A psiquiatra Amanda Cavalcante (CRM-RJ 8.807 e RQE 4.670) comenta que tristeza é um sentimento natural dos seres humanos que provoca sintomas afetivos. Já a depressão é um transtorno psiquiátrico multissistêmico, afetando não só a esfera afetiva, mas também cognitiva e do pensamento, podendo inclusive gerar sintomas físicos. “É uma patologia psiquiátrica que afeta o estado emocional de uma pessoa, causando tristeza profunda, persistente e que afeta não só o humor, mas podendo também atingir a esfera cognitiva, do pensamento e causar sintomas físicos”, explica.
Segundo a especialista, os motivos que podem estar relacionados à tristeza, em geral, vêm após um gatilho, ou seja, um fator desencadeante, um evento específico. A depressão é uma patologia e não necessariamente tem um fator precipitante. Amanda diz que na tristeza há pensamento negativo, desânimo e falta de prazer, durando horas ou alguns dias, e melhora espontaneamente.
Amanda pontua que, na tristeza, há pensamentos negativos relacionados a um evento específico, responsável pela origem do sentimento. Já na depressão, pensamentos de menos valia podem ocorrer, ideias de que a pessoa não é suficiente, além do sentimento de culpa e pensamentos de ruminação, por exemplo. “A tristeza melhora espontaneamente, não necessitando de tratamento específico. Na depressão, é de extrema importância a avaliação do psicólogo e do psiquiatra”, finaliza.