Push vs pull marketing: saiba o que é e como funciona

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Push vs pull marketing: saiba o que é e como funciona

O marketing tornou-se uma das áreas mais importantes do mercado nos últimos tempos, muito disso deve-se ao avanço que ocorreu nessa área após o desenvolvimento do marketing digital e suas diversas estratégias. 

Com os constantes avanços do mundo e da tecnologia, o marketing foi uma das poucas áreas que acompanharam tal mudança e, além de estudá-las a fundo, também foi trabalhado para que o setor acompanhasse tudo o que estava acontecendo. 

Foi no meio disso que o marketing digital nasceu com um conjunto de estratégias que são aplicadas dentro de um ambiente 100% online e com todos os seus processos feitos unicamente pela internet e que conta com diversas estratégias, como: 

  • Marketing de influência;
  • SEO;
  • Gatilhos mentais;
  • Anúncios na internet;
  • Banners;
  • Ads, entre outros. 

Cada uma delas oferecia algo de diferente e inovador para o mercado, mas seja qual fosse a estratégia, o empreendedor e profissional da área sempre se perguntava qual era melhor, além de ir atrás de novos clientes ou esperar que eles surgissem. 

As estratégias de marketing digital podem ser usadas por diversos tipos de negócios, tanto por uma marca de tubete de papelão quanto por uma clínica médica, e esse é um dos grandes diferenciais do tal conceito. 

Entretanto, é normal que muitos se perguntem o que é melhor para fazer. Afinal de contas, as estratégias desse universo trouxeram novas possibilidades quando o assunto é a conquista de clientes, pois é possível ir atrás dele ou esperar que eles apareçam. 

Com isso, surgiu o que o mercado conhece como pull e push marketing, dois conceitos completamente diferentes, mas que vale a pena conhecer para entender como ambos podem ajudar o seu negócio. Então, hoje iremos conferi-los. 

Push marketing: Conceito, funcionamento e estratégias  

Para começar, vamos falar sobre o push marketing. A palavra push, quando traduzida para o português, significa empurrar. Isso já faz com que boa parte das pessoas comecem a entender sobre esse conceito. 

O push marketing trabalha com a construção de estratégias que fazem com que a marca vá atrás de novos clientes. Isso é visto com frequência tanto em marcas que vendem fachada em acm quanto em empresas que prestam serviços médicos. 

A estratégia em questão funciona com a definição de estratégias que servem justamente para fazer com que as pessoas conheçam uma marca. Além de consumirem delas a partir do contato da empresa com esse potencial cliente. 

Aqui, é a marca quem toma a atitude e dá o primeiro passo para que a possível compra seja feita. Ela não espera que o cliente se interesse sozinho pelo produto ou serviço, mas faz o que está ao seu alcance para fazer isso ser possível. 

Existem diversas estratégias desse universo que são aplicadas até mesmo no nosso dia a dia e nem percebemos. Por isso, selecionamos algumas das principais dicas do push marketing para que você possa entender mais sobre a ideia. Confira: 

Ligações e mensagens 

A primeira é através de ligações e mensagens que podem ser feitas diretamente para o potencial cliente que está à procura de um extintor de incêndio preço acessível ou de um produto/serviço que a sua marca pode oferecer. 

Hoje, a ligação e as mensagens são acessíveis e uma das melhores ferramentas de venda. Não é à toa que muitas empresas possuem grandes setores focados apenas nisso, pois sabem a importância de tal processo para as vendas de uma marca. 

Panfletos e cartões 

Além disso, os bons e velhos panfletos e cartões na rua também não saem de moda e são considerados estratégias do push marketing, pois trabalham ativamente na captação de potenciais clientes em diversos lugares. 

Em algum momento da sua vida, você já deve ter recebido um pequeno panfleto ou cartão na rua. Então, isso nada mais é do que uma estratégia de push marketing, em que a marca tenta te trazer para perto a partir de uma ação direta com um potencial cliente. 

Publicidades na TV 

E é claro que não poderíamos esquecer das publicidades na TV, que anunciam desde uma empresa de comunicação visual até mesmo grandes marcas varejistas na qual você irá encontrar o que precisa ou deseja. 

A televisão é um forte e enorme meio de comunicação. Por isso, muitas marcas pagam o que for preciso para fazer com que o seu produto seja anunciado por lá, pois sabem que a conversão de novos clientes é grande. 

Essas são algumas das principais estratégias do push marketing e que, como bem vimos, tratam-se de estratégias que vão atrás dos clientes e fazem com que eles se interessem pelo que a marca oferece. 

Pull marketing: Conceito, funcionamento e estratégias 

Agora, chegou o momento de conhecer sobre o pull marketing, que será ainda mais simples de entender após conhecer o push. Assim como foi visto anteriormente, a tradução do termo pull significa puxar, o que já é bem diferente do primeiro que vimos. 

Já que o push marketing trabalha ativamente para ir atrás de novos clientes, o pull faz o contrário, trabalha para que os consumidores venham até a marca, seja ela de um desembaraço aduaneiro ou de roupas para crianças. 

Justamente por isso que a tradução significa pull, já que a ideia da estratégia é puxar os potenciais clientes e fazer com que eles sejam os primeiros a contatarem e começarem um atendimento que possa resultar em uma venda. 

No começo, esse foi um conceito um pouco difícil de adentrar ao mercado. Afinal de contas, antigamente, o comum era ir atrás dos clientes e para isso, teriam que ir atrás deles, já que eles não caem do céu. 

Entretanto, tal conceito foi se tornando um espaço cada vez maior no mercado, principalmente após o desenvolvimento de algumas estratégias que provaram como essa ideia pode ser uma realidade. Confira abaixo algumas delas: 

E-mail marketing 

A primeira é o e-mail marketing, uma estratégia que baseia-se na estruturação de e-mails que tem o objetivo de vender, seja uma empilhadeira a gás ou qualquer outro tipo de produto/serviço. 

Tendo em vista que o e-mail é uma ferramenta muito usada no dia a dia, as marcas aproveitaram tal cenário para desenvolverem alguns que fossem tentadores e que levassem os potenciais clientes a irem no site ou entrarem em contato com a marca. 

Notificações 

Além disso, uma estratégia que surgiu recentemente, mas que já resultou em ótimos cenários dentro do pull marketing foram as notificações através dos aplicativos de venda, que avisam os potenciais clientes de ofertas ou cupons na marca. 

As notificações são enviadas diretamente para o aparelho do potencial cliente e, como um bom consumidor, não há quem resista a uma boa oferta, não é mesmo? Por isso, tornou-se uma das principais estratégias de pull marketing. 

Marketing de conteúdo 

Por último, mas longe de ser menos importante, temos o famoso marketing de conteúdo, que já é usado por empresas de equipamentos para açougue e muitas outras que já entendem bem sobre essa estratégia e o quão eficiente ela é. 

Trata-se da produção de conteúdos que são postados nos canais de comunicação da marca que chegam aos potenciais clientes. Isso faz com que eles vejam como o seu trabalho é bom e aumenta o desejo de compra. 

Como vimos, essa é uma estratégia que, diferente da anterior, não vai atrás do cliente, mas cria um caminho para que ele seja o primeiro a tomar uma atitude que dê a entender que ele queira consumir de você. 

Qual o melhor? Pull ou push marketing? Descubra agora! 

Agora que já entende bem o que é o pull e o push marketing, é normal que se pergunte qual das duas estratégias é a melhor. A resposta é que não existe uma melhor do que outra, pois ambas são ótimas em seus respectivos lugares de atuação. 

Não é à toa que marcas que vendem equipamentos de laboratório, por exemplo, usam as suas estratégias em paralelo, o que é possível de fazer e o que gera ainda mais resultados para a marca. 

Claro que poderá usar só uma ou testar cada uma delas para ver se existe a que mais combina ou atende o seu negócio da melhor maneira possível, mas já saiba de antemão que ambas são fenomenais. 

Não existe uma estratégia perfeita, existe a melhor para cada momento da sua marca e para cada objetivo que tenha. Então, é crucial que saiba escolher a que melhor atenda o seu negócio e seja a mais eficaz para cada momento dele. 

Considerações finais 

Dessa forma, é possível que estratégias como o pull e o push marketing sejam meios de fazer com que o sucesso da sua marca seja realidade. Então, os seus resultados são ainda maiores ao contar com estratégias eficientes e acessíveis. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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