Quais países têm mais animais de estimação?

Redação
5 min. leitura

Você ama cuidar do seu pet? Confira quais são os países com mais animais de estimação e qual tipo de animal é o mais popular em cada um deles!

As diferenças culturais entre um país e outro podem se manifestar sobre diferentes aspectos e costumes. Além de manifestações culturais (como dança, música, gastronomia, literatura, artes plásticas, etc), alguns hábitos revelam particularidades e tanto.

Manter cuidados com pet influenciam diretamente a qualidade de vida das pessoas, trazendo mais bem-estar e felicidade. Confira a seguir quais são os países em que os animais de estimação se fazem mais presentes!

Argentina 

Vale dizer que a América Latina é a região com mais amor por pets. E a Argentina é a campeã, de acordo com um levantamento feito pela consultoria alemã GFK, que entrevistou 27 mil pessoas em 22 países do mundo. Os cães e gatos são os pets mais comuns neste país latino.

México

O México também se destacou nessa pesquisa feita pela consultoria alemã, ficando em segundo lugar. Na Cidade do México, é possível ver cachorros por todos os lados.

A ligação entre mexicanos e cães é antiga: raças como xoloitzcuintle é nativa do país e criada como companhia e guardiã desde antes da invasão espanhola. Essa raça foi domesticada há mais de 3 mil anos. Para os aztecas, cada alma humana precisa de um cão dessa raça para chegar ao Mictlán (reino dos mortos). Por outro lado, na capital do país, a presença de gatos é bem menor em comparação a outras capitais do mundo.

Brasil 

Segundo a pesquisa da consultoria GFK, o Brasil ocupa o terceiro lugar do ranking mundial. Nada menos do que 33% das residências deste país têm cachorros, enquanto 23% são habitadas por gatos, 12% têm peixes e 6% com pássaros.

Segundo a Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos Para Animais de Estimação), no total, existem 54,2 milhões de cães, 39,8 milhões de aves, 23,9 milhões de gatos, 19,1 milhões de peixes e mais de 2,3 milhões de outros tipos de animais no país. O resultado é uma população de 139,3 milhões de bichos de estimação para deixar os lares mais amorosos e acolhedores!

Estados Unidos

Este é um dos maiores países do mundo e possui uma das maiores populações do planeta e dificilmente ficaria fora da lista. Os EUA são o país com maior número de cães (75,8 milhões) e o terceiro em pets de diferentes tipos (gatos, peixes, aves, etc). 

Isso faz com que os parques de cachorro sejam muito populares. Outra curiosidade é que há diferença entre as leis que se referem ao gerenciamento de cachorros. Se você for visitar o país e levar o seu cão, confira quais são as regras do estado de destino. Os cães estão presentes em metade dos lares, seguido por gatos (39%), peixes (11%) e aves (6%).

Polônia e Espanha

A Polônia é outro país onde os pets estão bastante presentes. Localizada no leste da Europa, o país impressiona em comparação a outros locais: 45% das casas possuem cães, 32% têm gatos, 12% com peixes e 7% com aves.

Outro país na Europa que se destaca é a Espanha. Os cães habitam 32% das casas, sendo o pet mais comum. Atrás deles, estão os gatos (23%). Diferentemente da tendência vista em outros países, neste país os peixes (9%) são menos populares do que as aves (11%).

Os cuidados com pets variam não só de acordo com o animal e a raça, mas também dependem do ambiente onde eles estão. Se o lugar é marcado por temperaturas mais baixas, o conforto térmico e uma alimentação reforçada são aspectos essenciais. Por outro lado, se estiver quente, garantir hidratação e boa circulação de ar devem fazer parte da rotina.

Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso