Publicação inédita questiona as perspectivas do audiovisual na era das big techs, da regulação do streaming e distribuição multi-janelas

5 min. leitura

Nos últimos três anos, o setor audiovisual passou por transformações dinâmicas, como avanços tecnológicos, encurtamento das janelas, concentração dos players, ressignificação dos papéis da cadeia produtiva, aceleração da transformação dos modos de consumo, novos modelos de negócios, crise do fomento público, entre outros. A partir desse cenário, surge também um questionamento: quais são os desafios para exibição, produção e distribuição na indústria audiovisual brasileira no pós-pandemia? Qual é o papel do estado na regulação das novas variáveis desse mercado?

Para dar luz a temas importantes e contemporâneos como a regulação do streaming, a era das bigs techs e a distribuição de conteúdos em janelas digitais mediadas por meio de algoritmos, o Projeto Paradiso lança o publicação digital e gratuita “Janelas em Revolução: Disrupções, dilemas regulatórios e novas oportunidades para o audiovisual”.

Reunindo três artigos inéditos, recheados de infográficos exclusivos, a publicação aborda gargalos do mercado em um contexto global de mudanças regulatórias, novas negociações para direitos autorais, alteração nas janelas de exibição e na formatação de conteúdo. Conta, ainda, com uma análise feita por Johanna Koljonen, autora de Nostradamus Report, que aponta semelhanças e diferenças do mercado brasileiro com o internacional e indica pontos críticos e perspectivas que enxerga para a indústria cinematográfica brasileira.

“Todos os elos da indústria estão, de alguma maneira, impactados por esta revolução em curso, mas optamos por abordar os temas que entendemos como os mais sensíveis para o mercado neste momento. Nos pareceu importante analisar o cenário e enxergar os novos contornos desta potente indústria global para refletir sobre as decisões que os atores públicos e privados devem tomar para que suas ações tenham sustentabilidade e impacto. Nesse sentido, buscamos ampliar e qualificar o debate público trazendo informações que possam ajudar os players e agentes regulatórios nos seus processos de tomada de decisão”, avalia Josephine Bourgois, diretora executiva do Projeto Paradiso.

O paper tem coordenação editorial da pesquisadora e jornalista Ana Paula Sousa. O material traz olhares de mais de 20 profissionais do mercado nacional e internacional para tentar destrinchar as nuances de regulação, consumo e distribuição nesta nova era do audiovisual.

A publicação já está disponível para download aqui.

Sobre o Projeto Paradiso

O Projeto Paradiso, uma iniciativa filantrópica do Instituto Olga Rabinovich, investe em formação profissional e geração de conhecimento com programas de bolsas e mentorias, além de cursos, seminários e estudos. Focado na internacionalização,  atua por meio de parcerias com instituições de referência no Brasil e no mundo, criando oportunidades para profissionais em diferentes fases da carreira. Em três anos de existência já beneficiou dezenas de profissionais brasileiros do audiovisual por meio de suas inúmeras iniciativas. São elas:

Brasil no Mundo: busca fortalecer a participação nacional em grandes mercados e festivais no exterior, por meio de apoios a filmes selecionados para mostras competitivas, projetos em busca de coprodução internacional e prêmios em formato Last Money.

Incubadora Paradisoapoia o desenvolvimento de roteiros brasileiros de longas-metragens de ficção que se destacam em importantes laboratórios e mercados audiovisuais do país. O programa oferece apoio e mentorias customizados para a produção e internacionalização do projeto, além de bolsa para o roteirista.

Paradiso Multiplica: é uma iniciativa de democratização do conhecimento. Os profissionais beneficiados pelas Bolsas Paradiso têm a oportunidade de estudar ao redor do mundo e, por meio deste programa, compartilham o conhecimento adquirido com diversos públicos de todo o país. O Paradiso Multiplica já ofereceu mais de 600 horas de multiplicação em formação e contou com mais de 60 profissionais da Rede Paradiso de Talentos.

Bolsas e Prêmios: as Bolsas Paradiso focam na capacitação de curta e média duração no exterior, para o aperfeiçoamento de profissionais já atuantes no mercado. Já os Prêmios são voltados à formação e à capacitação profissional, em parceria com iniciativas como festivais, mercados e mostras.

Cursos e Semináriosao lado de consagrados parceiros nacionais e internacionais, o Projeto Paradiso incentiva a geração e difusão de informações, de maneira a contribuir para a qualificação do debate sobre o mercado audiovisual.

Deixe um comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso