O ex-entregador de pizza Dairon Balensiefer, de 28 anos, encontrou na tecnologia a chance de mudar de vida. Através de um vídeo que visualizou nas redes sociais, Dairon ouviu falar, pela primeira vez, sobre a OutSystems – plataforma low-code, um tipo de programação mais intuitiva. A informação veio através de um curso ofertado pela Academia RafaOutSystems, primeira escola digital de programação em OutSystems no Brasil. Rafael Pereira, fundador da Academia, dizia no vídeo como a área estava crescendo e como havia escassez de mão de obra. “Fundei a escola em 2019 e fui o primeiro a ensinar esse tipo de programação em português. Até então, só havia cursos em inglês, o que impossibilitava o aprendizado de muitos. E eu queria que qualquer pessoa sem nenhuma noção, pudesse programar em 6 meses”, diz Rafael.
Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), o Brasil forma cerca de 46 mil profissionais de tecnologia da informação (TI) por ano. Contudo, o número ainda é muito aquém do necessário para atender o mercado interno, que abre quase 70 mil vagas anualmente. Além disso, a Gartner, uma das principais empresas mundiais especializadas em pesquisa e consultoria em tecnologia da informação, aponta que o mercado global de low-code deve movimentar mais de US$13,8 bilhões até 2024, e que mais de 65% dos softwares e aplicativos serão desenvolvidos neste método.
E foram os anúncios do curso on-line de da Academia RafaOutSystems que fizeram Dairon despertar o interesse pela área. “Antes disso, eu nunca tinha me visto atuando com programação. Sabia que era difícil, mas quando conheci a programação low-code, percebi uma possibilidade de ingressar nesse mercado. Uma linguagem simples e prazerosa de aprender. Sem falar que é um curso acessível financeiramente”, explica o ex-entregador de pizza.
Rafael, fundador da escola digital de programação, e dono da empresa de consultoria Digital Alchimia, já formou mais de 1500 alunos. “Hoje, 50% dos meus funcionários são formados pela Academia RafaOutSystems. Além de ter o profissional que preciso contratar, passei a indicar alunos dos meus cursos para os clientes da minha empresa e até para concorrentes. Investir em formação nos ajuda a trazer um profissional que sabemos que é bem treinado a um custo mais baixo, por ainda não ter experiência. Assim, não fico restrito à busca de profissionais que já estão no mercado e, consequentemente, são mais caros”, conta.
Dairon, por ter se destacado no curso de OutSystems, foi convidado pela consultoria Digital Alchimia e hoje atua como programador na empresa. “Tem muita oportunidade na área de programação. As pessoas não devem achar que programar é um bicho de sete cabeças. OutSystems é uma plataforma low-code, qualquer um pode aprender, basta se dedicar um pouco, é a chance que muitos têm de mudar de vida, assim como eu”, conta o programador.
Sobre Rafael Pereira:
Rafael Pereira é formado em Sistemas de Informação pela Uniasselvi, em Blumenau (SC). Apesar de ter ingressado no mercado como designer gráfico, a aposta nesta tecnologia transformou revolucionou a sua carreira, e hoje o empreendedor em um dos poucos representantes e especialista brasileiro que oferece curso profissionalizante e on-line na Plataforma OutSystems, Na Academia RafaOutSytems, sua escola digital para programadores em low-code, que já alcançou mais de 1.300 alunos de mais de 10 países – desde profissionais de TI que buscavam uma atualização até pessoas a fim de uma mudança de carreira. O catarinense também é proprietário da Digital Alquimia, empresa que presta serviços e consultoria de OutSystems para grandes empresas e instituições. Em 2021, ganhou o prêmio de Produtor de Conteúdo das Américas sobre essa tecnologia, atribuído pela própria OutSystems no evento Global da fabricante.