Programação de setembro do Futuro Presente

20 min. leitura

O ciclo Futuro Presente chega ao mês de setembro com novidades na programação e no formato dos encontros. O projeto conta com palestras, shows e oficinas que apontam para o futuro e abordam cultura, empreendedorismo, conquistas, inovação e tecnologia, e vai até novembro, sempre no Espaço Conceito Banco do Brasil,  local que combina atendimento bancário com ambientes de interação, informação e programação cultural, no térreo do CCBB Rio de Janeiro.  As palestras passam a seguir o conceito de bate-papo e têm dois grandes nomes como protagonistas: no dia 14, KondZilla toma conta da arena e no dia 28, é a vez de Kevin David conversar com o público. O mês ainda conta com oficinas de temas diversos, sempre nos fins de semana e feriados, e termina com pocket show de Pedro Sá no dia 30. O projeto é patrocinado pelo Banco do Brasil.

Lab Maker começa no dia 3 com oficina de criação de Toyart a partir de materiais reutilizados, com Rey Silva, e segue com temas como criação de acessórios de moda a partir de materiais recicláveis, com Leonardo Jarlicht, que acontece no feriado, dia 7, passando por arte digital, NFT para artistas e muitos outros, sempre aos fins de semana.

KondZilla, uma das maiores referências do audiovisual brasileiro atual, chega no dia 14 para o papo “Walt Disney das favelas” Garoto de um bairro pobre de Guarujá, em São Paulo, Konrad Dantas, seu nome de batismo, começou produzindo videoclipes de funk e criou a maior plataforma de comunicação com o jovem de favela no Brasil.  Bem mais que um case de sucesso no YouTube, com um canal que tem mais de 60 milhões de inscritos e mais de 30 bilhões de visualizações, Kondzilla é uma empresa que completou 10 anos em 2021 mantendo conexões sólidas com os principais agentes da mídia dos nossos tempos como Facebook, Spotify e TikTok. 

Empreendedor criativo nascido na periferia do Sapé, na Zona Oeste de São Paulo, Kevin David é autodidata e começou sua trajetória trabalhando na área administrativa bancária, passando em seguida pelos setores audiovisuais da Conspiração Filmes, onde desenvolveu suas habilidades criativas. Ele é um dos fundadores e sócios da MOOC, ecossistema criativo que hoje atua com duas principais unidades de negócios: a primeira agência de comunicação criada por profissionais pretos no Brasil e uma produtora audiovisual, além de ser Diretor Criativo na KEVIN STUDIO, um estúdio de design e imagem. No dia 28, ele vai falar sobre “O desconforto e a culpa de vencer como um lugar seguro”. 

E a música fecha o ciclo de setembro com Pedro Sá, no dia 30. Com 30 anos de carreira, tendo tocado com nomes gigantes da nossa música como Tom Jobim, Adriana Calcanhotto, Jorge Ben Jor e Caetano Veloso, o artista está envolvido em vários projetos como Mulheres Q Dizem Sim, Orquestra Imperial e banda Cê. No final de 2021, lançou o álbum “Um”, seu primeiro trabalho solo, que vai apresentar no pocket show. 

Com apresentação dos jornalistas Carol Anchieta Guilherme Guedes, as palestras/bate-papos trazem convidados de renome que vão tratar de temas inspiradores e atuais, duas vezes por mês, sempre às quartas-feiras. O Lab Maker é um espaço de oficinas que visa estimular a formação e experimentação de tecnologias para desenvolver ideias e projetos. Voltadas para pessoas de todas as idades e que queiram desenvolver suas competências no mundo da tecnologia, as oficinas acontecem sempre aos feriados e finais de semana. Já os pocket shows privilegiam a nova cena musical carioca e acontecem mensalmente, às sextas. A programação segue até novembro deste ano e pode ser conferida mês a mês  aqui.

A entrada para toda a programação do projeto é gratuita e os ingressos podem ser emitidos diretamente na bilheteria do CCBB RJ ou no site/app da Eventim, sempre disponibilizados 1h antes de cada atividade / evento.

Classificação indicativa: livre

Mais informações: bb.com.br/espacoconceito 

twitter.com/ccbb_rj |facebook.com/ccbb.rj | instagram.com/ccbbrj

SERVIÇO:

Futuro Presente  

Espaço Conceito Banco do Brasil – CCBB RJ 

R. Primeiro de Março, 66 – térreo – Centro, Rio de Janeiro – RJ PROGRAMAÇÃO COMPLETA – SETEMBRO 2022

3/9 – 10h 

Oficina: Upcycling: Toyart – aprenda a fazer brinquedos com materiais reutilizados (a partir de 4 anos), com Rey Silva 

3/9 – 14h 

Oficina: Upcycling: Toyart – aprenda a fazer brinquedos com materiais reutilizados (a partir de 4 anos), com Rey Silva 

4/9 – 10h

Oficina: Criação de conteúdos para redes sociais: vídeos para TikTok com celular (a partir de 5 anos), com Isabô e Efe 

4/9 – 14h 

Oficina: Criação de conteúdos para redes sociais: vídeos profissionais com celular para Instagram (a partir de 12 anos), com Isabô e Efe 

7/9 – 10h

Oficina: Reciclagem: crie acessórios de moda a partir de materiais recicláveis (a partir de 7 anos), com Leonardo Jarlicht

7/9 – 14h

Oficina: Reciclagem: crie acessórios de moda a partir de materiais recicláveis (a partir de 7 anos), com Leonardo Jarlicht

10/9 – 10h

Oficina: Arte digital: pintura de personagens (a partir de 7 anos), com Sofia Travassos

10/9 – 14h

Oficina: Arte digital: crie o retrato de seu personagem preferido (a partir de 12 anos), com Natália Dias

11/9 – 10h

Oficina: Arte digital: desenho e ilustração com Procreate (a partir de 7 anos), com Paula Cruz

11/9 – 14h

Oficina: Arte digital: desenho e ilustração com Procreate (a partir de 7 anos), com Paula Cruz

14/9  18h

Bate-papo: “Walt Disney das favelas”, com KondZilla. Mediação: Guilherme Guedes

17/9 – 10h

Oficina: Modelagem e impressão 3-D na prática: aprenda a modelar um robô virtual (a partir de 4 anos), com Roberto Takao

17/9 – 14h

Oficina: Modelagem e impressão 3-D na prática: aprenda a modelar um robô virtual (a partir de 4 anos), com Roberto Takao

18/9 – 10h

Oficina: Modelagem e impressão 3-D na prática: introdução ao design e impressão 3-D (a partir de 4 anos), com João Azevedo e Pedro Azevedo

18/9 – 14h

Oficina: Modelagem e impressão 3-D na prática: introdução ao design e impressão 3-D (a partir de 4 anos), com João Azevedo e Pedro Azevedo

24/9 – 10h 

Oficina: Reciclagem: fabricação sustentável de papel (a partir de 4 anos), com Carol Esteves

e Flora Schneider

24/9 – 14h 

Oficina: Arte digital: NFT para artistas, do conceito à prática (a partir de 14 anos), com Uno de Oliveira

25/9 – 10h

Oficina: Iniciação ao corte a laser: design de acessórios de moda (a partir de 7 anos), com Ronaldo Vasconcelos

25/9 – 14h

Oficina: Iniciação ao corte a laser: design de acessórios de moda (a partir de 7 anos), com Ronaldo Vasconcelos

28/9  18h

Bate-papo: “O Desconforto e a culpa de vencer como um lugar seguro”, com Kevin David. Mediação: Carol Anchieta

30/9  18h

Show: Pedro Sá 

BIOGRAFIAS:

Carol Anchieta é jornalista com passagem por veículos como TV Unisinos, Canal Futura, Rede Globo e RBS TV. Cria do cenário da cultura urbana, seu trabalho voltado para o jornalismo cultural prioriza a arte e todas as formas de expressão e pertencimento cultural. Feminista antirracista, integra o coletivo de estudos “Atinúké – Pensamento de Mulheres Negras” (RS). Atuou como assessora de diversidade da Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, é mestra em design, e editora e curadora da Corpo Futuro, revista de arte com edição semestral focada em obras criadas para arte impressa. 

Carol Esteves é formada em publicidade e propaganda, com ênfase em planejamento estratégico pela ESPM Rio (2018). Desde 2019 está imersa no ecossistema de empreendedorismo e impacto socioambiental, atuando de forma autônoma com empresas do segmento de impacto socioambiental e inovação, e como sócia-diretora da Schöpf Papier.

Flora Schneider é uma artista intimamente ligada à natureza. A partir dessa ligação, desenvolve pesquisas que estão muito presentes em seus trabalhos, principalmente após ter morado na Chapada dos Veadeiros, em 2017. Seu trabalho faz com que se sinta viva: é sobre transbordar essa floresta interna que habita todos nós, através da arte.

Guilherme Guedes é jornalista, apresentador e pesquisador musical. Desde 2013 apresenta transmissões ao vivo de shows e festivais no Multishow e no Canal Bis, onde também produz roteiros de programas musicais e material de pesquisa e conteúdo jornalístico. Desde 2017 apresenta e roteiriza o Experimente, programa de entrevistas do Canal Bis com curadoria dedicada à nova geração da música brasileira. Em maio de 2020 lançou o podcast musical Queijo quente e, em fevereiro de 2021, lançou o Quarta às nove, programa semanal de entrevistas em seu perfil no Instagram. Já colaborou para veículos como UOL, Rolling Stone Brasil e Tenho Mais Discos Que Amigos.

Isabô e Efe produzem vídeos juntos desde 2013, sempre com foco na produção para internet. Em 2016 iniciaram, em seu canal no YouTube, um projeto de daily vlog, que consistia em filmar, editar e postar um vídeo por dia. O projeto duroudois anos, totalizando setecentos vídeos produzidos em setecentos dias. Paralelamente, fundaram o estúdio criativo APTO, onde trabalham ao lado de marcas e criadores de conteúdo desenvolvendo estratégias de conteúdo audiovisual para web. Alguns clientes que trabalharam com a dupla são O Boticário, Bodog, Samsung e Diageo, além de criadores como Diycore, Paulo Biacchi e Textos Cruéis Demais. 

João Azevedo é carioca, vascaíno e designer graduado pela UFRJ. Mestre e doutor em design pela PUC Rio, trabalhou por anos na indústria moveleira do Rio, especializando-se em materiais naturais. É professor e pesquisador na PUC Rio onde desenvolve pesquisas sobre biomimética, especialmente bolhas de sabão e suas formas, que já foram apresentadas em eventos como a Rio+20 e publicadas em diversos países mundo afora. É sócio fundador da maré, empresa especializada em upcycling de materiais – como madeira, jeans e alumínio –, que produz relógios, óculos e acessórios por meio da fabricação digital.

Kevin David é um empreendedor criativo nascido na periferia do Sapé, na zona oeste de São Paulo. É autodidata: começou sua trajetória trabalhando na área administrativa do banco Itaú, passando em seguida pelos setores audiovisuais da Conspiração Filmes, onde desenvolveu suas habilidades criativas. Ele é um dos fundadores e sócios da MOOC, ecossistema criativo que hoje atua com duas principais unidades de negócios: a primeira agência de comunicação criada por profissionais pretos no Brasil e uma produtora audiovisual, além de ser diretor criativo na KEVIN STUDIO, um estúdio de design e imagem. 

KondZilla é Konrad Dantas, garoto de um bairro pobre de Guarujá (SP), que começou produzindo videoclipes de funk e se tornou a maior plataforma de comunicação com o jovem de favela no Brasil. Bem mais que um case de sucesso no YouTube – seu canal tem mais de 60 milhões de inscritos e mais de 30 bilhões de visualizações –, KondZilla é uma empresa que completou dez anos em 2021, mantendo conexões sólidas com os principais agentes da mídia dos nossos tempos, como Facebook, Spotify e TikTok. Konrad estruturou uma operação em quatro frentes. A KondZilla Filmes cuida da concepção e realização de clipes e de produtos de ficção: criou a série Sintonia, a mais assistida do Brasil em 2019 na Netflix. Há ainda a KondZilla Records – cofundada por Marcelo Portuga –, que além de agenciar os maiores artistas de funk do Brasil, como Kevinho, MC Kekel, Lexa, MC Fioti e Jottapê, também produz o KondZilla Festival e o Bloco do KondZilla. Já o licenciamento responde por produtos como capacetes, vestuário, bonés e material escolar. E o Portal KondZilla abastece a favela de informação e diversão. Para Konrad, a missão é uma só: produzir conteúdos de qualidade e entregar a mensagem de maneira orgânica e emocionante.

Leonardo Jarlicht é formado em design pela PUC Rio, com passagem pelo curso de design da Universidade de Middlesex, em Londres. Trabalhou em vários escritórios de design de produto no Rio de Janeiro. Em 2021, idealizou a marca Vaique: um laboratório de soluções materiais que se dedica a explorar e desenvolver materiais não convencionais de baixo impacto voltados para o mercado.

Natália Dias é uma ilustradora cuja paixão pelo desenho começou quando pequena. Aos quinze anos, ela já compartilhava na internet suas primeiras composições. Sem deixar a ilustração de lado, concluiu a graduação e o mestrado em história, especializando-se em história da moda. Sempre encarou a ilustração como hobby, mas recentemente conseguiu adentrar no mercado profissional, trabalhando com encomendas pessoais e para empresas como a Telecine. Hoje trabalha como ilustradora freelancer e compartilha seus trabalhos nas redes sociais, principalmente no Instagram, onde conta com mais de 350 mil seguidores.

Paula Cruz é designer e ilustradora. É graduada pela EBA/UFRJ e mestra em design pela PUC Rio, onde desenvolveu pesquisa sobre publicações híbridas e novas formas de leitura. Ela atravessou o Atlântico para estudar os mestres holandeses do design na Willem de Kooning Academie em Roterdã, Holanda. Atualmente mora no Rio de Janeiro, e atua como professora de design + ilustração no Crehana e na Miami Ad School desde 2019. Já trabalhou para clientes como Google, Spotify, WhatsApp, Editora Intrínseca, TAG Livros, Adidas, Netflix e YouTube Brasil. Paralelamente ao trabalho e estudos, constrói projetos autorais que unem design, ilustração e pesquisa, tais como livros, cartazes e quadrinhos.

Pedro Azevedo é carioca, botafoguense, surfista e faixa preta de jiu-jitsu. Cursou geografia na PUC Rio, onde trabalhava em pesquisas de ecologia em campo. Empreendedor desde novo, por anos trabalhou com moda, outra de suas paixões. Desde 2017 tornou-se sócio da maré, empresa especializada em upcycling de materiais – como madeira, tecidos e alumínio –, que produz relógios, óculos e acessórios por meio da fabricação digital.

Pedro Sá tem na bagagem trinta anos de carreira, tendo tocado com nomes gigantes da nossa música como Tom Jobim, Adriana Calcanhotto, Jorge Ben Jor e Caetano Veloso.
 Envolvido em vários projetos, como o Mulheres Q Dizem Sim, Orquestra Imperial e banda Cê, Pedro lançou, em novembro de 2021, o álbum Um, seu primeiro trabalho solo, pela Balaclava Records. 

Rey Silva é designer de produto e artista visual. Desde pequeno, desmonta brinquedos, “faz arte” e “inventa moda”. Encantou-se pelas artes nas aulas da escola e não parou de desenhar e fazer ao longo de sua vida acadêmica. Cursou desenho industrial com foco no desenho de produtos na Escola de Belas Artes da UFRJ. De família maker, sempre esteve cercado dos mais diversos materiais e processos de fabricação de objetos individuais, coletivos, utilitários e poéticos.

Roberto Takao é arquiteto e designer formado pela UFRJ. Desde o início da carreira, sempre trabalhou com modelagem tridimensional na realização de seus projetos. Em 2020, ingressou no doutorado em design na PUC Rio, onde pesquisa modelagem tridimensional e tecnologias de impressão 3-D aplicadas na área da saúde. 

Ronaldo Vasconcelos é designer multidisciplinar com foco em tecnologia e branding. Sua pesquisa gira em torno do desenvolvimento de novas formas orgânicas, conectando produto, moda, visual e marketing. Em 2019, criou sua primeira marca, SOLE, um laboratório experimental com a premissa de criar, com outros designers, formas e conceitos na moda. Atuou em diferentes empresas como C&A, Winnin, Silva Produtora, Aromaria, Manuela Xavier. Atualmente é designer visual na marca FARM, onde concebe mídias criativas nas principais plataformas digitais da marca.

Sofia Travassos fez parte da área de arte do iCAD Games/VisionLab, desenvolvendo animações e artes conceituais e finais para jogos eletrônicos. Hoje, atua como monitora no Laboratório de Artes em Ilustração e Animação – PUC Rio, sendo responsável pelo auxílio aos estudantes na área de ilustração e animação, além de participar das produções do Núcleo de Arte Digital e Animação (N.A.D.A.).

Uno de Oliveira trabalha com computação gráfica há mais de quinze anos. Apaixonado por coisas novas, está sempre indo atrás do que ainda não sabe. Isso é o que o move, sempre buscando a intercessão entre a tecnologia e a arte. Acredita que a experimentação é a principal válvula de escape de um profissional de design e a mais importante forma de evolução dentro da profissão. Atualmente trabalha como Creative Director na Lightfarm Studios e é um dos curadores do MakersPlace, uma das mais importantes plataformas de cryptoart do mundo. 

Deixe um comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso