Projeto social promove capacitação técnica para energia solar no Rio de Janeiro

4 min. leitura
Foto: Divulgação

Os desafios ambientais e os impactos da transição energética na geração de oportunidades de desenvolvimento socioeconômico de comunidades e territórios populares do Rio de Janeiro serão debatidos em um encontro promovido pelo Circo Crescer e Viver, no próximo dia 10 março. O evento será aberto ao público, gratuito, e vai reunir lideranças públicas e privadas, ambientalistas, representantes das empresas do setor de energia, comunidade acadêmica, organizações da sociedade civil e moradores do entorno da Cidade Nova.

Entre os nomes confirmados, estarão: Eduardo Cavaliere (Secretário Municipal de Meio Ambiente da Cidade do Rio de Janeiro), Ana Paula Grether (Coordenadora de ESG da VIBRA), Ilan Cuperstein (Vice-diretor regional da C40 para América Latina), Fabio Corte (Gerente Executivo de Transformação Estratégica do ONS), Eduardo Ávila (Diretor Executivo da Revolusolar) e Renier Molina (Diretor de Projetos e Desenvolvimento do Circo Crescer e Viver).

O encontro marca o lançamento do projeto Circo Solar, que além de realizar a transição energética do Circo Crescer e Viver para energia solar, oferece capacitação técnica em energia fotovoltaica para 20 jovens da Cidade Nova, Estácio e adjacências, e ações de educação ambiental para crianças do projeto Circo Social.

“Queremos que nossa vizinhança seja referência no desenvolvimento de projetos que promovam meios verdes para superar os dramas sociais e econômicos aqui vividos. O objetivo é dar a oportunidade aos nossos vizinhos de estarem no centro da revolução dos empregos verdes, dando assim ainda mais autonomia para que eles criem uma comunidade próspera, acolhedora e sobretudo sustentável”, comenta Renier Molina.

O projeto tem parceria com a Revolusolar, grupo que vem desde 2015 realizando um papel fundamental na democratização de energia solar em comunidades, e conta com o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. As inscrições para o programa Circo Solar ficam abertas até o dia 09 de março e o projeto terá duração de dois meses.

“Nossa meta com o projeto Circo Solar é consolidar um modelo que combine mitigação de impacto climático, educação ambiental e geração de trabalho e renda, como forças de desenvolvimento comunitário em territórios populares do Rio, demarcando o seu lugar de capital natural de oportunidades da economia verde”, afirma Eduardo Cavaliere, Secretário de Meio Ambiente da Cidade do Rio de Janeiro.

PROGRAMAÇÃO – LANÇAMENTO CIRCO SOLAR

18h – Abertura do Circo

MÚSICA | BAR | NETWORK

20h – RODA DE DIÁLOGO – Desafio climático brasileiro e transição energética de territórios populares

EDUARDO CAVALIERE (Secretário Municipal de Meio Ambiente da Cidade do Rio)

ANA PAULA GRETHER (Coordenadora de ESG da VIBRA)

ILAN CUPERSTEIN (Vice-diretor regional da C40 para América Latina)

FABIO CORTE (Gerente Executivo de Transformação Estratégica do ONS)

EDUARDO ÁVILA (Diretor Executivo da Revolusolar)

RENIER MOLINA (Diretor de Projetos e Desenvolvimento do Circo Crescer e Viver)

20h30 – RODA DE SAMBA – encerramento

SERVIÇO

Data: 10 de março (quinta-feira)

Local: Circo Crescer e Viver (Rua Carmo Neto, 143 – Cidade Nova)

Horário: a partir das 18h

Gratuito (sujeito à lotação)

Retirada de ingressos: Sympla

Deixe um comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso