam “fora da caixinha” é algo que traz resultados positivos. Um sopro de criatividade sempre é bom para uma equipe, por isso, se você é o gestor, ouça as sugestões e adapte a necessidade da sua marca;
- Conhecer bem o público-alvo da marca – Um profissional de marketing sempre deve perguntar para que público uma empresa está se expondo. O foco é gerar conversões em venda!;
- Ter domínio sobre as ferramentas de marketing – O profissional não precisa saber todas as ferramentas em um nível avançado, mas se ele já souber o básico das principais. O custo de investimento em profissionalização deste funcionário sempre será menor e retorno que ele trará será maior;
- Acompanhar as tendências do mercado – Quer saber como um profissional de marketing é antenado às novidades do cenário? Peça seu portfólio e peça para explicar quando e porque aquela peça foi feita.
Relacionamento com o público e clientes
Uma das principais habilidades que um profissional de marketing precisa ter é um bom senso de relacionamento com o público e os clientes. Isto significa saber comunicar-se de forma eficaz com as pessoas, compreendendo as suas necessidades e interesses e ter a capacidade de criar uma boa imagem da marca.
Uma boa comunicação é fundamental para estabelecer a confiança do público na marca e promover uma imagem positiva do mesmo. Um ótimo relacionamento com os clientes permite compreender as suas necessidades e desejos, o que por sua vez lhes dará mais confiança na empresa e no seu produto ou serviço.
Um pouco de espírito empreendedor cai bem!
Ter um espírito empreendedor é importante para qualquer profissional de marketing, pois isso significa que você está sempre procurando novas maneiras de promover o seu negócio.
Uma boa forma de fomentar o espírito empreendedor na equipe de marketing é criar um programa de incentivo para as melhores soluções. Isso fará com que os funcionários se sintam motivados a inovar e trazer novas ideias para a empresa. Além disso, você poderá oferecer recompensas para as melhores campanhas de marketing, o que também irá incentivar a criatividade e a inovação.
Um profissional de marketing deve saber a importância da das redes sociais
Não importa qual seja o tamanho da sua empresa, todo profissional de marketing precisa ter algumas habilidades indispensáveis. Afinal, o mercado está cada vez mais concorrido e é preciso fazer a diferença para garantir o sucesso da marca.
Saber como usar as mídias de comunicação da sua empresa pode ser um diferencial. Além de proatividade, para quem assume essa função, ela também poderá ser a pessoa que transmite as notícias do que está acontecendo dentro da sua empresa.
As mídias sociais já dominaram o mercado e hoje, se faz obrigatório que a sua marca esteja presente. Para avaliar este profissional, procure saber o que ele acha sobre assuntos específicos do tema, como número de seguidores de uma página, geradores de hashtag, como se montar um perfil, a importância de um bom design, entre outras opções.
Leve esse ponto em consideração. Afinal, nós vivemos na geração dos criadores de conteúdo e não estamos só falando de youtubers e suas vertentes, mas sim de sites e portais de notícias que entregam diariamente opções de artigos com diferentes tipos de dicas e tutoriais, sobre diversos assuntos.
Nós garantimos, mais de 90% dessas informações são transmitidas através das mídias sociais. Por isso, faça questão que o seu profissional tenha algum conhecimento em marketing digital.
Acompanhamento e mensuração de resultados
É importante acompanhar os resultados alcançados pelas estratégias de marketing da sua empresa e mensurar o seu impacto. Isso pode ser feito através de diversos indicadores, como o número de leads gerados, o número de vendas realizadas, o ROI (Retorno sobre Investimento) das campanhas, entre outros.
Para isso, é necessário que o seu futuro especialista tenha um bom conhecimento dos canais utilizados para a execução das estratégias e saber como medir os resultados obtidos.
Além disso, se ele tiver um conhecimento sobre como gerir o controle financeiro da empresa, para fazer uma análise precisa dos custos das campanhas e comparar com os resultados alcançados, você estará com um ótimo profissional.
Prontos para fazer sua escolha?
Não importa qual seja o tamanho da sua empresa ou qual o mercado no qual você atua, toda empresa precisa de um profissional de marketing. O profissional de marketing da sua empresa deve ter uma ampla gama de habilidades e conhecimentos para que possa criar e implementar estratégias bem-sucedidas.
Esperamos ter ajudado a escolher o melhor profissional de marketing para seu negócio, mas atenção: Além dos conhecimentos, opte também por aqueles que entendam a missão e visão da sua empresa. A chance de evoluir dentro do seu negócio será bem maior. Boa sorte!